Uma noite mágica marca a entrega do Mérito Esportivo Panathlon

Juiz de Fora (MG), 7 de dezembro de 2011

Juiz de Fora viveu uma noite mágica nesta terça-feira, 7, com a entrega do tradicionalíssimo Mérito Esportivo Panathlon, transmitido na íntegra, ao vivo, pelo canal de TV do Toque de Bola. Atletas, ex-atletas, treinadores, dirigentes, árbitros, jornalistas, entidades e empresas que contribuíram para o desenvolvimento do esporte na cidade em 2011 pararam suas atividades momentaneamente para receber a homenagem e se confraternizar. Um coquetel deu ainda mais brilho à noite.

Acesse aqui o canal de TV do Portal de Notícias Toque de Bola 

Confira galeria de fotos do Mérito Esportivo Panathlon 2011.

 Veja as fotos de Thomás, também na terça, voltando a jogar bola na Academia de Comércio.

 

Veja relação de premiados

Entre os agraciados, um teve especial destaque. Edimo Caffini, o Pirilo, foi agraciado na Categoria Atleta do Passado. Hoje com 83 anos, Pirilo integrou o time do Sport que foi campeão regional no Centenário de Juiz de Fora, em 1950. “Foi muito bom. Me senti revigorado”, comentou sobre a distinção. Ao lado dos familiares, conversou com a equipe do blog depois da premiação e lamentou que o Sport, clube que defendeu durante muitos anos na década de 50, não tenha mais futebol profissional em atividade. “Quem sabe agora, com o sucesso do Tupi, eles não voltam com o futebol?”. Ao atender um pedido nosso, de comparação do futebol do seu tempo com o de hoje, resumiu: “Hoje por qualquer coisinha o jogador cai, fala que está machucado, naquele tempo o que a gente mais queria era jogar, não era qualquer coisa que tirava o jogador de campo”.

Na Categoria Arbitragem Profissional, Marcelo Vangasse, árbitro auxiliar – popularmente conhecido como bandeirinha – que integra o quadro da FIFA, revelou estar muito satisfeito por ter seu trabalho reconhecido na cidade que contribuiu para a sua formação profissional. Nascido em Valença (RJ), mas morando em Juiz de Fora há 16 anos, ele também integra o quadro de árbitros da Federação Paulista de Futebol e foi escalado para trabalhar no jogo entre Corinthians e Palmeiras, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, partida que deu o título ao Timão. Disse que se sentiu honrado pela escolha e que Juiz de Fora, sem a menor sombra de dúvidas, é um grande celeiro de bons árbitros.

O Tupi também não poderia ficar de fora do Mérito Esportivo Panathlon. Quando o presidente do clube, Áureo Fortuna, entrou no salão carregando o troféu do Campeonato Brasileiro da Série D, foi ovacionado pelos presentes. Ao receber a honraria, Áureo relatou a emoção que sentiu na noite anterior ao participar da festa que premiou os melhores do Brasileirão 2011, em São Paulo.

O dirigente enalteceu a presença do blog como único veículo de comunicação local presente à cerimônia de premiação do Craque do Brasileirão, no auditório do Ibirapuera, em São Paulo, e revelou conversas que manteve, nos bastidores do evento, com Ronaldo Gaúcho e seu irmão e procurador, Assis, e com o árbitro Paulo César de Oliveira, todos parabenizando não só o clube como a cidade pela conquista do título brasileiro na Série D.

“Temos 99 anos, mas acredito que só agora estamos apresentando o Tupi ao Brasil, e o portal de notícias Toque de Bola participou disso”, destacou o dirigente.

O goleiro Rodrigo também viajou até a capital paulista para representar o Carijó. Tímido, disse que foi muito bom estar entre os melhores jogadores do País, inclusive ao lado de alguns ídolos da infância. Ele destacou que receber a homenagem do Panathlon coroou uma temporada marcante em sua carreira: no primeiro semestre, foi escolhido entre os melhores três melhores goleiros de Minas; na segunda metade do ano, o título da Série D.

O zagueiro Wesley Ladeira deixou as férias em Piraúba para vir a Juiz de Fora receber o Mérito Esportivo. Perguntado sobre o aumento do seu rendimento no segundo semestre, agradeceu ao técnico Ricardo Drubscky pela oportunidade que ele soube aproveitar, sobretudo em razão de sua dedicação ao longo de todo o ano. Por fim, brincou ao dizer que está ganhando alguns quilinhos para depois dar trabalho ao preparador físico Luiz Augusto Alvim.

Ademílson Correa, o Adê, cidadão benemérito de Juiz de Fora, também recebeu a distinção. Aos 36 anos, ele acredita em uma grande temporada do Tupi em 2012. Perguntado se espera disputar a artilharia do Campeonato Mineiro, disse que sua maior preocupação é sempre a vitória do Tupi, o que não passa necessariamente por seus gols.

O botonista carijó Paulo Marcos de França também esteve presente. Atual Campeão Brasileiro Individual e da Copa do Brasil Individual, ambos os títulos na modalidade 3 Toques de Futebol de Mesa, ele disse esperar que as conquistas sirvam para trazer novos praticantes.

O repórter Ricardo Wagner, que recebeu ao lado de Ivan Costa e Marco Aurélio a homenagem ao departamento de Esportes do Sistema Regional de Comunicação,  disse da satisfação de ver o Tupi campeão, depois de a diretoria do clube pensar seriamente em não participar da Série D, por questões financeiras. “É importante ter veículos de comunicação com a cobertura diária, até para de alguma forma cobrar dos dirigentes do clube, e também fortalecer o clube nos bastidores, inclusive em questões como arbitragem”. O cronista lembrou das dificuldades encontradas para acompanhar, pela Rádio Globo, todos os jogos do Tupi, no Campeonato Mineiro e no Brasileiro, este literalmente por terra, ar e mar. “Até de balsa nós viajamos, para Tocantinópolis. Mas no final valeu a pena, sentimos que temos uma participação também”.

Everson Ciccarini, por sua atuação frente a Federação de Esportes do Estado de Minas Gerais (Feemg) e no Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento do Esporte, Educação e Cultura (Ibedec), órgão que organiza os Jimi, por exemplo, destacou a importância que os Jogos Estudantis de Minas Gerais (Jemg) têm na revelação de atletas e formação do caráter dos jovens. Em relação ao Jemg, que em 2011 foi realizado na cidade, revelou que a competição foi muito bem avaliada. Isso porque, em sua opinião, Juiz de Fora é hoje a cidade do interior do estado com maior capacidade técnica para organizar eventos esportivos, o que a credencia para ser base camp da Copa do Mundo de 2014.

A Rodoviário Camilo dos Santos foi agraciada como Empresa que Incentiva o Esporte. Segundo o seu presidente, Eduardo Santos, esses investimentos são formas de retribuição a Juiz de Fora. Patrocinador do Vôlei da UFJF, ele disse que estará no ginásio da Faefid no próximo sábado para incentivar a equipe na estreia da Superliga.

O técnico do Vôlei da UFJF, Maurício Bara, também homenageado, falou em nome de todos que receberam a honraria. Em um discurso bastante veemente, destacou que é preciso ter coragem para iniciar os projetos.
No discurso de encerramento, o presidente do Panathlon Club de Juiz de Fora, Juarez Carvalho Venâncio, destacou a característica peculiar da cidade, capaz de fazer campeões nas mais diferentes modalidades. Encerrou sua fala citando o Tupi que, em sua avaliação, foi um grande bandeirante do futebol brasileiro ao desbravar o Centro-Oeste e Nordeste durante a Série D do Brasileirão.

No final do evento, o vereador Francisco Canalli entregou ao Presidente do Panathlon Club de Juiz de Fora, Professor Juarez Carvalho Venâncio, moção de aplauso ao clube pela realização do Mérito Esportivo.

Dois dos homenageados receberam premiação ainda relativa ao Mérito 2010. Ambos não puderam vir antes pessoalmente, e só agora foram agraciados. São eles: Thomás Bedinelli, craque de futebol do Flamengo, e Bernardo Faria, juiz-forano bicampeão europeu de jiu jitsu.

Após a cerimônia, Juarez ficou muito feliz ao receber o telefonema de um sobrinho, que estava em São Paulo. “Ele ligou e disse que a imagem está ótima. Deu para ver tudo direitinho”, revelou o dirigente, comentando a transmissão ao vivo da cerimônia pelo site www.toquedebola.esp.br.

Texto: Thiago Stephan

Deixe seu comentário