A UFJF tem pela frente mais sete jogos para tentar fugir da última colocação na Superliga Masculina de Vôlei. A situação da equipe na competição se complicou depois de sofrer a oitava derrota consecutiva e está há sete jogos sem marcar um ponto sequer, estacionado com oito.
Na briga pelos playoffs a situação ficou ainda mais difícil. A Federal está a 10 pontos do São Bernardo, mas ainda vai enfrentá-lo fora de casa. Em relação aos seus jogos, serão três em casa e quatro fora. Dois deles contra adversários diretos na parte de baixo da tabela: Funvic/Taubaté e Volta Redonda, ambos na Arena UFJF. Para Montes Claros e Funvic Taubaté, também ainda faltam sete jogos. Já para o Volta Redonda, adversário mais próximo na tabela da Federal, faltam apenas seis.
Confira, clicando no anexo abaixo, a classificação da Superliga Masculina de Vôlei 2013/14:
Montes Claros
A equipe do Norte de Minas, que venceu a Federal no último sábado, por 3 a 1, ocupa a nona colocação com 15 pontos. A equipe vinha de quatro derrotas consecutivas e com o resultado diante da UFJF se aproximou do grupo dos oito. No primeiro turno, o time só conheceu a sua primeira vitória no dia 22 de outubro, pela quarta rodada, quando derrotou o Funvic Taubaté por 3 a o. No jogo seguinte perdeu para a UFJF, na Arena por 3 a 1. O Montes Claros ainda venceu o Volta Redonda fora de casa por 3 a 1 e o Vivo/Minas em casa por 3 a 0.
Jogos que faltam para Montes Claros:
30/01 -19h30 – Montes Claros x Sada Cruzeiro -Tancredo Neves
01/02 – 11h – São Bernardo x Montes Claros – Adib Moysés Dib
08/02 – 18h – Montes Claros x Volta Redonda – Tancredo Neves
11/02 – 20h – Kappesberg Canoas x Montes Claros – La Salle
15/02 – 18h – Montes Claros x Brasil Kirin – Tancredo Neves
22/02 – 17h- Vivo Minas x Montes Claros – Arena Vivo
26/02 – 19h- Montes Claros x Sesi – Tancredo Neves
Funvic Taubaté
A equipe de Taubaté é atualmente a 10ª colocada com 12 pontos e iniciou a Superliga mal. Os primeiros pontos vieram justamente contra a Federal, vitória por 3 a 1, em 9 de novembro, em partida válida pela sexta rodada. O time só voltou a vencer novamente no dia 28 de dezembro diante do Sada Cruzeiro por 3 a 2. Depois o time emplacou mais duas vitórias: 3 a 0 diante do RJ Vôlei fora de casa e 3 a 1 contra Montes Claros, no Ginásio do Abaeté. Já são três jogos sem perder e o time tem sete pela frente.
Jogos que faltam para Taubaté:
01/02 – 18h –UFJF x Funvic Taubaté – Arena UFJF
08/02 -18h -Funvic Taubaté x São Bernardo – Abaeté
11/02 – 20h- Volta Redonda x Funvic Taubaté -Ilha de São João
15/02 – 18h – Funvic Taubaté x Kappesberg Canoas – Abaeté
18/02 – 19h15 – Moda Maringá x Funvic Taubaté – Chico Neto
22/02 – 20h- Brasil Kirin x Funvic Taubaté – Taquaral
26/02 – 19h – Funvic Taubaté x Vivo Minas – Abaeté
Volta Redonda
O Voltaço é o 11º colocado, com 10 pontos. A equipe, assim como o Funvic Taubaté, iniciou mal a Superliga, mas derrotou em casa a UFJF por 3 a 0, no dia quatro de dezembro, em jogo válido pela nona rodada. O time ainda venceu o Funvic Taubaté por 3 a 0 fora de casa e o Brasil Kirin em casa pelo mesmo placar.
Jogos que faltam para o Voltaço:
01/02 – 20h – Volta Redonda x RJ Vôlei – Ilha de São João
08/02 – 18h – Montes Claros x Volta Redonda – Tancredo Neves
11/02 – 20h- Volta Redonda x Funvic Taubaté -Ilha de São João
15/02 – 18h – UFJF x Volta Redonda – Arena UFJF
22/02 – 13h- Volta Redonda x São Bernardo – Ilha de São João
26/02 – 19h- Moda Maringá x Volta Redonda – Chico Neto
Parou nos oito
A última vitória da UFJF veio no dia 23 de novembro, contra o Moda Maringá, em partida válida pela sétima rodada, na Arena. A equipe de Juiz de Fora só pontuou de novo quando perdeu por 3 a 2 em casa para o São Bernardo, no dia 30 de novembro. Daí em diante só resultados negativos e nenhum ponto somado. Enquanto isso, os adversários diretos na parte de baixo reagiram.
O próximo compromisso da Federal é fora de casa, contra o quinto colocado Vivo/Minas, dia 29, em jogo atrasado da primeira rodada do returno. Na sequência, a equipe tem jogos importantes para definir a sua situação.
Jogos que faltam para a UFJF:
29/01 – 19h – Vivo Minas x UFJF -Arena Vivo
01/02 – 18h -UFJF x Funvic Taubaté – Arena UFJF
08/02 – 19h30 – Moda Maringá x UFJF – Chico Neto
11/02 – 20h30 – São Bernardo x UFJF – Adib Moysés Adib
15/02 – 18h – UFJF x Volta Redonda – Arena UFJF
22/02 – 18h – Kappesberg Canoas x UFJF – La Salle
26/02 – 19h – UFJF x Brasil Kirin – Arena UFJF
Em caso de vitória nos três jogos em casa, sem pontuar nas partidas fora de casa, a Federal pode chegar aos 17 pontos e não alcançaria mais o G8, mas manteria grandes chances de terminar a frente de pelo menos um dos seus adversários diretos na briga contra o rebaixamento.
Texto: Mari Sequeto com informações complementares do site da CBV
Foto: Toque de Bola