
O equilíbrio é a característica marcante da Superliga B 2022. Por isso, cada rodada pode causar reviravoltas na tabela. É com isso que o Vila Nova/AEGB conta para avançar para as semifinais.
Além de marcar a volta do experiente oposto Lorena à cidade depois da confusão em 2019, a partida contra o JF Vôlei, fora de casa, é “bastante importante”, na avaliação do técnico Neilon Carlos.
Atualmente o time goiano está em 6º lugar, no combo das cinco equipes que possuem 8 pontos em 5 jogos. Está em desvantagem em relação a SMEL/Araucária/ASPMA/Berneck, Vôlei Futuro e Instituto Cuca porque teve duas vitórias até o momento na competição, enquanto os adversários diretos possuem um triunfo a mais.
Conheça um pouco mais do adversário no jogo desta quinta-feira, 24, às 21h, no Ginásio da UniAcademia, nesta reportagem do Toque de Bola.
2º ano na Superliga B
A atual temporada marca a segunda participação do Vila Nova na Superliga B. O projeto foi criado em 2020, com o início do Departamento de Esportes Olímpicos no clube, que é tradicional no cenário do futebol.
Nestes dois anos, a equipe já conquistou o título da Superliga C, que garantiu o acesso à Liga B no ano passado. No torneio de 2021, terminou em quinto lugar a fase de classificação, com 5 pontos em 7 jogos: 2 vitórias e 5 derrotas na primeira etapa.
Nas quartas de final, foi eliminado pelo Anápolis em dois jogos, que terminaram 3 sets a 1, em casa, e 3 sets a 0, como visitante.
Para a competição deste ano, a assessoria do clube explicou que há monitoramento constante dos atletas e da comissão técnica contra a covid-19, por meio de testes periódicos. Todos os jogadores estão já vacinados contra a doença.
Pontuar faz diferença
Após perder para o Vôlei Futuro na quinta rodada, o técnico Neilon Carlos explicou as prioridades na preparação em menor tempo para enfrentar o JF Vôlei. “A gente teve o cuidado na preparação dos atletas, porque viemos de um jogo de três horas de duração, 3 sets a 2, em Araçatuba, e já recuperando e se preparando para esse jogo de quinta-feira contra o Juiz de Fora. A gente espera conseguir implantar o nosso sistema de jogo, sistema ofensivo e defensivo, da maneira que tem se preparado aqui em Goiânia”, explicou.
Neilton Carlos destacou a importância em pontuar neste jogo fora de casa, no atual contexto da Superliga B. “O Vila Nova está em franca preparação para esse duelo importante contra a equipe de Juiz de Fora. O campeonato está bem acirrado. Líder e vice-líder com 10 pontos e depois disso cinco equipes com 8 pontos na tabela de classificação, para a gente ter uma referência de quanto o campeonato está bastante equilibrado e disputado”.
Elenco
O técnico Neilon Carlos tem 13 jogadores à disposição para a disputa da Superliga B 2022. O destaque do time é o oposto Lorena, de 43 anos, maior pontuador da Superliga A em números totais desde a criação do troneio, que está segunda temporada atuando pelo colorado goiano.
Lorena já enfrentou o JF Vôlei em várias oportunidades. Entre elas, a vitória mineira de 3 sets a 1 sobre o Moda Maringá no turno da Superliga em 2013.
O oposto levou a melhor quando defendeu o São José dos Campos na Superliga em 2015; o Montes Claros pela Superliga e pelo Mineiro em 2017.
E Lorena retorna à cidade na véspera de completar dois anos da última passagem, que terminou em confusão entre o oposto, que defendia o Botafogo, e a torcida do JF Vôlei pela Superliga 2019/2020.
- Centrais: Matheus Figur, Victor Leal, Eliezer Dutra
- Ponteiros: João Lucas, Najari Carvalho, Guilherme Souza, Bruno Santos
- Opostos: Fabrício Stevens “Lorena”, Renan Fernando
- Levantadores: Leonardo Gonçalves, Tiago Felipe
- Líberos: Matheus Oliveira, Thiago Soter
- Técnico: Neilon Carlos
Tabela na Superliga B
- 1ª rodada: Vila Nova F. C. 1 X 3 Suzano Vôlei, 22/1, 17h;
- 2ª rodada: Vila Nova 3 x 0 Instituto Cuca, 29/01, 17h;
- 3ª rodada: Aprov/Chapecó 0 x 3 Vila Nova F.C., 19h
- 4ª rodada: Vila Nova 2 x 3 Niterói, 12/02, 18h
- 5ª rodada: Vôlei Futuro Araçatuba 3 x 2 Vila Nova F. C., 19/02, 17h;
- 6ª rodada: JF Vôlei x Vila Nova F.C., 24/2, 21h;
- 7ª rodada: Vila Nova F.C. X SMEL/Araucária/ASPMA/Berneck, 05/03, 17h;
- 8ª rodada: Minas Náutico x Vila Nova – 12/3, 17h
- 9ª rodada: Vila Nova F.C. x Uberlândia Vôlei/Café Vasconcelos/Praia Clube/Sada/ Prefeitura de Araguari; 19/03, 17h.
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira
Fotos: Núbia Alves/ Villa Nova F.C.; Fernando Brito/Vila Nova F.C.