Veja programação da primeira edição do Jimi Paradesporto em Juiz de Fora

Será promovida nos próximos dias 4, 5 e 6 de novembro, em Juiz de Fora, a primeira edição do JIMI Paradesporto.

Estão confirmados, de acordo com a assessoria, 272 aletas com deficiência competindo nas modalidades atletismo e natação de 21 municípios mineiros.  A expectativa é que estejam envolvidas no evento 512 pessoas entre comissão técnica, arbitragem, coordenação, staff e atletas.

O Programa Paradesporto é realizado pela Sedese, com execução da Associação Mineira do Paradesporto e sediado pela Prefeitura de Juiz de Fora.

A competição está marcada para o Complexo Esportivo da UFJF e será aberta ao público.

Conforme divulgado, o Programa objetiva “incentivar a prática de atividades físicas, esportes e lazer, com foco no esporte de participação para pessoas com deficiência e desenvolver as modalidades paradesportivas no Estado, despertando talentos para o esporte”.

Durante o evento, ocorrerá uma Capacitação Paradesportiva – gratuita – de Introdução ao Atletismo e Natação para pessoas com deficiência com chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Outra informação divulgada pelos organizadores do evento é que “a natação será transmitida ao vivo, fato inédito no paradesporto, e o link será disponibilizado no site do JIMI Paradesporto para que os familiares e toda a comunidade assistam a competição”.

  Primeira vez

O professor Jarbas Duque, da Secretaria de Esporte e Lazer, observa que “sempre tem as modalidades paradesportivas junto com o Jimi tradicional. Neste formato será a primeira vez”.

Sobre a participação de representantes juiz-foranos, explica que por serem modalidades individuais é feito um convite aos atletas. “A maior parte são atletas do projeto JF Paralímpico, da Secretaria de Esporte e Lazer. Também teremos a equipe local SuperAmigos no atletismo e atletas do professor Fábio Antunes na natação”, revela.

  Antunes confirma presença e elogia iniciativa

Treinador juiz-forano Fábio Antunes vê intercâmbio entre paratletas e treinadores como um dos pontos positivos do Jimi Paradesporto

O juiz-forano Fábio Antunes, que alcançou reconhecimento internacional por ser o treinador do campeão paralímpico Gabriel Araújo, confirmou ao Toque de Bola que estará presente ao Jimi Paradesporto não só orientando seus atletas (Gabriel Schumann Mattoso, Luciano Jorge e Paulo Sérgio Rodrigues foram anunciados), mas ministrando cursos.

Fábio acha importante esta primeira edição específica estadual do paradesporto: “É uma ótima oportunidade para o intercâmbio entre os paratletas e treinadores, além de contribuir para surgimento de novos valores paradesportivos nos municípios do interior do Estado. E é uma ótima ferramenta de inclusão social. Vamos usar a competição para teste, pois ainda temos uma competição importante no início de dezembro”, afirma, referindo-se ao Meeting Paralímpico – etapa SP dias 1º e 2 de dezembro e o Super Meeting no dia 3.

Fábio e um grupo de atletas locais que pertenciam ao Clube Bom Pastor passaram recentemente a defender o Praia Clube, de Uberlândia.

Confira a programação do Jimi Paradesporto

Programação geral

CLIQUE AQUI E CONFIRA Programação_JIMI Paradesporto

 Atletismo

CLIQUE AQUI E CONFIRA Programação do Atletismo

Natação

CLIQUE AQUI  CONFIRA Programação da Natação

 

Texto: Toque de Bola com informações (e anexos) enviadas ao Portal pela assessoria do evento

Foto: Arquivo Pessoal

Arte: Divulgação

 

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário