Vídeo: por que o Tupi caiu? Ex-dirigentes do clube com a palavra

“Pautando o Esporte”: ex-dirigentes Áureo Fortuna e José Roberto Maranhas analisam o contexto do rebaixamento do Tupi, com apresentação de Ivan Elias e participação do jornalista do Toque de Bola, Wallace Mattos

 Por que o Tupi caiu para a Série D do Campeonato Brasileiro?

 Convidamos dois ex-dirigentes do Tupi (Áureo Fortuna, presidente do clube de 2088 a 2013, e José Roberto Maranhas, com cerca de 30 anos de atuação, alternando entre a parte médica do clube e a vice-presidência de futebol) para aprofundar o debate sobre os motivos do rebaixamento.

  Os temas colocados  durante a entrevista são frequentes entre torcedores, imprensa e comunidade esportiva local.

  Afinal, o clube não tem o rendimento necessário no futebol por falta de apoio ou é o próprio clube  que, mesmo diante das dificuldades, não consegue se planejar de forma satisfatória para não correr riscos como o desta temporada?

   Os temas foram: verba, cotas de TV (inclusive da Série B de 2016, que o clube disputou), patrimônio, torcida, a “quase venda” do mando de campo do jogo contra o Cruzeiro, pela semifinal do Campeonato Mineiro, o futebol de base, Comissão Técnica com profissionais locais, que durante longo tempo foi considerada permanente e formada por profissionais locais, hoje desfeita.

   Quais os caminhos para uma nova reconstrução do futebol carijó?

  Há revelações interessantes. “Quando o Tupi sobe, todos sobem. Autoridades, parceiros. Quando cai, é só o Tupi que caiu?”, questiona Maranhas, que admite má gestão do futebol carijó nas temporadas recentes.

  “Será que vale a pena continuar a fazer futebol profissional para 500 pagantes?”, adverte Fortuna.

   Outra reflexão: diante da anunciada (pela atual diretoria de futebol) falta de comprometimento de alguns atletas, pode ser este o momento de reconstruir o futebol a partir de profissionais e jogadores do futebol da cidade e região

   Assista ao programa na íntegra. O “Pautando o Esporte”é uma parceria entre a Câmara Municipal de Juiz de Fora com o Projeto Basquetebol do Futuro e tem a produção do Portal Toque de Bola.

  Os programas são inicialmente veiculados no canal 35 da TV aberta, JF TV Câmara. Depois, sobem para o Youtube do Toque de Bola. 

  Segue link para acessar os programas “Pautando o Esporte” no Youtube do Toque de Bola

https://www.toquedebola.esp.br/toque-tv

Texto: Ivan Elias

 

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário