Exclusivo! O Toque visitou o local do futuro CT do Tupi, e conta tudo para você

Área onde será construído o novo CT do Tupi

Quando o novo centro de treinamentos do Tupi ficar pronto, o Toque vai poder dizer: sou do tempo que isso tudo aqui era mato.

Nesta quarta, dia 26, a reportagem do Portal visitou o local onde, após concretizada a permuta do Estádio Salles Oliveira com a Construtora Rezende Roriz, será construído o novo CT do Carijó. Nesta última semana, o negócio ficou mais perto de caminhar para um final feliz, após o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac) deliberar pelo não tombamento do antigo local de jogos e treinos do Tupi, em Santa Terezinha.

Agora, a diretoria do Tupi e a parceira, Rezende Roriz, aguardam o sinal verde definitivo para que o negócio seja concretizado. Nos próximos dias, o Comppac vai deliberar sobre a permissão de demolição da arquibancada do Salles Oliveira. As partes da permuta vão se reunir para fazer possíveis adequações no projeto original do CT.

Em Benfica

Marcus Rezende apresentou o local ao Toque

Após a liberações do poder público, a construtora terá condições de iniciar as obras. O novo CT do Tupi está inserido em um loteamento no antigo Sítio da Limeiras, em Benfica, Zona Norte de Juiz de Fora (veja imagens abaixo). Em uma espécie de planalto, conhecido como Grota da Tiana, com água abundante à disposição, serão construídos, inicialmente, dois campos e uma estrutura básica para treinos.

A Rezende Roriz também planeja para esta fase de obras a urbanização e a construção de acessos através de ampla avenida com entrada pela região de Miguel Marinho, além de uma ponte sobre o Rio Paraibuna para facilitar a chegada de quem acessa o local pela Avenida Garcia Rodrigues Paes.

“É um terreno com topografia privilegiada, são 80 mil metros quadrados. Serão três campos, dois para treinamentos e um para receber visitantes. Vestiários, sanitários, refeitório, hotel de trânsito, estacionamento amplo. Isso aqui será tudo urbanizado. Estamos a oito minutos do centro de Benfica. Os atletas poderão chegar de ônibus, com linhas na porta, em um centro de treinamentos com toda a infraestrutura moderna para o Tupi voltar a fazer jogadores e continuar a bela história que sempre teve”, explica o diretor da Rezende Roriz, Marcus Rezende.

Em partes 

O Toque visitou o local do futuro CT do Tupi, e conta tudo para você
O local é conhecido como Grota da Tiana, no Sitio das Limeiras

“Acredito que daqui a 90 dias podemos iniciar. Então, de dez a 15 meses de obra, liberamos dois campos, vestiário, alojamento e refeitório já para o Tupi começar a usar de forma mais otimizada. E a obra total vai depender de fazer ou não o estádio. Mas nosso prazo é de 30 meses para entregar tudo pronto”, explica Rezende, citando uma das readequações que devem ser feitas no projeto original.

Originalmente, a permuta do Salles Oliveira previa a construção de um estádio com capacidade para 5 mil torcedores. Mas, diante das dificuldades que acabaram atrasando a concretização do negócio e do pouco apelo de público do Carijó nos últimos anos, além de poder contar com o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio para seus jogos, a avaliação na atual diretoria do Tupi é de que a arena não seria funcional junto ao novo CT.

Inserido  

O novo CT do Tupi está inserido em um planejamento maior da Rezende Roriz. O novo equipamento esportivo do Carijó serviria como âncora de um loteamento, cuja área total é de 1 milhão de metros quadrados.

Com lotes planejados para caber em todos os bolsos, o novo empreendimento na Zona Norte se valorizaria com a ida do futebol do Tupi para lá. E além de sua infraestrutura atender ao centro de treinamentos, após ocupado, também valorizaria o novo patrimônio do Carijó. 

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos

Fotos: Toque de Bola; e reprodução Google Maps 

Deixe seu comentário