Mesmo sem ter vencido a partida na rodada final da Série B, sábado, 30, o Figueirense conquistou o acesso para a Série A, aproveitando os tropeços do Ceará e do Icasa, e se juntou a Palmeiras, Chapecoense e Sport, que já estavam classificados. A Série B de 2013 chegou ao fim no sábado, 30, com sete jogos que complementaram a 38ª rodada.
Na Série C, o Santa Cruz venceu o Sampaio Corrêa (2 a 1) no lotado Estádio do Arruda e levantou a taça de campeão nacional pela primeira vez em sua história (em 2011, o time pernambucano foi derrotado pelo Tupi por 2 a 0, depois de derrota por 1 a 0 no jogo de ida, em Juiz de Fora, e o Tupi conquistou a Série D).
Na Série A, a 37ª rodada garantiu a vaga do Grêmio na Taça Libertadores e rebaixou matematicamente a Ponte Preta.
O Bahia livrou-se matematicamente do rebaixamento ao marcar 2 a 1 sobre o Cruzeiro em pleno jogo de entrega das faixas ao tri brasileiro, em Mineirão lotado. Portuguesa, Criciúma, Coritiba e Vasco venceram.
Coritiba, Vasco e Fluminense são as equipes mais ameaçadas de rebaixamento. O Vasco precisa vencer o Atlético-PR em Joinville e torcer contra Coritiba, Internacional e Criciúma. O Fluminense, que caiu para a 18ª posição, precisa derrotar o Bahia na Fonte Nova e torcer para que Vasco e Coritiba não vençam suas partidas. O Coxa enfrenta o São Paulo em Itu-SP.
A queda de pelo menos um clube do Rio tornou-se certa após os resultados da rodada. Os dois podem descer juntos para a Série B.
Figueira tropeça, mas fica com a vaga
Depois de uma semana com algumas polêmicas, e acusações de mala branca que seria enviada ao Bragantino, o Figueirense confirmou a sua volta à elite nacional ao empatar com a equipe paulista por 1 a 1, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Rebaixado no ano passado, quando foi lanterna do Brasileirão, o time catarinense, de 92 anos, ficou com a quarta vaga de acesso, com 60 pontos.
O time de Santa Catarina só ficou com a vaga porque o Icasa foi derrotado para o Paraná por 2 a 0 na Vila Capanema. Com os gols marcados por Júlio César e Rubinho, a equipe da região Sul impediu que os cearenses sonhassem com o acesso. Assim como o Icasa, o Ceará também não fez sua parte e foi derrotado, em plena Arena Castelão, para o Joinville por 3 a 0.
Guaratinguetá é rebaixado no fim
No lado inverso da tabela, o Paysandu apenas confirmou sua queda para a Série C. Por fim, o Atlético-GO venceu o Guaratinguerá e empurrou o time paulista que também terá o São Caetano e ASA.
O Sport foi quem decretou o rebaixamento do Paysandu. Com o acesso para a elite do futebol assegurado, o time pernambucano não furou a retranca do adversário e ficou no empate sem gols na Ilha do Retiro. Já o Atlético-GO por muito pouco não foi rebaixado pela segunda vez consecutiva no Campeonato Brasileiro. Jogando no Serra Dourada, a equipe venceu o Guaratinguetá por 2 a 0, com gols no fim da partida e conseguiu se manter na Série B do torneio nacional. Por outro lado, o Guará acabou sendo ultrapassado pelo rival e terminou a competição na zona da degola.
Caça-Rato marca e Santa conquista a Série C
No segundo jogo da decisão do Campeonato Brasileiro da Série C, o Santa Cruz venceu o Sampaio Corrêa por 2 a 1 no Estádio do Arruda e conquistou o título. Foi o primeiro título nacional do clube de Pernambuco, que também levou o campeonato estadual neste ano. Dedé abriu o placar aos 33 minutos do primeiro tempo e Flávio Caça-Rato, ídolo do time fez o segundo no início do segundo tempo. Cleitinho descontou aos 34. O jogo de ida havia sido 0 a 0 no Maranhão.
Além dos dois, subiram também Vila Nova (GO) e Luverdense (MT).
Ficaram na Série C
Águia de Marabá (PA)
Betim (MG)
Caxias (RS)
CRB (AL)
Cuiabá (MT)
Duque de Caxias (RJ)
Fortaleza (CE)
Guarani (SP)
Macaé (RJ)
Madureira (RJ)
Mogi Mirim (SP)
Treze (PB)
Caíram da Série B:
ASA (AL)
Guaratinguetá (SP)
Paysandu (PA)
São Caetano (SP)
Subiram da D:
Botafogo (PB)
Juventude (RS)
Salgueiro (PE)
Tupi (MG)
Subiram para a Série B:
Vila Nova (GO)
Sampaio Correa (MA)
Luverdense (MT)
Santa Cruz (PE)
Subiram para a Série A:
Palmeiras (SP)
Chapecoense (SC)
Sport (PE)
Figueirense (SC)
[wpfootball id_league=9 id_template=2]
Texto com informações de agências
Um carioca vai cair. Figueirense sobe. Na Série C, festa do Santa Cruz: http://t.co/fW4t59gDo6