O jogador juiz-forano Guilherme Smith já tem casa nova. O pai dele, Claudinho, confirmou a informação ao Toque de Bola. “É com muita alegria que podemos informar que nosso filho assinou um contrato por um curto período com o Sport Club Braga, de Portugal”.
De acordo com o perfil @news_braga, o contrato assinado nesta segunda-feira, 28, prevê empréstimo até o fim da temporada para integrar a equipe sub-23 do clube português. O @news_braga antecipou que como faltam dois meses para encerrar o ano do futebol europeu, o acordo deverá ser prolongado.
O perfil ainda informou que o jovem de 18 anos pode atuar nas alas e no centro do ataque e realizou um jogo com o time principal do Zorya, de Luhansk.
Expectativa e tranquilidade
Guilherme embarcou para a Europa para assinar o contrato e se apresentar à nova equipe. De Juiz de Fora, Claudinho está confiante pelo novo capítulo na história do filho.
“Claro que é só o início de toda uma nova caminhada. A gente espera que dê tudo certo. Claro que tudo depende do desempenho dele, mas a gente acredita no profissionalismo dele e, com certeza, dará tudo certo! Que o Guilherme possa fazer muito sucesso no futebol portugues e que em breve nós possamos estar colhendo frutos de tudo aquilo que nós viemos plantando durante todos esses anos”.
Além disso, também marca o fim de uma fase complicada, marcada pela incerteza até ver o filho desembarcar no Brasil. “É com muita satisfação e alegria, depois de toda turbulência, toda dificuldade e ansiedade aguardando a saída do Guilherme do território ucraniano. Nós podemos respirar com mais tranquilidade, ter um pouquinho mais de tranquilidade. Graças a Deus, tudo isso passou”, resumiu.
Gratidão
Acompanhando a saga de Guilherme para deixar a Ucrânia em segurança,várias pessoas nas redes sociais manifestaram carinho ao jogador e aos pais dele, Claudinho e Sueli. Por isso, agora, ele faz questão de agradecer todo o apoio que a família recebeu.
“Um abraço a todos aqueles que torceram por nós, aqueles que nos deram voz, aqueles que estiveram do nosso lado, assim como vocês. É muito gratificante poder voltar aqui com uma palavra de agradecimento e uma palavra também de felicidade”, disse.
Guerra interrompeu primeira experiência na Europa
Com passagens pelas categorias de base de Vasco, Fluminense e Botafogo, o Toque de Bola anunciou em primeira mão há um ano que Guilherme estava deixando a base do Botafogo para se transferir para o Zorya, em Luhansk. Em participação na Live Especial, pai e filho comentaram sobre o que esperavam desta primeira experiência do então adolescente de 17 anos longe do Brasil.
Há um mês, com o início da invasão russa, Guilherme, agora com 18 anos, foi um dos muitos brasileiros e milhares de moradores que tiveram que fugir da Ucrânia. Após pedir ajuda para sair do país, o grupo formado por Guilherme, Christian Fagundes e Juninho, que é de Santana de Cataguases e estava com a esposa Vitória e o filho Benjamin, viajou de trem de Zaporizhia, no sudeste do país até Lviv, perto da fronteira com a Polônia.
Nos dias seguintes, o grupo enfrentou cansaço, dormiu ao relento no inverno ucraniano, e vários transtornos até conseguir cruzar a fronteira, no dia 1º de março. Assim que recebeu a notícia de que o filho e os amigos estavam na Polônia, Claudinho conversou ao vivo com Ivan Elias. Três dias depois, após a uma escala na Holanda, Guilherme chegou ao Brasil e reencontrou a família.
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira
Fotos: @news_braga/Twitter