Mais de 300 profissionais, de nove delegações e oito países irão fazer da UFJF suas casas na preparação dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. O anúncio foi feito pelo Reitor da Universidade, Marcus David, em coletiva na tarde desta quarta-feira, 15. Delegações do Canadá, China, Egito, Eslováquia, Estados Unidos, Estônia, Polônia e Qatar optaram por se instalar em Juiz de Fora. Em contrapartida à cessão do Campus, as delegações vão participar de atividades acadêmicas. A mais esperada é o Congresso de Ciência do Esporte.
“Campeã” mineira
Com as confirmações, Juiz de Fora se torna a cidade que irá receber mais delegações em Minas Gerais. Segundo Marcus David, essa é uma oportunidade ímpar para promover a UFJF e a cidade. “Para a Universidade tem uma dimensão acadêmica. Vai criar um potencial de atividades, pesquisas e oportunidade, para nossos professores e estudantes conviverem com profissionais que atuam em esportes de alto desempenho. São quase 350 profissionais nessas delegações, além de profissionais da imprensa e familiares, que acompanharão os atletas. No ponto de vista econômico é uma grande oportunidade para a cidade, assim como no turismo. Além disso, vai projetar o nome de Juiz de Fora nacional e internacionalmente”, destacou.
“Obras não interferem”
O diretor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), Maurício Bara, fez questão de exaltar a qualidade da estrutura que a faculdade possui e explicou que as obras em andamento não interferem na vinda das delegações, já que elas contam com as instalações que conhecem. “As obras nunca foram objetivadas para os Jogos Olímpicos. São e servirão à Faculdade de Educação Física da UFJF. Tivemos problemas naturais de obras, mas que não interferem. Obviamente que se estivesse pronto, teríamos mais disponibilidade para esportes de quadra. Eu já sabia que o ginásio não estaria pronto, é uma obra muito complexa. Em nada atrapalhou nosso trabalho”.
Adaptação no campus
Não será necessária nenhuma obra de adaptação. De acordo com a UFJF, as delegações estão satisfeitas com as dependências e quase não fizeram exigências. A única novidade será a instalação provisória de uma Sala de Pesos Especiais. “Um dos principais focos do treinamento dos atletas é feito com força especial. Eles nos pediram, se fosse possível, montar essa sala. Nós estamos trabalhando para proporcionar isso e as delegações vão dividir os custos”, explicou o diretor da Faefid.
A ideia é que essa estrutura seja montada no estacionamento da Faculdade de Educação Física. Após os treinamentos, será desfeita.
Congresso
O Congresso de Ciência do Esporte promete ser o maior legado dessa estadia de delegações em Juiz de Fora. Está previsto para os dias 3 e 4 de agosto e será aberto ao público, mas com vagas limitadas. Bara afirmou que as comissões técnicas devem participar das atividades. “Estamos avaliando fazer algumas mesas com atletas, mas é um momento muito peculiar e não podemos exigir essas coisas. Acredito que eles vão receber bem, mas não podemos garantir. Com os profissionais já está certo: fisiologistas, psicólogos, treinadores. Teremos dois dias extensos, com palestras de diversas áreas”.
Dengue e Zika
Questionado se existe preocupação das delegações em relação aos casos de Dengue e Zika, Mauricio Bara foi categórico. “Bastante. Principalmente a delegação do Canadá”, afirma. “No último mês os canadenses pediram contato de um infectologista e acionamos o professor Ronald Roland (professor de medicina da UFJF, que é canadense). Ele passou todos os dados epidemiológico da cidade e isso os tranquilizou. Havia a preocupação”, completou.
Conheça as delegações que se vão treinar na UFJF:
Canadá:
Atletismo olímpico – cerca de 80 integrantes – 31 de julho a 10 de agosto;
Destaque: André de Grasse – conquistou bronze nos 100 metros rasos no Mundial de Atletismo em 2015. Essa prova foi vencida por Usain Bolt.
Atletismo paralímpico – cerca de 50 integrantes – 22 e 25 de agosto até 5 de setembro;
Destaque: Brent Lakatos – ouro nos 100, 200 e 800 metros, no Mundial Paralímpico de Atletismo em 2015.
China:
Atletismo olímpico – cerca de 100 integrantes – 22 de julho a 10 a 12 de agosto;
Destaque: Su Bingtian – eleito atleta do ano de 2015. Foi o primeiro asiático a percorrer os 100 metros em menos de dez segundos.
Egito:
Vôlei masculino – 25 integrantes – 23 a 28 de julho;
Destaque: Equipe foi campeã invicta do torneio pré-olímpico africano.
Eslováquia:
Atletismo olímpico – 25 a 30 integrantes – 31 de julho a 10 de agosto;
Destaque: Matej Tóth foi campeão mundial da marcha atlética de 50 quilômetros, em 2015.
Estados Unidos:
Atletismo – decatlo – 2 integrantes – 31 de julho a 10 de agosto;
Destaque: Ashton Eaton é medalhista de ouro no decatlo, nos Jogos de Londres, em 2012.
Estônia:
Atletismo olímpico – 5 integrantes – 1 de agosto a 10 de agosto;
Destaque: Rasmus Magi é o medalhista de prata do Campeonato Europeu de Atletismo, em 2014.
Polônia:
Atletismo olímpico – 40 integrantes – 31 de julho a 10 de agosto;
Destaque: Pawel Fajdek é bicampeão mundial no lançamento de martelo. Anita Wlodarczyk foi prata em Londres e campeã do mundial de 2015.
Qatar:
Atletismo olímpico – 5 integrantes – 1 de agosto a 10 de agosto;
Destaque: Mutaz Barshim é o atual campeão mundial em salto em altura.
Reportagem de Cérix Ramon, do Toque de Bola, com supervisão de Ivan Elias, do Toque de Bola
Fotos: Toque de Bola
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br
TENHO INTERESSE EM ME INSCREVER PARA O SEMINÁRIO CIENCIA DO ESPORTE NOS DIAS 03 E 04 DE AGOSTO, COMO PROCEDO?