Anapolina (GO), 25 de julho de 2011
Em jogo bastante equilibrado, o Gama conseguiu o empate por 1 a 1 diante o Anapolina neste domingo, 24, no estádio Jonas Duarte em Anápolis/GO. Esta foi a estreia do alviverde no Campeonato Brasileiro da Série D
Cerca de 500 gamenses se deslocaram até o interior goiano e fizeram mais barulho do que a torcida local.
O Gama viajou até o interior goiano para estrear na Série D. O adversário era a Anapolina que na primeira rodada vencera o Tocantinópolis fora de casa. Com mais tempo de preparação e jogando em casa, a Xata era considerada favorita para a partida.
No entanto o Gama superou todas as dificuldades e mesmo diante de todas as adversidades conquistou o primeiro ponto na série D ao empatar com o anfitrião pelo placar de 1×1. Edinho Recife abriu o placar aos 38 minutos mas cinco minutos depois Didão cobrando pênalty descontou para os visitantes.
AO ESTILO ADELSON
O técnico alviverde entrou em campo com seu esquema de jogo favorito, o 3-5-2. A Anapolina com o mesmo jogando em casa montou esquema tático semelhante. Com dois times jogando na retranca, as chances de gol só poderiam vir de bola parada já que o meio de campo ficou “engarrafado”. O preço alto cobrado pela direção da Anapolina afugentou a torcida de ambos os times e o público foi pequeno.
A primeira oportunidade só veio aos 25 minutos quando Clayton arriscou de fora da área. Mas o Gama imediatamente deu a resposta em contra-ataque, mas Dudu tocou para Thiago Félix em posição de impedimento.
Aos 33 um fato curioso fez com que a partida fosse paralisada. Um pequeno incêndio ao lado do estádio encheu de fumaça o estádio e o principal foco estava sobre o goleiro Edinho da Anapolina. Após oito minutos de paralisação a partida voltou a ser disputada.
Depois que a bola voltou a rolar, a Anapolina voltou a pressionar o alviverde mas a defesa do Gama estava bem postada em campo. Mas o time da casa na bola parada era muito perigoso. Aos 36 Emerson Criz cobrou falta, a defesa do Gama deixou passar e Jacó sozinho no segundo pau perdeu gol feito. Mas aos 38 a Anapolina abriria o placar. Cruzamento certeiro de Dill e o grandalhão Edinho Recife cabeceou firme no canto direito de França que nada pôde fazer. Anapolina 1×0.
Mas a Xata nem teve muito tempo para comemorar. cinco minutos depois Hugo avançou pela esquerda e cruzou para a pequena área onde estava Dudu. O lateral foi derrubado pela zaga e o juiz marcou pênalty. Didão cobrou bem e empatou a partida. 1×1. Pouco tempo depois o juiz encerrou o primeiro tempo.
MAIS RETRANCA
Na volta para o segundo tempo o técnico Rogério Corrêa fez a sua primeira substituição. Saiu o meia Clayton para a entrada do atacante Simão fazendo com que a Anapolina passase a atuar no 3-4-3. Aos 3 minutos o zagueiro André Nunes levou um puxão na camisa que acabou rasgada. O zagueirão teve que trocar de camisa logo depois.
A mudança não surtiu efeito para a equipe da casa. Aos 11 Dudu cruzou a bola para a área e Kabrine chegou atrasado. Logo depois o atacante Simão que havia acabado de entrar dividiu a bola com Dudu e levou a pior tendo que ser substituído em seguida por Rodriguinho. O técnico Adelson de Almeida fez então sua primeira substituição tirando Hugo para a entrada de William Sarôa. Rogério Corrêa respondeu com outra substituição colocando o meia Dudu no lugar do zagueiro Celso.
Aos 28 minutos o jogo ficou preso no meio de campo e a torcida da casa começou a vaiar seu próprio time. O Gama então recuou em seu campo de defesa não deixando sequer um atacante depois da linha de meio campo. Aos 32 Thiago Félix saiu para a entrada do lateral direito Adriano. Só que o jogador foi deslocado para o ataque e mesmo assim entrou bem dando trabalho para a zaga goiana. Aos 39 a última substituição de Adelson tirando Kabrine para colocar David.
Os minutos finais foram de muita aflição para a torcida do alviverde. A Anapolina partiu para a pressão e o Gama recuou de vez na defesa. Em jogada pela esquerda Dudu e Didão acabaram marcando o mesmo jogador e acabaram se machucando. Aos 42 Dudu da Anapolina recebeu passe pelo meio e arriscou de longe mas para fora. Assim foi só esperar o tempo passar para que o juiz apitasse o fim de jogo para que o Gama pudesse confirmar o empate.
Com o empate entre Tupi e Tocantinópolis, o alviverde manteve a terceira colocação com um ponto e saldo zero, mesma pontuação do Tocantinópolis porém com um jogo a mais e saldo negativo de um gol. No próximo domingo o alviverde encara o Tupi de Juiz de Fora às 17h no magnífico estádio Bezerrão.
FICHA TÉCNICA
Anapolina 1×1 Gama
Estádio: Jonas Duarte em Anápolis-GO
Árbitro: João Lupato (MS), auxiliares: Jesmar Benedito (GO) e Evandro Gomes (GO)
Cartões Amarelos: Dudu, Badhuga, Hugo e Adriano (Gama); Jacó (Anapolina).
Cartões Vermelhos: Não houve.
Público e Renda: Não Informados.
Gols: Edinho Recife aos 38´1º tempo (Anapolina); Didão aos 43´1º tempo de pênalty (Gama).
Anapolina: Edinho; Jacó, Celso (Dudu) e Plínio; Flávio, Emerson Cris, Clayton (Simão)(Rodriguinho), Fabrício e Geovane; Dill e Edinho Recife. Técnico: Rogério Corrêa.
Gama: França; Índio, André e Badhuga; Dudu, Didão, Thompson, Kabrine (David) e Edinaldo; Thiago Félix (Adriano) e Hugo (William Sarôa). Técnico: Adelson de Almeida.
Texto e foto: blog do Gama – Sérgio Vinícius