Fogueira: Perrout é bi e Maria Aparecida vence no feminino. Veja resultados

Francisco Veríssimo Perrout de Lima, de Juiz de Fora, e Maria Aparecida de Souza Rosa, de São João Nepomuceno, foram os campeões gerais masculino e feminino da “74ª Corrida da Fogueira”, disputada na noite de sábado, dia 22 de julho, tendo como pontos de largada e chegada a a Praça do bairro Bom Pastor, em Juiz de Fora.

Francisco é filho do professor Jorge Perrout, que coordena o projeto Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria) da UFJF e representou a própria UFJF, vencendo pela segunda vez a prova com o tempo de 22:52.5.

Maria Aparecida defendeu a equipe Nativos e estabeleceu o melhor tempo entre as mulheres na classificação geral: 28:41.5

 

Francisco Perrout sagrou-se bicampeão da Corrida da Fogueira

 

O percurso da corrida foi de 7 km e o da caminhada de 3,5 km. A “Fogueirinha”, corrida infantil, foi promovida no mesmo dia, mais cedo.

A corrida teve 2.395 inscrições na categoria adulta e 140 inscrições na kids, totalizando 2.535 inscrições.

Nas categorias “Equipes Masculinas” e “Equipes Femininas”, a “Nativos” sagrou-se vencedora.

Nas categorias para PDC’s (pessoas com deficiência), a equipe Paradesporto SEL venceu as categorias de equipe masculina e feminina.

No PCD’s Feminino, Letícia Maria Nunes de Araújo foi a vencedora, enquanto no masculino, Róbson Andrade de Lima terminou em primeiro.

 

   Tradição noturna

A Corrida da Fogueira figura entre as provas mais tradicionais do país. Tudo começou em uma festa junina, caracterizada pela alegria em torno da fogueira, na década de 40. Um entusiasta do esporte, Vicente Ferreira dos Santos, teve a ideia de promover uma corrida de rua, reunindo alguns amigos, a fim de divulgar a festa junina no Bairro Mariano Procópio. Foi assim que, em 23 de junho de 1942, 47 atletas ouviram o sinal da largada da “1ª Corrida da Fogueira”, com percurso, assim como agora, de sete quilômetros.

O vencedor da primeira edição foi Pedro Marciano da Silva, atleta do Mangueira Futebol Clube, de São João Nepomuceno, com o tempo de 23m58s. Após a premiação, ele teve a honra de acender a fogueira da festa, e isso se perpetuou por várias décadas. Nos anos 40, poucas corridas de rua eram realizadas no país, e, com o tempo, a “da Fogueira” se tornou a maior prova do pedestrianismo de Minas Gerais, contribuindo decisivamente para o crescimento do esporte no Brasil.

    Resultados

  Clique sobre os anexos abaixo para conferir os resultados extra-oficiais divulgados pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora

(os arquivos estão em formato pdf)

EXTRAOFICIAL – 74ª CORRIDA DA FOGUEIRA – EQUIPES

EXTRAOFICIAL – 74ª CORRIDA DA FOGUEIRA – FAIXA ETÁRIA FEMININA

EXTRAOFICIAL – 74ª CORRIDA DA FOGUEIRA – FAIXA ETÁRIA MASCULINA

EXTRAOFICIAL – 74ª CORRIDA DA FOGUEIRA – GERAL FEMININO

EXTRAOFICIAL – 74ª CORRIDA DA FOGUEIRA – GERAL MASCULINO

EXTRAOFICIAL – 74ª CORRIDA DA FOGUEIRA – PCDs

 

Texto: Toque de Bola, a partir de informações divulgadas pela SEL

Foto: Divulgação

Edição: Toque de Bola

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário