O Ziober Maringá encara a UFJF neste sábado, 6, no ginásio da Faefid, com transmissão do Toque de Bola, pela décima (penúltima) rodada do primeiro turno da fase de classificação da Superliga Masculina 2014/15. Pelo regulamento, os oito primeiros colocados ao final do returno seguem para a disputa dos playoffs.
Com apoio de Farmácia de Manipulação Las Casas, ACI Equipamentos Hospitalares e Prefeitura de Juiz de Fora, a web rádio do Toque de Bola transmite UFJF x Ziober Maringá a partir de 18h, com o programa “Tá na Rede”. O jogo começa às 19h.
Link para ouvir a transmissão ao vivo: www.toquedebola.esp.br/radio
Na quarta, 3, os paranaenses receberam o Funvic/Taubaté e perderam por 3 sets a 1. O time da região sul é o sétimo colocado com 11 pontos e a equipe mineira, que também perdeu o último jogo, ocupa a décima colocação com seis. A equipe tem no seu plantel além do treinador argentino, Horácio Dileo (ex-Minas), o central venezuelano, Ivan Márquez, que se auto-intitula “La Bomba”, e um conhecido do torcedor local: Luan, ex-UFJF.
Representante do Paraná na Superliga masculina, o Ziober Maringá está na segunda temporada na competição. Comandado dentro e fora de quadra pelo levantador Ricardinho, campeão olímpico em Atenas 2004, que exerce, também, a função de presidente do clube, o time já esteve entre os oito melhores em sua primeira participação. Neste ano, a equipe ganhou o reforço do oposto Rivaldo, do ponteiro Diogo, do líbero Tiago Brendle, e dos jovens Matheus (central) e Ricardo (ponteiro).
Luan volta a JF
Além deles, a equipe paranaense conta com um jogador ex-UFJF e de participação nas seleções de base: o oposto Luan, de 2,02m de altura, quinto melhor atacante do campeonato. Luan deixou saudades no torcedor juizforano por seu bom desempenho na temporada 2012/13. Ele transferiu-se inicialmente para o Canoas (RS), mas acabou sofrendo séria contusão no joelho direito logo na estreia da Superliga 13/14, diante do Volta Redonda e ficou afastado de todo o restante da temporada. O jogador está no Maringá desde julho deste ano.
Trauma do ex?
Nas duas últimas partidas da Federal diante da torcida, não faltaram ex-jogadores do sexteto juiz-forano. E foram duas derrotas: primeiro, dia 22 de novembro, 3 sets a 0 para o Voleisul/Paquetá de Japa, Hugo, Robinho, Sílvio Satiro e Aureliano. Na quarta-feira, 3, os “ex” que se transformaram em algozes foram Gelisnki e Juninho, do São José, na vitória de 3 sets a 1 do de São José dos Campos (SP).
Antes, dia 12, um “ex” acabou derrotado: o polêmico Jardel, do Canoas (RS). A Federal venceu por 3 sets a 0. Jardel atuou em duas das três temporadas anteriores da Superliga pela UFJF: a primeira, em 20111/12, e a terceira, em 2013/14.
Campanha
O Maringá tem um retrospecto negativo até aqui: são nove jogos, com cinco derrotas e quatro vitórias. Venceu São Bernardo, Canoas, Montes Claros e Voleisul/Paquetá. Foi derrotado por Funvic/Taubaté, Minas, Vôlei Brasil Kirin, Sesi e Sada Cruzeiro. Nas estatísticas da Confederação Brasileira de Vôlei, CBV, o Ziober Maringá possui o segundo melhor levantamento, o quarto melhor ataque, quinto melhor saque e recepção. Em contrapartida, tem o pior bloqueio e a segunda pior defesa.
No ano passado, uma vitória para cada lado
Na temporada passada, UFJF e o adversário, então chamado de Moda Maringá, se enfrentaram duas vezes, uma em Juiz de Fora e outra no Paraná. O primeiro confronto foi em território mineiro, com derrota dos paranaenses por 3 sets a 1. No returno, vitória dos paranaenses por 3 sets a 2, jogando em casa.
Confira o elenco do Ziober Maringá:
Levantadores: Ricardinho, Thiago Gelinski e André Talarico
Ponteiros: Renato Russomano, Piá, Diogo e Ricardo
Opostos: Rivaldo e Luan
Centrais: Rafael, Paulo, Matheus e Ivan Márquez
Líberos: Tiago Brendle e Rogerinho
Texto: Guilherme Fernandes e Ivan Elias, com informações do site da Confederação Brasileira de Voleibol e agências
Fotos: fanpage da equipe – página do Ziober Maringá no facebook – divulgação