Um fato atípico aconteceu na 3ª rodada da Superliga B 2021/2022: o próximo adversário do JF Vôlei, o Vôlei Futuro retirou o time de quadra contra o Niterói Vôlei Clube (NVC).
A situação ocorreu no quarto set do jogo na noite deste sábado, dia 5, no ginásio do Colégio Plínio Leite, em Niterói. Os donos da casa venciam por 2 sets a 1 (parciais de 22 x 25, 25 x 21, 30 x 28) e lideravam a parcial por 20 x 16.
Neste domingo, dia 6, a CBV anunciou nas redes sociais, “o resultado definitivo da partida entre Niterói Vôlei x Vôlei Futuro sofreu alteração para WO (3-0) a favor da equipe niteroiense, por causa da desistência do Vôlei Futuro durante o 4º set.”
O clube de Araçatuba divulgou as motivações da decisão nas redes sociais. O NVC informou ao Toque de Bola, via assessoria, que a diretoria do clube decidiu não se posicionar sobre o caso.
Falta de condições
Em publicação no perfil oficial do instagram, o Vôlei Futuro divulgou uma nota sobre o motivo da retirada do time de quadra. (ver a imagem ao lado)
“Pensando na integridade física de nossos artistas, a diretoria do Vôlei Futuro retirou a equipe de quadra, em virtude do ginásio em Niterói não possui ventilação, a má condução dos acontecimentos do delegado da partida e toda a sua arbitragem”.
De acordo com a nota, atletas de Araçatuba passaram mal “devido ao extremo calor”.
As informações foram publicadas no stories na noite de sábado: “três jogadores do Vôlei Futuro passaram mal, um deles com cãibras abdominais. Os 3 atletas estão tomando medicações e estão melhorando”. Neste domingo, não foram publicadas atualizações sobre os atletas na rede do clube.
O clube lembrou que no ano passado, foi proibido de treinar no ginásio do Vila Nova. Ao reclamar da reincidência de problemas, jogou a bola para a organização do torneio. “Com a palavra, a CBV”.
Ainda na postagem, o clube ressaltou que “nos próximos dias a diretoria do Vôlei Futuro irá se pronunciar com detalhes dos acontecidos em Niterói nesta noite de sábado (05). Com a decisão de tirar o time de quadra, o Vôlei Futuro perde por 3×0. Em primeiro lugar a saúde de nossos atletas, a parte esportiva recuperamos no decorrer do campeonato”.
Niterói vence a segunda seguida
Após vencer o JF Vôlei, o Niterói Vôlei Clube conseguiu o segundo resultado positivo na Superliga B.
Nas redes sociais, houve uma breve menção em uma publicação. “VITÓRIA DO NVC! Após DESISTÊNCIA da equipe adversária, o NVC se sagrou vencedor da partida!”
O treinador Walner Santos e o irmão, auxiliar, Sílvio Gomes Júnior avaliaram que o time enfrentou um momento complicado no primeiro set, mas soube reagir dentro da partida para conseguir a vitória. Confira o vídeo.
“Conseguimos impor nosso ritmo de jogo. Uma vitória muito importante para a gente”, analisou o ponteiro Rogério.
Classificação
Na terceira rodada, os quatro primeiros perderam e houve uma reviravolta na tabela. O líder Vôlei Futuro caiu para o terceiro lugar.
O Niterói pegou o elevador: subiu do sexto para o segundo lugar. Tem os mesmos 6 pontos do Vila Nova, mas perde nos critérios de desempate.
Os confrontos da próxima rodada
Os dois times envolvidos na partida vão jogar fora de casa na quarta rodada.
O Vôlei Futuro terá a segunda partida consecutiva como visitante. Virá à Juiz de Fora para buscar a recuperação contra o JF Vôlei, que tem o mesmo objetivo. A partida será no Ginásio do UniAcademia, no sábado, 12, às 18h.
Depois de vencer o então líder, o Niterói Vôlei Clube também viaja, para enfrentar o novo líder, o Vila Nova F.C. O confronto direto que vale a ponta da tabela será no sábado, 12, às 17h, na Goiânia Arena, em Goiânia.
Regulamento
Na Superliga B 2021/2022, as equipes jogam entre si em turno único. A fase classificatória termina em 19 de março. Os quatro últimos serão rebaixados para a Superliga C. Não haverá quartas de final.
As quatro melhores nos nove jogos avançam às semifinais, realizadas em melhor de três jogos, previstos para 26 de março, 2 de abril e, se necessário, 5 de abril. A decisão será em jogo único, marcado para 9 de abril de 2022.
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira
Fotos: Vôlei Futuro/Instagram; NVC/Instagram; CBV/Instagram.