Juiz de Fora (MG), 13 de maio de 2011
Atravessar uma corda presa entre dois pontos fixos requer equilíbrio e concentração. O que a princípio nos remete à arte circense da corda bamba, na verdade acabou se transformando em esporte, o slackline. A nova mania que desafia criança e adultos a encontrarem seu ponto de equilibro tem ganhado destaque nos praças da cidade.
E com o crescimento do esporte é cada vez mais natural encontrar praticantes nos finais de semana no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi assim que há quase três meses um grupo de amigos começou a se reunir para usufruir o espaço para a prática da modalidade.
Em um desses encontros, Thiago Godoy, Antônio Moreira e Pietro Barreto, integrantes do grupo Orangotango Slackline, tiveram a ideia de montar uma oficina para apresentar o esporte à comunidade acadêmica e a todas as pessoas que fazem uso esportivo e recreativo do Campus Universitário.
“Começamos a praticar há pouco tempo e vimos o bem que nos proporciona. A partir daí, sentimos uma necessidade de incentivar mais pessoas a conhecerem e se desafiarem”, comenta Thiago. “Percebemos, ainda, que existe uma receptividade muito boa das pessoas. A cada final de semana que nos reunimos aumenta o número de participantes e curiosos”, destaca Pietro.
A oficina de slackline será realizada no próximo domingo, dia 15, das 9h às 14h, na área central do campus, ao lado do prédio da Reitoria. O evento é gratuito e não é necessário se inscrever com antecedência. O evento conta com o apoio da Faculdade de Educação Física (Faefid), que disponibilizará dois monitores para auxiliar nas atividades.
O esporte
O slackline surgiu na década de 80 com escaladores que, devido ao mau tempo, começaram a usar suas cordas de escalada para passar o tempo. A partir daí passou a se popularizar como treino de equilíbrio e vem ganhando espaço em todo o mundo.
“O grande lance é a concentração, mas também é um esporte que traz um benefício físico imenso e que nos proporciona melhor qualidade para nossa vida”, ressalta Pietro. Entre os principais benefícios do slackline está o desenvolvimento do equilíbrio, da concentração, velocidade de reação e coordenação motora.
Texto e fotos: Secretaria de Comunicação da UFJF