Juiz de Fora (MG), 24 de agosto de 2011
Na próxima quinta-feira, dia 25, os atletas do Visão no Esporte, projeto da Associação dos Cegos em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura, viajam para duas competições: Paraolimpíadas Escolares, que ocorre entre os dias 26 e 31 de agosto, em São Paulo; e Torneio de Goalball, na cidade de Araxá, entre os dias 26 e 28 de agosto. No total, uma delegação de 13 pessoas, entre atletas e equipe técnica, coloca o pé na estrada em busca de conquistas, que estão além das medalhas.
Três integrantes da equipe de Futebol de 5 para cegos estarão com a Seleção Mineira da modalidade, na disputa das Paraolimpíadas Escolares, considerado o maior evento para atletas com deficiência em fase estudantil no mundo. São esperados mais de 1.500 participantes de 24 estados, contando atletas e equipes técnicas. Este será o segundo ano consecutivo que Léo Lima (técnico do Visão no Esporte e auxiliar-técnico da Seleção Mineira) e os atletas Felipe Marques (19 anos) e Carlos Cristiano (18 anos) fazem parte da Seleção Mineira e o desafio desse ano será a conquista do bicampeonato, já que no ano passado a equipe foi campeã de forma invicta, além de ter o artilheiro e o goleiro menos vazado da competição.
Já a equipe de Goalball, modalidade exclusiva para deficientes visuais, que lembra o handebol tradicional, viaja para sua primeira competição oficial, que terá a participação de todas as equipes do Estado. Além da integração entre os times e a comemoração da semana da Pessoa com Deficiência em Araxá, o torneio será um momento de articulação entre as associações, para a formatação de uma Federação Mineira de Goalball. Serão 10 pessoas na delegação que sairá de Juiz de Fora e disputará com equipes de Araxá, Belo Horizonte, Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia. O torneio ainda terá a participação da equipe de Franca/SP.
A participação em competições é fundamental para o desenvolvimento do esporte paraolímpico na cidade e região e consolida o papel da Associação e da Prefeitura, através do Visão no Esporte, como referências para o esporte adaptado. Nas Paraolimpíadas, seremos os únicos representantes da Zona da Mata na delegação de Minas Gerais. O mesmo acontece com a equipe de Goalball, que será a única da região na competição.
Texto e informações: Associação dos Cegos – Professores Léo Lima – Técnico Futebol de 5 e Adriana Guarino – Técnica Goalball