Zico encanta gerações e fã “de pele” não faz rodeios: “Se jogar, resolve os problemas do Fla”. Veja dezenas de fotos

“Vi o Zico jogando e vibrei muito com os gols dele no Maracanã. Trouxe meu filho para vê-lo e já começar a ter contato com o futebol. Sou fã do jogador e da pessoa.” O depoimento repleto de felicidade de Bernardo Fuscaldi, pai do pequeno Miguel, de apenas dois anos, expressa o clima na inauguração da nova sede do Centro de Futebol Zico de Juiz de Fora.

Laura e Bernardo Fuscaldi com o pequeno Miguel, dois anos
Laura e Bernardo Fuscaldi com o pequeno Miguel, dois anos

Um campo inteiro de camisas 10

No sábado, 21, centenas de torcedores foram até o CFZico/JF, agora localizado na Rua Vereador Dr. Hélio Zanini, 410, no bairro Viña del Mar, para ver de perto o ídolo do Flamengo e conhecer as novas instalações do Centro. Os alunos da escolinha de futebol vestiram a famosa camisa 10 do Galinho de Quintino e o receberam no novo gramado. Em troca, Zico distribuiu autógrafos para as mais de 200 crianças.

 

Felipe José mostra com orgulho o autógrafo do ídolo
Felipe José mostra com orgulho o autógrafo do ídolo

 

Jogador da equipe Sub-9, Felipe José Laguardia Vieira, ficou emocionado ao ver o ídolo. “Estou muito feliz. Nunca imaginei que um dia chegaria tão perto dele. A emoção é muito grande”, declarou Felipe, sem tirar o sorriso do rosto por um instante. Ele ainda diz gostar de jogar com a mesma numeração do craque. “Jogo no meio de campo e gosto mesmo é de usar a camisa 10”, disse.

 

Vítor Tenucci pediu para o Galinho deixar a assinatura em seu braço
Vítor Tenucci pediu para o Galinho deixar a assinatura em seu braço

  Na pele 

Mas não foi apenas a criançada que ficou doida por um autógrafo do craque. Vítor Tonucci, 34, conseguiu uma assinatura na própria pele. A ponto de pedir que o craque vista novamente a camisa rubro-negra hoje: “Estou emocionado. Nasci em 1981, quando o Flamengo foi campeão com esse cara. Ele é o melhor jogador do mundo até hoje. Se coloca-lo para jogar, resolve os problemas do Flamengo”.

 

Zeca, treinador do CF Zico: “Os pais estão realizando um sonho através dos filhos"
Zeca, treinador do CF Zico: “Os pais estão realizando um sonho através dos filhos”

  “Influencia na formação”

A comoção dos marmanjos foi explicada pelo treinador Zeca, um dos professores do Centro em Juiz de Fora. “Os pais estão realizando um sonho através dos filhos. Esse sentimento influencia na formação dos meninos, que passam a entender melhor a paixão que movimenta e proporciona o futebol”, disse o professor que ainda elogiou o novo Centro. “A estrutura é excelente, tem mais espaço. A outra sede não comportava mais a nossa demanda. Tínhamos essa necessidade de ampliar”.

Muito aclamado pela multidão, Zico falou com o público, antes ir para o vestiário se trocar para a partida inaugural. “Agradeço o carinho de cada um de vocês. Nos empenhamos para auxiliar meninos e meninas e tentar abrir portas em grandes clubes”.

Zico e alguns dos seguidores da eternizada camisa 10. Perto dele na foto, Felipe José, todo orgulhoso
Zico e alguns dos seguidores da eternizada camisa 10. Perto dele na foto, Felipe José, todo orgulhoso

  Master CFZ JF x Master CFZ RJ

No jogo festivo que marcou a inauguração oficial do novo gramado sintético do CFZ, Zico participou da primeira etapa. Deu assistências, cobrou falta e recebeu o carinho da torcida juiz-forana. O placar final apontou vitória para os visitantes, por 8 a 1.

