Com um gol de pênalti de Aloísio, aos 37 minutos da segunda etapa, o Chapecoense derrotou em casa o Joinville, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no estádio Índio Condá, e manteve a liderança isolada do returno do Campeonato Catarinese. A equipe de Chapecó passou a somar 13 pontos, três a mais que o agora vice-líder Avaí, que derrotou o Metropolitano, por 3 a 1, na Ressacada. Já o Joinville parou nos seis.
Na domingo, o Chapecoense vai a Florianópolis encarar no Orlando Scarpelli o Figueirense, que foi derroado fora de casa nesta quarta, pelo Concórdia, por 2 a 1. O Joinville recebe na Arena, o Avaí. As duas partidas são às 16h.
Não foi tão fácil como se desenhou no primeiro tempo, mas o Avaí conseguiu passar pelo Metropolitano, na Ressacada, pela quinta rodada do segundo turno do estadual. O resultado lmanteve a equipe azul e branca entre os quatro primeiros colocados que se classificarão para as semifinais do returno. O Metropolitano, que perdeu a sua terceira partida seguida - a quarta em cinco jogos - tem apenas três pontos e está em penúltimo lugar.
O Avaí dominou amplamente a primeira etapa e abriu o marcador logo aos 13 minutos. Marquinhos Gabriel deu bom passe para William, que sozinho na grande área, dominou a bola e a tirou do goleiro Tiago para marcar. Dez minutos depois foi a vez de Marquinhos Gabriel fazer o seu, após jogada de William, que quse fez o terceiro, aos 41, colocando a bola na trave.
O Metropolitano voltou para a segunda etapa tentando atuar mais ofensivamente para se recuperar no placar, e aos quatro minutos diminuiu o marcador, por intermédio do zagueiro Dênis, de cabeça, após cobrança de escanteio. O gol logo no início do segundo tempo animou o Metropolitano que partiu em busca do empate.
No entanto, aos 15, o autor do gol do Metropolitano atropelou Marquinhos com um carrinho violentíssimo e foi expulso de campo. Com um a mais, o Avaí deixou de ser dominado na etapa final e equilibrou o jogo. E chegou ao terceiro gol aos 37: Gustavo aproveitou rebote do goleiro Tiago, após cabeçada de Gabriel, para jogar a bola na rede do Metrô.
Figueira sai na frente, mas é derrotado
O Figueirense começou bem o jogo no estádio Domingos Machado de Lima, mas acabou derrotado de 2 a 1 para o Concórdia, nesta quarta, no jogo que fechou a quinta rodada. O Alvinegro de Florianópolis ficou nos oito pontos e caiu para terceiro lugar no returno do Catarinense. Avantagem sobre o Criciúma, que também tem oito, é no saldo de gols (seis contra três). O Concórdia passou a sete e saiu das últimas posições para a quinta colocação.
O Figueira abriu o marcador logo aos oito minutos, por intermédio de Reinaldo, em belo chute de fora da área. A essa altura a equipe da capital dominava e parecia que ampliaria o marcador. Porém, o Concórdia chegou ao empate, aos 15, com Selmir aproveitando de cabeça uma boa cobrança de falta feita por Dedimar.
Aí a partida mudou e o time da casa pasou a criar boas chances para marcar o segundo. Mas a partida estava equilibrada quando aos 32 o Galo do Oeste fez o gol da virada: Elton se livrou de Roger Carvalho e chutopu por cima do adiantado goleiro Wilson. O Figueira tentou o empate, mas até o fim da primeira etapa não obteve sucesso.
No segundo tempo, o time alvinegro de Florianópolis continuou insistindo na busca pelo segundo gol, mas o Concórdia ameaçava também fazer o terceiro. Com o passar do tempo e o placar mantido, o time da casa ficou entrincheirado esperando uma chance para atacar. O jogo caiu muito de qualidade, o que era interessante para a equipe que vencia e jogava no seu campo. Aos 46, quase que o Concórdia marca, com Elton, que penetrou livre na área, mas chutou na trave.
Schwenk faz dois gols em três minutos e dá empate ao Criciúma
No estádio Heriberto Hulse, o atacante Schwenk foi o principal responsável pelo fato de o Criciúma não ter sido derrotado em casa pelo Imbituba. O time visitante vencia por 2 a 0, com o segundo gol marcado aos 39 minutos da etapa final, mas o ex-jogador de Botafogo, Cruzeiro, Figueirense e muitos outros fez dois aos 41, de bicicleta, e aos 43, decretando o empate em 2 a 2 na noite desta quarta.
O Imbituba havia aberto o marcador aos 16 da etapa final, por intermédio de Matheus, e aumentou aos 39, com Tomaz. O Tigre, que estava na cola do Avaí, passou a somar oito pontos e ficou para trás. Já o Imbituba soma agora cinco.
Outro resultado:
Brusque 1 x 0 Marcílio Dias