A rotina da Faculdade de Educação Física da UFJF está ficando cada vez mais agitada. Para os próximos dias a tendência é de que os treinamentos se intensifiquem e as “atrações” sejam maiores, com a chegada de mais delegações olímpicas. Até o final da semana, a seleção egípcia de vôlei fará amistosos e atletas de Canadá, Estados Unidos, Polônia e Qatar desembarcarão em Juiz de Fora.

Amistosos internacionais de vôlei
Em busca da melhor forma física e das melhores estratégias para conseguir uma boa campanha nos Jogos Olímpicos do Rio, a seleção do Egito pediu ajuda para agendar amistosos. O adversário foi confirmado e divulgado na quarta-feira, 27. Será o Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte. Serão duas partidas, uma nesta quinta-feira, 28, às 20h, e outra sexta-feira, 29, às 15h.
A UFJF disponibilizou mil ingressos para quem quiser acompanhar os treinamentos. Os interessados devem fazer o pedido através do portal ufjf.br/ufjf206. Universidade abre vagas para visitantes 48 horas antes dos treinos e os cadastros precisam ser realizados até 24 horas antes. No caso dos jogos, para a primeira partida as inscrições estão encerradas. Já para o jogo de sexta-feira, 29, as solicitações estão liberadas até às 12h de quinta-feira, 28.
Minas: “Surpresa”
“Serão duelos importantes para transferirmos o que estamos fazendo nos treinos para um jogo contra uma equipe que irá disputar a Olimpíada. Temos muitos jovens no nosso elenco e encarar um time que está indo para o Rio de Janeiro, que atua em alto nível, será interessante para eles”, comenta, ao site de O Tempo, Guilherme Ferreira, assistente-técnico de Nery Tambeiro, que está em Saquarema (RJ) como auxiliar de Giovane Gávio na seleção brasileira juvenil masculina.
Ainda segundo o site O Tempo, o contato entre os dois times foi feito somente nos últimos dias, de forma repentina. “Fomos pegos de surpresa com a ligação do Maurício Bara, diretor da UFJF. Aceitamos o convite e acho que será bom para o nosso time”, indica Ferreira. Ele tem apenas o central Pétrus entre os que não estão 100%. O jogador ainda se recupera de uma lesão e deve jogar apenas um set. O time titular será formado por Tiago Gelinski, Yordan Bisse, Samuel, Mão, Pétrus, Flávio e Maique. No lugar de Pétrus, vão revezar os juvenis Felipe Brito e João Pedro.

Mais chineses
Nesta quarta-feira, 27, 15 chineses têm chegada prevista para a noite, em Juiz de Fora, com seis atletas da delegação feminina e 11 integrantes da comissão técnica. Eles integram a delegação asiática de 107 profissionais que desembarcarão, aos poucos, na cidade, até o dia 8 de agosto e permanecerão até o dia 16 desse mês.
Entre as esportistas desta quarta estão a lançadora de dardo Lyu Huihui – prata no Mundial de Atletismo, em 2015, e quinta colocada nos Jogos de Londres 2012, – e a lançadora de martelo Wang Zheng – quinto lugar no Mundial do ano passado.
As outras quatro atletas são Bian Ka (arremesso de peso), Chen Yang (lançamento de disco), Feng Bin (lançamento de disco) e Su Xinyue (lançamento de disco).
Contando o desembarque desta quarta, 47 deles estão em Juiz de Fora, entre profissionais de salto triplo, salto com vara, marcha atlética e técnicos. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) firmou acordo para receber esportista de oito países.
Novos atletas
No domingo, 31, está prevista a chegada de outras delegações ao campus. Atletas de Canadá, Estados Unidos, Polônia e Qatar são esperados para treinamentos já no final de semana.

Canadá: maior delegação
Os canadenses são os que virão em maior número para Juiz de Fora. São cerca de 80 integrantes da delegação de atletismo olímpico. Os americanos vêm em número mais modesto. Apenas um atleta, Ashton Eaton, medalhista olímpico do decatlo, e seu treinador, Harry Marra. A Polônia trará uma delegação de atletismo com aproximadamente 40 integrantes. Já o atletismo do Qatar tem cinco integrantes. O grande destaque é o atual campeão mundial de salto em altura, Mutaz Barshim.
Abertura do Jogos Olímpicos 2016 será no dia 5 de agosto, no Estádio do Maracanã. As provas de atletismo iniciam no dia 12, no Estádio Olímpico (Engenhão) e a estreia do Egito, no vôlei, é dia 7 de agosto, contra a Polônia, no Maracanãzinho. Os egípcios buscam a primeira vitória do país no torneio.
Texto de Cérix Ramon, com informações da Comunicação da UFJF e do site O Tempo. Supervisão de Ivan Elias, do Toque de Bola
Fotos: Divulgação UFJF 2016
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br