A equipe de vôlei da UFJF já está na Argentina, onde compete suas primeiras competições internacionais a partir desta segunda-feira, 6. A convite do Bolívar, um dos mais tradicionais times do vôlei alviceleste, a Federal vai disputar dois quadrangulares no país vizinho. De 6 a 8 de outubro, em Bolívar, a UFJF vai lutar pelo título da Copa Ciudad de Bolívar. E nos dias 10 e 11, a competição será a Copa Ciudad de Almirante Brown, no município de mesmo nome. Alguns jogos serão transmitidos ao vivo pela televisão argentina.
A partida da Federal nesta segunda é contra os argentinos do Lomas Vôlei, às 19h30. O Toque de Bola entrou em contato com o Supervisor de Vôlei da equipe juizforana, Heglison Toledo, que afirmou que a delegação “realizou viagem tranquila e foi muito bem recebida”. A UFJF realizará partida em ginásio com capacidade para 2 mil pessoas em uma temperatura de aproximadamente 15 graus.
Quadrangulares
A Copa Ciudad de Bolívar será disputada pelo time da casa, pela UFJF, Lomas (Argentina) e Bento Vôlei (Brasil). As equipes jogarão entre si, e a que acumular mais pontos será a vencedora. A outra equipe brasileira, do Bento vôlei, tem jogadores conhecidos do torcedor juizforano, casos de Reffatti e Rivoli.No Bolívar, os brasileiros Junior e Rafael integram a equipe.
Já a Copa Ciudad de Almirante Brown terá o Bolívar, a UFJF, o Bento Vôlei e outro representante argentino, Pilar. Os times que vencerem seus primeiros jogos disputarão a final, enquanto os que perderem seus primeiros jogos tentarão o terceiro lugar.
O elenco da UFJF está desfalcado de dois jogadores: o líbero Fábio Paes, que teve um estiramento na panturrilha esquerda, e o ponteiro Sérgio, que torceu o pé esquerdo. Ambos ficaram na cidade em tratamento intensivo. A UFJF retornará para Juiz de Fora no dia 12 de outubro, para terminar sua preparação para as semifinais do Campeonato Mineiro, que serão realizadas no dia 18 deste mês.
O técnico Chiquita espera que os quadrangulares internacionais sejam um grande aprendizado para a equipe juiz-forana: “É um duelo de escolas bem diferentes do voleibol. A Argentina, que preza muito o volume de jogo e valoriza a posse de bola, e a brasileira, que é mais agressiva e procura definir logo os pontos. Então poderemos aprender bastante, técnica, tática e emocionalmente.”
Para o diretor-técnico do Vôlei UFJF, Maurício Bara Filho, “é uma satisfação e um orgulho ver um projeto que iniciou em 2008, com os Jogos do Interior de Minas, ser convidado para um importante evento em um país estrangeiro e por uma das principais equipes da Argentina e da América do Sul.” Ele afirma que o convite é um reconhecimento do trabalho que está sendo realizado: “Nossa credibilidade está ultrapassando as fronteiras do país.”
Texto: Bruno Kaehler com informações da assessoria da Federal
Foto: Heglison Toledo