Zico na entrevista coletiva, ao lado do diretor do Centro de Futebol Zico em JF, Leo Beire: duras críticas ao Flamengo e alerta à seleção brasileira na pauta do dia
Zico na entrevista coletiva, ao lado do diretor do Centro de Futebol Zico em JF, Leo Beire: duras críticas ao Flamengo e alerta à seleção brasileira na pauta do dia

Entrevista: Flamengo e seleção não têm perdão

Antes das solenidades, Zico concedeu entrevista coletiva. Se fora da sala o clima era de festa, dentro o papo era sério. Flamengo, principal alvo das perguntas, e seleção brasileira não escaparam do tom crítico do Galinho de Quintino. Zico, que apoiou o atual presidente do Fla, Eduardo bandeira de Mello, mas não renovou o apoio quando ele foi reeleito, reprovou inteiramente a falta de compromisso de jogadores do elenco “Assistir a um jogo do Flamengo é só decepção” e a situação da equipe de Dunga, fora da zona de classificação para a Copa do Mundo: “Estão se iludindo com jogos amistosos, que ninguém leva a sério, e agora nas Eliminatórias estamos mal de novo”.

  Veja os principais trechos da entrevista concedida por Zico em Juiz de Fora

 Crise na Gávea

“As pessoas que estão no Flamengo precisam entender o que representa o clube. Têm que prestar atenção nas contratações. Hoje, assistir um jogo do Flamengo é só decepção. Vejo com tristeza porque é um time que não tem as mesmas ambições que o clube necessita, não tem uma energia diferenciada. E pelo o que falam, não está faltando nada no clube”.

 Excesso de viagens

“Reclamam de não ter casa, de viajar muito, mas isso é o meio da temporada. Não importa se vai jogar no Mato Grosso, Paraná ou Piauí, tem que ser profissional. O jogador deve estar preparado para jogar independente de onde for. Cada um precisa encontrar uma fórmula para o organismo descansar. A vida é assim. Depois de uma eliminação, falar ´de certa forma é bom, uma competição a menos’? [declaração de Márcio Araújo, após eliminação da Primeira Liga] Calma aí. Estão jogando no Flamengo.”

Formação de atletas

“Temos que deixar os garotos de divertirem. Se quer jogar no ataque, coloca lá. Depois de um tempo, o próprio jogador percebe que não é a posição ideal. Caso a criança realmente queira jogar futebol, em algum momento alguém vai aconselhar mudar a posição. Quem comanda tem que ter sensibilidade.”

Papel do CFZ

“Cada centro tem sua autonomia. Nosso trabalho é a metodologia usada nos treinamentos, jogos e formação. Além disso, é com cada um. Se alguém se destacar, o Centro de Futebol Zico não tem percentual nenhum, é tudo do atleta. A responsabilidade é dos pais. Nosso objetivo não é ter participação em negociações de atletas. O máximo que podemos fazer é orientar e abrir portas.”

Classificação da Seleção Brasileira para Copa de 2018

Hoje estaríamos fora, a possibilidade existe. Os números demonstram o momento ruim. O Brasil foi mal na Copa do Mundo e na Copa América. Estão se iludindo com jogos amistosos, que ninguém leva a sério, e agora nas Eliminatórias estamos mal de novo.

Treinador estrangeiro

Não vejo necessidade de termos treinador estrangeiro, só se for algum fenômeno. Acho que temos técnicos brasileiros capacitados para assumir a Seleção.

Carreira

Estou na Índia há dois anos e é provável que eu volte pra lá no segundo semestre. Não tenho dúvidas que no futuro esse será o mercado do futebol, como hoje é a China.

Fotos

  Veja galeria de fotos que contam todo o roteiro da presença de Arthur Antunes Coimbra no sábado, 21, na inauguração do Centro de Treinamento Zico:

 

 

DSC_3449

DSC_3451

DSC_3454

DSC_3455

DSC_3456

DSC_3460

DSC_3461

DSC_3466

DSC_3467

DSC_3481

DSC_3487

DSC_3494

DSC_3504

DSC_3508

DSC_3511

DSC_3515

DSC_3518

DSC_3525

DSC_3529

DSC_3532

DSC_3537

DSC_3538

DSC_3543

DSC_3546

DSC_3547

DSC_3549

DSC_3552

DSC_3553

DSC_3554

DSC_3579

DSC_3650

DSC_3651

DSC_3652

DSC_3654

DSC_3658

DSC_3660

DSC_3663

DSC_3686

DSC_3689

DSC_3694

DSC_3697

DSC_3700

DSC_3724

 

Texto: Cérix Ramon, com supervisão de Ivan Elias – Toque de Bola

Fotos: Toque de Bola

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário