Vídeo: Moacyr Toledo, um documento alvinegro

Moacyr Toledo, durante a gravação do “Pautando o Esporte”, com apresentação de Ivan Elias e participação do jornalista do Toque de Bola, Wallace Mattos

  Já imaginou chegar a um estádio de futebol, sendo um dos jogadores que entrariam em campo, e não ter lugar para passar, de tanta gente que estava no estádio e nas imediações?

  E se alguém contar que, depois de um  ótimo treino no Flamengo, ele e mais dois companheiros decidiram “dar um perdido” e voltar a Juiz de Fora, para um clássico contra o Sport?

   E tem mais: “Ou vocês me dão um fogão ou não jogo mais”.

   Essas e outras histórias, contadas de um jeito muito especial, estão na entrevista com Moacyr Toledo, 86 anos, um dos principais jogadores da história centenária do Tupi e do futebol de Juiz de Fora. É o maior artilheiro do Tupi, com 159 gols (conforme levantamento feito por Léo Lima).

  No  “Pautando o Esporte”, Toledinho fala de um futebol que não existe mais. Conta histórias do arco da velha, e nem todas “politicamente corretas”.

   Com seu jeito simples e universal, nos convida a uma viagem no tempo, que inclui personagens já saudosos como João Pires, Geraldo Magela e os dirigentes do então glorioso futebol local, ancorado em Tupi Futebol Clube, Sport Club Juiz de Fora e Tupynambás  Futebol Clube.

  Lembra dos tempos dos campeonatos regionais, de uma decisão contra o Olimpic, de Barbacena, de uniforme trocado.

 

Toledo na gravação do programa, no Centro de Futebol Zico Juiz de Fora

Conta a história da foto com Pelé, a glória dos fantasmas do Mineirão, o orgulho de ter sido treinador da base carijó.

  Trouxe para a entrevista recortes dos nossos jornais já extintos, como Diário Mercantil, Diário da Tarde, Tribuna da Tarde e outros, contribuindo para documentar ainda mais a sua narrativa. 

  Lembra aqui, se emociona ali. Chora. Casa do Rádio, coquinho do Gaudêncio…

  E vai continuar contando a história do futebol. É raríssimo um final de semana em que ele não esteja na beira de um campo, agora no futebol amador da cidade.

 Nos dias de semana? Campo de bola outra vez. Atua na administração do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.

  Toledo, Tupi, futebol, riso, choro, emoção e saudade.

 Confira a íntegra da  entrevista com apresentação de Ivan Elias e participação do jornalista do Portal Toque de Bola, Wallace Mattos.

  Obrigado, Moacyr Toledo e Paulo Henrique, pela oportunidade!

O “Pautando o Esporte”é uma parceria entre a Câmara Municipal de Juiz de Fora e o Projeto Basquetebol do Futuro e tem a produção do Portal Toque de Bola.

  Os programas são inicialmente veiculados no canal 35 da TV aberta, JF TV Câmara. Depois, sobem para o Youtube do Toque de Bola. 

  Segue link para acessar os programas “Pautando o Esporte” no Youtube do Toque de Bola

https://www.toquedebola.esp.br/toque-tv

Texto: Ivan Elias – Toque de Bola

Fotos: Toque de Bola e arquivo pessoal 

Vídeo: produção e edição Toque de Bola e JF TV Câmara

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário