URT e Pouso Alegre vão decidir o Troféu Inconfidência, na próxima quarta-feira, 5 de maio, no Estádio Zama Maciel, em Patos de Minas. As vagas na final vieram após as penalidades, nas duas partidas.
As duas semifinais foram disputadas neste sábado, 1º de maio. O Troféu Inconfidência reúne as equipes que terminaram a primeira fase do Campeonato Mineiro entre o quinto e oitavo lugares.
Confira o resumo das partidas preparado pelo Toque de Bola
URT x Athletic: 1 x 1 – 3 x 2
A decisão do primeiro finalista ocorreu no início da tarde de sábado. A URT recebeu o jogo por ter feito melhor campanha – foi a quinta na primeira fase. Mateus abriu o placar, no primeiro tempo. Ingro empatou na segunda etapa.
Nas penalidades, brilharam as estrelas dos goleiros Renan Rinaldi e Lee. Cada um defendeu duas cobranças. No entanto, na quinta penalidade, William Mococa acertou a trave. Pedro Rosa marcou e colocou o Trovão Azul na final.
Na decisão, a URT tem um desfalque garantido: o atacante Yago. Após o apito final, ele levou cartão vermelho direto. O juiz Ronei Cândido Alves explicou na súmula que o jogador entrou em campo, se dirigiu aos jogadores do Athletic Club e os xingou.
Depois de levar o vermelho, ele partiu na direção do juiz, xingando por ter sido expulso. Os companheiros de equipe retiraram Yago de campo.
Pouso Alegre x Caldense: 0 x 0 – 6 x 5
O segundo finalista foi conhecido no início da noite de sábado. O sexto colocado, Pouso Alegre e o sétimo, Caldense se enfrentaram no Estádio Municipal Irmão Gino Maria Rossi, em Poços de Caldas. O jogo foi truncado e terminou sem que os times mexessem no placar.
Nos pênaltis, os batedores demonstraram qualidade de pontaria. Os jogadores dos dois times converteram as cinco primeiras cobranças.
No entanto, o atacante Vinícius, da Caldense, perdeu a primeira na série de cobranças alternadas. Em seguida, o lateral-direito Lucas Rodrigues marcou o pênalti da classificação para a final do Troféu Inconfidência.
O que vale o Troféu Inconfidência?
O campeão do Troféu Inconfidência terá um compromisso: disputar a Recopa do Interior com o Campeão do Interior no Mineiro 2021, que foi o Tombense. A decisão será em duas partidas. O campeão do interior terá o mando de campo do segundo jogo.
Além disso, o regulamento do Mineiro 2021 prevê que o campeão do Troféu Inconfidência 2021 ganhe a quinta vaga na Copa do Brasil 2022, caso o Estado de Minas Gerais tenha direito.
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira
Fotos: Fernanda Trindade/Athletic Club; TVNSports/reprodução