Vôlei UFJF abre semana de suas primeiras competições internacionais

A equipe de vôlei da UFJF já está na Argentina, onde compete suas primeiras competições internacionais a partir desta segunda-feira, 6. A convite do Bolívar, um dos mais tradicionais times do vôlei alviceleste, a Federal vai disputar dois quadrangulares no país vizinho. De 6 a 8 de outubro, em Bolívar, a UFJF vai lutar pelo título da Copa Ciudad de Bolívar. E nos dias 10 e 11, a competição será a Copa Ciudad de Almirante Brown, no município de mesmo nome. Alguns jogos serão transmitidos ao vivo pela televisão argentina.

A partida da Federal nesta segunda é contra os argentinos do Lomas Vôlei, às 19h30. O Toque de Bola entrou em contato com o Supervisor de Vôlei da equipe juizforana, Heglison Toledo, que afirmou que a delegação “realizou viagem tranquila e foi muito bem recebida”. A UFJF realizará partida em ginásio com capacidade para 2 mil pessoas em uma temperatura de aproximadamente 15 graus.

treino bolivar foto toledo
UFJF já treinou no palco do primeiro quadrangular, na Argentina

 

Quadrangulares

A Copa Ciudad de Bolívar será disputada pelo time da casa, pela UFJF, Lomas (Argentina) e Bento Vôlei (Brasil). As equipes jogarão entre si, e a que acumular mais pontos será a vencedora. A outra equipe brasileira, do Bento vôlei, tem jogadores conhecidos do torcedor juizforano, casos de Reffatti e Rivoli.No Bolívar, os brasileiros Junior e Rafael integram a equipe.

Já a Copa Ciudad de Almirante Brown terá o Bolívar, a UFJF, o Bento Vôlei e outro representante argentino, Pilar. Os times que vencerem seus primeiros jogos disputarão a final, enquanto os que perderem seus primeiros jogos tentarão o terceiro lugar.

O elenco da UFJF está desfalcado de dois jogadores: o líbero Fábio Paes, que teve um estiramento na panturrilha esquerda, e o ponteiro Sérgio, que torceu o pé esquerdo. Ambos ficaram na cidade em tratamento intensivo. A UFJF retornará para Juiz de Fora no dia 12 de outubro, para terminar sua preparação para as semifinais do Campeonato Mineiro, que serão realizadas no dia 18 deste mês.

Ginásio argentino tem capacidade para 2 mil pessoas
Ginásio argentino tem capacidade para 2 mil pessoas

O técnico Chiquita espera que os quadrangulares internacionais sejam um grande aprendizado para a equipe juiz-forana: “É um duelo de escolas bem diferentes do voleibol. A Argentina, que preza muito o volume de jogo e valoriza a posse de bola, e a brasileira, que é mais agressiva e procura definir logo os pontos. Então poderemos aprender bastante, técnica, tática e emocionalmente.”

Para o diretor-técnico do Vôlei UFJF, Maurício Bara Filho, “é uma satisfação e um orgulho ver um projeto que iniciou em 2008, com os Jogos do Interior de Minas, ser convidado para um importante evento em um país estrangeiro e por uma das principais equipes da Argentina e da América do Sul.” Ele afirma que o convite é um reconhecimento do trabalho que está sendo realizado: “Nossa credibilidade está ultrapassando as fronteiras do país.”

 

Texto: Bruno Kaehler com informações da assessoria da Federal

Foto: Heglison Toledo

Deixe seu comentário