UFJF recebe Federação Chinesa de Atletismo e pode ser sede para equipe

Juiz de Fora poderá ser sede de treinamento para uma equipe do segundo maior país medalhista olímpico do mundo na atualidade: a China.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, na tarde desta terça-feira, dia 4, os principais nomes da Federação Chinesa de Atletismo, como o presidente, Du Zhaocai, o vice-presidente, Feng Shu Yong e o secretário-geral, Colin See.

A equipe visitou as instalações do complexo esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF, como pista de atletismo e sala de musculação, e a impressão foi “muito positiva”, na avaliação do diretor da Faculdade, Maurício Bara, que acompanhou o grupo.

Segundo Bara, a equipe da Federação Chinesa de Atletismo apontou como vantagens a qualidade das instalações e a proximidade entre os espaços para a prática do atletismo. “Eles também gostaram muito do clima e do ambiente arborizado do campus, destacando que é um espaço bastante apropriado para o treinamento”, disse Bara.

A equipe já visitou instalações no Rio de Janeiro e São Paulo. Ainda não há previsão de data para a escolha da sede de treinamento, mas o calendário da equipe já inclui a visita de parte do grupo em 2014, outra parte em 2015 e também em 2016. A delegação olímpica da China é composta de aproximadamente cem atletas e um staff de 50 integrantes da comissão técnica e médica.

Para o chefe de Gabinete do Reitor e professor da Faefid, Renato Miranda, a escolha da UFJF como sede poderá proporcionar um importante intercâmbio cultural, científico e acadêmico entre os integrantes da comissão técnica e os professores e alunos da Faculdade. “Essa aproximação e troca de experiências também poderá nos proporcionar futuros convênios entre a instituição e o país. Na visita preliminar a reação foi muito positiva e acreditamos que a Universidade terá grandes chances de acolher essa importante equipe.”

Padrão internacional

O piso da pista de atletismo do complexo esportivo da UFJF é do mesmo padrão do mundial de atletismo de Berlim, o que deixa a UFJF em plenas condições de abrigar competições de nível internacional.

A pista foi construída segundo os parâmetros recomendados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) e pela Federação Internacional de Esporte Amador, que recomendam uma pista oficial com 400m de comprimento e oito raias.

O piso é de material sintético, feito de borracha aglutinada, o que proporciona maior possibilidade de desenvolvimento para o atleta, já que diminui o risco de lesões.

Texto, foto Alexandre Dornelas  e informações: Secretaria de Comunicação da UFJF

 

Este post tem 3 comentários

Deixe seu comentário