Em atuação vexatória, o Galo Carijó foi goleado pelo Mamoré em Patos de Minas por 4 a 0 na tarde deste sábado, 21, no Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz, resultado que eliminou as chances de vaga juizforana nas semifinais do Campeonato Mineiro. Já o Sapo deixou a vice-lanterna do Estadual, respirando na luta contra o rebaixamento. Os gols da partida foram marcados por Charles (2), André Alves e Luizinho.
Expulso no fim do jogo, o técnico do Tupi, Felipe Surian, citou erros pontuais como motivos da derrota: “Uma situação atípica em um jogo que estava equilibrado, teve dois lances capitais de infiltração em que havíamos orientado os atletas. Voltamos bem no segundo tempo, mas tivemos outras duas falhas, uma no escanteio e outra individual, e levamos mais dois gols. A equipe está oscilando muito”, avaliou o comandante alvinegro.
Já o goleiro Glaysson foi enfático ao analisar a atuação do Carijó: “Temos que ter vergonha na cara. É difícil falar, mas não podemos tomar gols desse jeito, em escanteios, deixando o cara do lado livre”, resumiu, irritado.
O Tupi iniciou o jogo com Glaysson; Mailson, Sílvio e Fabrício Soares; Hugo Sanches, Genalvo, Arilson (Danilo), Ulisses e Thiaguinho (Rafael Assis); Ygor (Marcinho) e Daniel Morais. O Tupi agora vai a Divinópolis, pela décima rodada da competição regional, onde enfrenta o Guarani, que também briga contra o rebaixamento.
Palavra da presidente
Visivelmente chateada com a derrota, a presidente do Tupi, Myrian Fortuna, presente no Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz, preferiu ainda não comentar sobre a permanência de Felipe Surian, assegurada pelo médico e vice de futebol do clube, Dr. José Roberto Maranhas: “Ainda estou somando meus cacos. Foi uma semana de recuperação, passamos por dias ruins na última semana e houve um cansaço muito grande. Vamos avaliar toda esta situação e seguir em frente”, pronunciou.
Bate-papo com o torcedor
Ao fim da partida, o meia Ulisses foi até a divisão do gramado com as arquibancadas do estádio conversar com os quase 20 torcedores da Tribo Carijó presentes na partida, pedindo o apoio após mais uma atuação ruim: “Falei com eles pra continuarem incentivando a gente. Infelizmente tivemos uma tarde infeliz, mas foi só um jogo. Temos que levantar a cabeça e pensar na próxima partida agora”, contou Ulisses.
O jogo
A partida começou com muito estudo das duas equipes. Modificados, os times ainda buscavam o melhor caminho para chegar ao gol adversário, criando pouco. Apesar dos três zagueiros, Fabrício Soares se posicionava mais como lateral-esquerdo e Thiaguinho possuía maior liberdade, atuando como meia à frente do experiente defensor carijó. Passados os primeiros 10 minutos, o Carijó cresceu e, nas bolas paradas, buscava o gol diante de um Mamoré que pouco ameaçava a meta de Glaysson.
O jogo não apresentava grandes oportunidades de gol e o Tupi quase não assustou o dono da meta alviverde, Gilberto, na etapa inicial. No entanto, um apagão defensivo custou caro ao Galo Carijó. Aos 38 minutos, após cruzamento da esquerda e finalização de Jonanthan Reis, Charles apareceu para empurrar a bola para o fundo das redes. Dois minutos depois, mais uma vez Charles foi protagonista. O centroavante completou cruzamento fechado e ampliou a vantagem do Sapo: 2 a 0 Mamoré, resultado mantido até o intervalo.
O técnico carijó, Felipe Surian, buscou alternativas alterando em duas vezes sua equipe para o início da etapa complementar. Thiaguinho e Hugo Sanches deram lugar a Marcinho e Rafael Assis. As mudanças pareciam surtir efeito, mas o Carijó pagou mais uma vez por ter posse de bola e desperdiçar as chances que criou. Aos 20 minutos, em rápida cobrança de escanteio, o zagueiro André Alves apareceu livre na área e cabeceou bola para o fundo das redes, jogando novamente um balde de água fria no time do Tupi.
O fim da partida ainda reservou mais uma bola nas redes para os donos da casa, se aproveitando da instabilidade carijó. Em erro de domínio de Arilson aos 29, o atacante Luizinho, que chegou a ser contratado pelo Tupi na temporada, mas deixou o clube pouco depois, roubou bola e marcou o último tento, fechando o caixão juizforano. Mamoré 4 a 0.
Classificação e rodada
O resultado tirou o Mamoré da zona do rebaixmento e as chances do Tupi de classificação entre os quatro melhores da competição. Com 10 pontos, o Carijó pode chegar aos 16, número que será superado por pelo menos dois dos três times com esta pontuação no momento (Tombense, Atlético e América), já que ainda serão realizados dois confrontos entre eles (Tombense x Atlético e América x Tombense). Veja a classificação atualizada do Mineiro (FMF). Se preferir, clique sobre a imagem para ampliar:
A nona rodada do Mineiro ainda será fechada com cinco jogos neste domingo, 22. Confira:
Texto: Bruno Kaehler com informações da Rádio Globo JF, Rádio CBN e FMF
Foto: Sérgio Tavares / Assessoria de Comunicação Mamoré