Vem aí o Módulo 2… o Carijó se lembra?

Os participantes do Módulo II de 2020

  Em meio ao imbróglio judicial que virou o pleito no clube, o Tupi vai ter que começar a decidir sobre a próxima temporada. A Federação Mineira de Futebol (FMF) convocou no início da semana os participantes para o conselho técnico do Módulo II do Campeonato Mineiro 2020.

  A reunião está prevista para o dia 5 de novembro, às 14h, na sede da FMF, em Belo Horizonte. Ainda não há um nome escolhido para representar o Tupi no arbitral do próximo mês. A presidente Myrian Fortuna, através da assessoria do clube, disse que até a data do encontro nomeará alguém para assumir a função de levar as demandas do Carijó à Federação.

  Rebaixado nesta temporada na última posição do Módulo I, o Carijó volta à Segundona do Estadual 14 anos depois de ter subido pela última vez para a elite do Mineiro, em 2006.   

Quem joga?

Clique para ampliar

  Além do Tupi, outros 11 times foram convocados para o encontro. Disputarão ao lado do time juiz-forano o Módulo II em 2020 o Guarani (Divinópolis), o Serranense (Nova Serrana), o Nacional (Muriaé), o CAP Uberlândia, o Ipatinga, o Athletic (São João Del Rei), o Democrata (Sete Lagoas), o Democrata (Governador Valadares), o América (Teófilo Otoni), o Pouso Alegre e o Betim.

  Betim e Pouso Alegre já garantiram o acesso e fazem, a partir deste sábado, dia 19, a final da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. O primeiro jogo será às 15h, na Arena Vera Cruz, em Betim. O segundo confronto está previsto para o dia 27 de outubro, às 15h, no Manduzão, em Pouso Alegre.

Fórmula

  No arbitral, serão discutidos aspectos como a elaboração da tabela e a fórmula de disputa do torneio. Se seguir como em 2019, o Módulo II da próxima temporada terá 11 rodadas em sua primeira fase, com todos os times se enfrentando em turno único. Após a etapa de classificação, os dois últimos colocados serão rebaixados para a Segunda Divisão do Mineiro, e os quatro primeiros avançam para as semifinais, com o primeiro enfrentando o quarto, e o segundo pegando o terceiro. 

  As equipes de melhor campanha terão a vantagem de escolher a ordem do mando de campo e de jogar por dois empates para conquistar o acesso e a vaga na decisão do Módulo II. Este ano, Coimbra (campeão) e Uberlândia (vice) subiram para o Módulo I do Mineiro, enquanto o Tricordiano – que desistiu do torneio após seu início – e o Uberaba foram rebaixados para a Segunda Divisão.

O último acesso no Mineiro

Atletas, comissão e dirigentes reunidos no gramado

  Na última vez que disputou o Módulo II do Campeonato Mineiro, o Tupi encarou uma competição completamente diferente. Na época, os 12 participantes foram divididos em dois grupos de seis times cada. As equipes se enfrentaram em turno e returno dentro de sua chaves.

  No grupo A, o Carijó estava ao lado de Valeriodoce, Juventus, Social, Atlético de Três Corações e Varginha. No B, Mamoré, Uberaba, Rio Branco, Extrema, Unitri e Nacional de Uberaba.

  Os três primeiros colocados de cada chave avançaram para o hexagonal decisivo. O último de cada grupo caiu. Assim, Varginha e Nacional foram rebaixados, e Tupi, Valeriodoce, Juventus, Mamoré, Uberaba e Rio Branco disputaram acesso e título em um hexagonal também em turno e returno. 

Combinação improvável

  Na disputa pelo acesso, o Tupi chegou à décima e última rodada do hexagonal decisivo do Módulo II de 2006 precisando vencer o Juventus por dois ou mais gols de diferença. Além disso, precisava também que Mamoré e Uberaba, ambos jogando em casa, não vencessem seu jogos.

  O Carijó fez sua parte, batendo o visitante em Juiz de Fora por 3 a 1, e viu o Rio Branco conquistar o torneio ao fazer 2 a 0 no Mamoré, em Patos de Minas. Mas, após o apito final do jogo no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, a partida entre Uberaba e Valeriodoce, no Triângulo Mineiro, ainda estava em andamento.

  Durante 11 longos minutos, jogadores, comissão técnica, dirigentes e familiares se abraçaram no centro do gramado, enquanto os torcedores se amontoavam nas grades e o sistema de som da arena local retransmitia uma rádio uberabense. A cena não sai da memória das pouco mais de mil pessoas que ainda estavam no Mário Helênio naquele 25 de maio de 2006. Ao final do Uberlândia 0 x 0 Valeriodoce, explosão de alegria e festa pelo acesso do Tupi. A volta à elite duraria 13 anos consecutivos até o rebaixamento em 2019.

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos

Arte: Toque de Bola

Foto: Acessa.com

Deixe seu comentário