A Olimpíada marcou a reunião mensal do Panathlon Club Juiz de Fora na noite desta segunda-feira, 11.
O professor da UFJF e responsável pelas primeiras tratativas para que Juiz de Fora recebesse delegações estrangeiras em preparação para os Jogos, Heglison Toledo, destacou a incrível oportunidade que a cidade vai experimentar com as delegações estrangeiras na Universidade Federal de Juiz de Fora.
Também no encontro, o professor Wanderson Zambelli presenteou o também professor Hamlet Pernisa, fundador da Faculdade de Educação Física local, com um valorizado ingresso para o atletismo dos Jogos, dia 12, no Engenhão.
Já o novo associado, Ivo Bandeira, foi empossado pelo seu padrinho, Alfredo Coimbra.
Veja mais informações sobre o Congresso Ciência do Esporte e os atletas confirmados do Canadá que virão à cidade. Os textos abaixo foram enviados ao Toque de Bola pela Comunicação da UFJF.
Congresso Ciência do Esporte terá participação de delegações olímpicas
Os Jogos Olímpicos 2016 não trarão benefícios somente para a cidade do Rio de Janeiro. A UFJF sediará o Congresso de Ciência do Esporte em parceria com as delegações internacionais que treinarão no campus da instituição para as Olimpíadas. Nos dias 3 e 4 de agosto, no anfiteatro da Faculdade de Engenharia, acontecerá um debate acadêmico, com foco na troca de experiências entre os pesquisadores da instituição e os profissionais de diversas áreas que estarão trabalhando na preparação dos atletas para a competição.
Durante os dois dias do evento, seis palestras e cinco mesas de debate abordarão temas como preparação olímpica, periodização de treinamento, fisiologia do exercício, nutrição esportiva e a psicologia do esporte. As participações internacionais vão contar com tradução simultânea pela Diretoria de Relações Internacionais da UFJF.
Ao todo, 400 vagas estarão abertas para o congresso, sendo que as inscrições acontecem entre os dias 11 e 29 de julho, em três etapas:
11 a 15 de julho – Alunos da Faculdade de Educação Física
18 a 22 de julho – Comunidade acadêmica da UFJF
25 a 29 de julho – Público externo
Interessados precisam ir à Faefid
Os interessados em participar devem comparecer à secretaria da Faculdade de Educação Física (Faefid), no campus da UFJF, entre 9h e 12h ou 13h 17h, portando RG, CPF e carteira de estudante. As inscrições em cada fase do processo dependem da disponibilidade de vagas não preenchidas na etapa anterior.
Contrapartida
O Congresso de Ciência do Esporte foi uma das contrapartidas firmadas entre a gestão da Universidade e as delegações que utilizarão o espaço do campus para os seus treinamentos. Para o organizador do congresso e professor da Faefid, Heglison Toledo, “é importante que a passagem desses grupos pela UFJF possa capacitar os alunos e interessados, promovendo um intercâmbio entre as diversas experiências culturais a respeito da preparação física dos atletas de nacionalidades distintas”.
Legado
Toledo ainda ressalta que essa é uma oportunidade única para todos os envolvidos, uma vez que essa troca de informações vai permanecer como um legado para a comunidade da UFJF. “Profissionais de ponta e com grande experiência no treinamento de atletas de alto rendimento irão passar suas experiências para os presentes. Uma troca como essa que estamos promovendo, só é possível em evento mundiais como as Olimpíadas”, afirma o professor.
Canadá confirma a vinda de 4 atletas para treinar na UFJF
A coordenação técnica canadense já confirmou a vinda de quatro atletas que treinarão na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para os Jogos Olímpicos Rio-2016. Na lista, estão Melissa Bishop, da corrida dos 800 metros; Derek Drouin, do salto em altura; Elizabeth Gleadle, de lançamento de dardo; e Ben Thorne, da marcha atlética de 20 quilômetros.
A lista com o nome de todos os atletas ainda não foi finalizada pelas delegações. Ao todo são esperados 80 componentes do Canadá, entre equipe técnica e atletas. O atletismo ainda tem provas em fase de classificação para os Jogos, e as confederações também estão realizando seletivas.
Confirmados
Derek Drouin é um dos destaques da equipe canadense no salto em altura. Campeão mundial, na modalidade, em 2015, Drouin conquistou medalha de bronze nos Jogos de Londres, em 2012, e no Mundial de 2013.
Aos 27 anos, Elizabeth Gleadle participará pela segunda vez de Jogos Olímpicos. No Mundial-2015 e nos Jogos de Londres, a atleta não conseguiu ficar entre as dez primeiras colocadas. No ano passado, no entanto, lançou o dardo seis metros mais longe que a marca obtida em Londres: 64,83 metros contra 58,78 metros.
Ben Thorne também vai longe, mas na marcha atlética de 20 quilômetros. O esportista garantiu o bronze no Mundial de 2015 e o quinto lugar no Campeonato da modalidade, disputado em maio deste ano.
Melissa Bishop foi prata nos 800 metros, no Mundial de 2015, e detém a quinta posição do ranking desta prova, organizado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês).
Chegada
A delegação canadense de atletismo está prevista para chegar a Juiz de Fora a partir de 31 de julho e deve permanecer até 10 de agosto. Antes, no dia 22, chegará parte da equipe da China.
Além dos dois países, a Universidade receberá atletas de Eslováquia, Egito, Estados Unidos, Estônia, Polônia e Qatar.
À espera
Além da equipe de vôlei masculina do Egito, já estava confirmada a vinda de seis atletas:
– Ashton Eaton (EUA): bicampeão mundial no decatlo, em 2015 e 2013, ouro nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e vice-campeão mundial em 2011.
– Matej Tóth (Eslováquia): atual campeão mundial da marcha atlética de 50 quilômetros, em 2015, e quinto lugar nos Jogos de Londres e no Mundial de 2013.
– Mutaz Barshim (Qatar): quarto lugar no Mundial-2015 no salto em altura e segundo na edição de 2013.
– Rasmus Mägi (Estônia): medalhista de prata no Campeonato Europeu de Atletismo, nos 400m com barreiras.
– Grit Sadeiko (Estônia): competidora do heptlato, ficou em 15º no Mundial-2015.
– Maris Mägi (Estônia): estreará nos Jogos Olímpicos correndo os 400m rasos.