Na manhã desta terça-feira, 26, o time de vôlei masculino da UFJF retomou os treinos físicos e de habilidade visando a temporada 2012/2013. Entretanto, não é somente dentro de quadra que os juiz-foranos terão novidades. Dois novos integrantes da comissão técnica também se apresentaram nesta tarde, no Centro Olímpico da Universidade.
O assistente técnico será o experiente Carlos Augusto de Almeida, o Chiquita. Com um histórico extenso no vôlei, Chiquita já dirigiu times como o Unisul e Londrina, além de ser assistente técnico em Montes Claros na campanha do vice-campeonato da Superliga 2009/2010 e da Seleção da Venezuela nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. O professor com mestrado, Daniel Freitas, vai atuar no cargo de preparador físico.
Quem vai atuar nos bastidores será o professor Heglison Toledo, novo supervisor do projeto. Doutor em Educação Física (Gestão do Esporte) pela Universidade Gama Filho e Especialista em Treinamento Desportivo de Alto Rendimento pela mesma Universidade, Heglison também atuou como diretor geral adjunto do I Jogos Panamericanos Escolares.
O técnico e coordenador do projeto continua sendo o professor Maurício Bara. Permaneceram no grupo o assistente técnico Guilherme Novaes, o auxiliar técnico André Silva, o preparador físico Danilo Coimbra e o fisioterapeuta Rodrigo Soares.
Nesta quinta-feira, 28, será realizado um treino especial para apresentação da equipe à Torcida Federal, que ficou famosa na última Superliga pela sua participação nos jogos. Entre 17h30 e 19h, os novos jogadores realizarão atividades no ginásio da Faefid e estarão disponíveis para fotos e autógrafos.
Trabalho começou nesta terça
O time de vôlei da UFJF está em nova fase: com onze novos membros, a equipe iniciou seus treinos na manhã desta terça-feira, 26, no ginásio da Faculdade de Educação Física, com as melhores expectativas possíveis.
A equipe anterior participou da Superliga Masculina de vôlei 2011/2012, conseguiu 14 pontos e a 11ª colocação. Depois da Superliga, a comissão técnica planejou um grupo mais forte e equilibrado. “Procuramos jogadores novos, que também estão procurando espaço no mercado, para que essa química seja bem-sucedida”, afirma o técnico e coordenador da equipe, Maurício Bara.
Inicialmente, dois campeonatos principais são as metas do grupo: o Mineiro, que será realizado em meados de agosto até o final de setembro, e a Superliga, que começa no final de outubro e vai até abril de 2013. Segundo Bara, o time também vai participar de outras competições preparatórias.
Quanto ao patrocínio, Bara diz que a equipe tem uma base bem montada, mas precisa de apoio financeiro compatível com o apoio da torcida para crescer e oferecer melhores condições para os atletas, garantindo a sequência do projeto. “A gente sabe que o sucesso é garantido pela continuidade”, declara.
Um jogador que fez parte do time, foi para Portugal e está voltando este ano é o Ricardinho. Para ele, o grupo agora é formado por jogadores que faziam parte de equipes grandes, mas não tinham destaque onde trabalhavam. Ricardinho acha que isso é o que vai tornar o time mais forte. “Agora todo mundo está buscando o seu lugar ao Sol e acho que isso é bom pra equipe”, diz.
Desde o começo no time da UFJF, o jogador Filipe tem grandes expectativas, principalmente com relação à Superliga, pois no ano passado a equipe só teve 40 dias para treinar antes da competição e agora terá cinco meses. Segundo o atleta, o tempo de treino é um fator que faz toda a diferença.
Vindo do Cruzeiro, o jogador Lucão considera que o time da UFJF está muito bem montado, pelo fato de a equipe ser nova, mas composta por pessoas experientes que estão chegando para lutar pelo grupo. “A minha expectativa é entrar pra brigar mesmo”, afirma.
Texto com informações de ETC, Secretaria de Comunicação UFJF e foto de Alexandre Dornelas/UFJF