Você sabe quantas vezes Loco Abreu enfrentou o Cruzeiro?

  É uma boa pergunta na espera pela partida de domingo, 14, pelo Campeonato Mineiro 2021. O confronto entre o terceiro lugar Athletic Club e o quinto, Cruzeiro, será às 16h, no Mineirão pela quarta rodada.

  Um levantamento feito pelo Toque de Bola garimpou a resposta na internet. O campo de pesquisa foram as partidas realizadas em 1998, entre 2010 e 2012, 2017 e em 2019.

  Neste período, o atacante uruguaio vestiu a camisa de cinco equipes: Grêmio, por sete jogos; Botafogo em 105 partidas; Figueirense, por outras sete; Bangu, por 10 jogos e Rio Branco (ES), por 12 partidas.

  A resposta encontrada é: quatro partidas usando a camisa do Grêmio e do Botafogo.

Loco Abreu x Raposa: quem levou a melhor?

  Conforme os dados encontrados na pesquisa, Loco Abreu não perdeu contra o Cruzeiro. Foram três vitórias e um empate. Em três destes jogos, o atacante mexeu no placar. Dos 430 gols na carreira, três foram contra a Raposa.

  A partida do Cruzeiro contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro em 18 de outubro de 1998, terminou 2 x 0 para os gaúchos. Abreu estava entre os titulares de Celso Roth, mas os gols da vitória foram marcados por Rodrigo Mendes e Scheidt.

  Doze anos depois, Loco Abreu desembarcou novamente para defender um clube brasileiro, o Botafogo. Em três temporadas, ocorreram quatro confrontos e o atacante participou de três – e foi decisivo nelas.

  Em 2010, o uruguaio estava fora do jogo no dia 26 de maio de 2010, que terminou 1 a 0 para o time mineiro. A partida valeu pelo turno do Campeonato Brasileiro e Abreu estava com a Seleção Uruguaia.

Loco Abreu marcou o gol da vitória do Botafogo sobre o Cruzeiro no turno do Brasileiro em 2011

  Quase quatro meses depois, houve o jogo do returno no Nilton Santos. A partida do dia 18 de setembro de 2010 terminou 2 a 2. Loco Abreu empatou para os donos da casa aos 31 minutos do segundo tempo, em uma cobrança de pênalti.

  Em 2011, os dois confrontos terminaram com vitória alvinegra por 1 a 0. No turno, no dia 30 de julho, foi o primeiro jogo de Loco Abreu após três meses sem jogar pelo Botafogo.

  E ele marcou o gol da vitória aos 10 do segundo tempo, com um chute de esquerda, de fora da área.

  A partida do returno ocorreu no dia 29 de outubro. Loco Abreu marcou de cabeça o gol da vitória aos 9 do segundo tempo.

  Em 2012, Abreu não enfrentou o Cruzeiro nem pelo Botafogo nem pelo Figueirense. Os caminhos dele e da Raposa não se cruzaram nas passagens pelo Bangu, em 2017 e pelo Rio Branco (ES) em 2019.

  O reencontro pode ser neste domingo, com Abreu usando a camisa do Athletic Club.

Loco Abreu marcou o gol da vitória contra o Cruzeiro no returno do Brasileiro de 2011

Expectativa do Athletic

  Estar no terceiro lugar, à frente do rival, e com seis pontos em nove disponíveis não garante tranquilidade ao Athletic Club. O treinador Cícero Júnior ressalta o desafio e a expectativa de conquistar um bom resultado fora de casa.

  “Não tem como falar que vai ser fácil jogar contra o Cruzeiro, no Mineirão. A gente sabe todos os problemas que o Cruzeiro tem passado, mas está com um treinador que conhece os atletas, que conhece a competição. A gente sabe que vai ter muitas dificuldades, que vai ser um grande jogo, mas nós temos condição de surpreender o Cruzeiro também”, disse no domingo,7, logo após a vitória contra o Boa Esporte.

Jogos da rodada

Os jogos da quarta rodada serão realizados entre sexta, 12 e segunda, 15. A curiosidade é que as mudanças de local, dia e horário das partidas envolvendo Patrocinense e Atlético e América e Caldense levaram a uma “rodada dupla” – com 2h30 de distância entre os jogos – no Independência no sábado,13. Confira a tabela:

Sexta-feira, 12/03
19h: Boa 2 x 1 Coimbra – Melão, em Varginha

Sábado, 13/03 
16h: Tombense x URT – Almeidão, em Tombos 
16h30: Patrocinense x Atlético – Independência, BH 
21h: América x Caldense – Independência, BH 

Domingo, 14/03 
16h: Cruzeiro x Athletic Club – Mineirão, BH

Segunda, 15/03 
16h: Uberlândia x Pouso Alegre – Parque do Sabiá, em Uberlândia

Texto: Toque de Bola: Roberta Oliveira com informações do oGol.com, ge.globo e gremiopedia, gzh. 
Fotos: Fernanda Trindade/Athletic Club; José Doval/Agência RBS; Agência Estado;  Fábio Castro/Divulgação Agif

Deixe seu comentário