O cenário é bastante animador.
Com a vitória obtida sábado, dia 24, fora de casa, por 2 a 0 sobre o Nacional, de Uberaba, o único (e estreante) representante juiz-forano na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro pode até perder por dois gols de diferença que ainda assim estará classificado para as quartas-de-final. O jogo da volta está programado para sábado, dia 1º, às 15h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.
Caso confirme a classificação, a equipe local estará classificada para a fase de quartas-de-final. O caminho para o acesso ao Módulo 2 ainda é longo. O Villa terá que passar pelo oponente das quartas para chegar ás semifinais, avançar novamente e, aí sim, ficando em primeiro ou segundo lugar ao final destas sequências eliminatórias, o estreante na competição poderá comemorar a vaga.
Quartas-de-final e semifinais, pelo regulamento, também serão disputadas no sistema de ida e volta, segundo os jogos de volta de caráter eliminatório.
Nada decidido
“Não tem nada decidido, eles podem chegar lá e ganhar de três (gols) de diferença porque é uma equipe qualificada e mostrou isso durante do campeonato”. O alerta foi dado pelo treinador Rafael Novaes, ainda na entrevista coletiva depois do jogo disputado em, Uberaba, no Triângulo Mineiro.
Novaes demonstrou satisfação pelo fato de o time ter conseguido jogar bem fora de casa: “Era isso que a gente queria. Não tem pessoas que acreditam mais nesses meninos do que a gente, estamos passando por cima de todas as dificuldades e foi um dia bacana porque conseguimos colocar aquilo que fazemos em Juiz de Fora, fora de casa também, aqui é muito difícil, ainda mais se tratando da equipe do Nacional, equipe tradicional que vem fazendo uma grande campanha, uma grande competição”, observa.
O técnico acredita que no jogo de ida o Villa conseguiu “anular alguns pontos positivos deles. Colocamos nosso plano de jogo que a gente sabia que se encaixasse ia dar certo”. A receita para seguir no caminho das vitórias “é voltar para Juiz de Fora, trabalhar e encarar esses outros 90 minutos e pegar essa qualificada equipe do Nacional porque ainda não tem nada ganho. É respeito, humildade e trabalho”.
Jogadores citam “ajuda”
Humildade é a tônica também nas declarações dos jogadores. Lucas Evaristo, que anotou o primeiro gol em Uberaba, disse que vem “trabalhando muito para poder ir mostrando para o professor o quanto podemos fazer para ajudar a equipe e fiquei muito feliz em poder marcar esse gol”.
Dane, que carimbou o triunfo ao marcar o segundo gol, também destacou a felicidade de ajudar a equipe com mais um gol: “Estava me cobrando muito esse gol na fase de grupos que não estava saindo, mas estava com a cabeça boa, trabalhando, ajudando de outras formas e pude fazer mais um gol. Para o segundo jogo não tem nada ganho ainda, vamos trabalhar focados mais forte ainda para que a gente não corra nenhum risco”.
Confira os resultados dos jogos de ida das oitavas de final (fonte: FMF)
Classificação (fonte: FMF)
Observação: as quatro equipes que garantiram vaga direta para as quartas de final por terem feito a melhor campanha na fase de classificação foram: Itabirito, Araxá, North e Valeriodoce.
Agenda da semana:
26/09 Seg – 15h Sport Club
27/09 Ter – 10h Estádio Municipal Radialista Mário Helênio
28/09 Qua – 10h Estádio Municipal Radialista Mário Helênio
29/09 Qui – 10h Salles Oliveira – Santa Terezinha
30/09 Sex – 15h Sport Club
01/10 Sab – 15h Campeonato Mineiro 2022 – Segunda Divisão
Villa Real x Nacional de Uberaba
Est. Municipal Radialista Mario Helênio
Texto: Toque de Bola
Fotos: Villa Real/Isabella Oliveira
Informações: entrevistas disponibilizadas pela assessoria do Villa Real
Artes da Segunda Divisão: prints da Federação Mineira de Futebol