Pé quente. Em sua primeira convocação para a Seleção Mineira sub-15, a atleta juiz-forana, Vitória Helena Matos Leite, do PBF, conquistou o título da 2ª divisão do Campeonato Brasileiro da categoria. A campanha de cinco vitórias em cinco jogos contra Rondônia, Alagoas, Paraíba, Espírito Santo e Maranhão garantiu, além do troféu, o retorno do basquete feminino de Minas Gerais à elite do torneio nacional.
A campanha
A competição disputada em Curitiba (PR) dos dias 9 a 13 de agosto reuniu oito equipes. No grupo A, além das mineiras, Rondônia, Alagoas e Paraíba tiveram representantes. No grupo B estavam os estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo e Maranhão. Após uma primeira fase tranquila, com três vitórias por mais de 20 pontos, a seleção de Minas Gerais venceu as capixabas na semifinal e superou as maranhenses na grande final.
Resultados
Minas Gerais 71 x 27 Rondônia
Minas Gerais 65 x 19 Alagoas
Minas Gerais 45 x 19 Paraíba
Minas Gerais 47 x 30 Espírito Santo
Minas Gerais 45 x 29 Maranhão
Consequência
“O título veio como consequência de todo o trabalho das clínicas e treinos da seleção, elaborados junto ao Ricardo Bojanich (Consultor Técnico do PDBM), nos quais conseguimos definir a filosofia de jogo. As atletas entenderam e compraram a ideia”, destacou o técnico Mário Fernandes Neto, o Marão, ao site da Federação Mineira de Basquete.
Conquista motiva
O presidente do Projeto Basquete do Futuro, Sérgio Rodrigues, o Marreco, destacou a importância da volta do basquete mineiro à elite nacional: “O retorno da seleção a primeira divisão é muito importante para o basquete mineiro. Ter uma atleta na seleção e conquistando um título a nível nacional é gratificante e nos motiva ainda mais a continuar realizando nosso trabalho. A oportunidade vivenciada pela Vitória é uma referência para as outras atletas”, comemorou.
Texto com informações da Federação Mineira de Basquete e do Projeto Basquetebol do Futuro
Fotos: William Lucas/InovaFoto/CBB e Daniel Defilippo