Juiz de Fora (MG), 22 de janeiro de 2012
“A UFJF apresenta condições de receber qualquer equipe olímpica”, afirmou o presidente da Federação Mineira de Atletismo, Nilson de Oliveira. A constatação veio depois dele observar a estrutura do complexo esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) sendo usada na realização do 4º Training Camp de Atletismo .
O evento, que reúne 140 pessoas entre técnicos, profissionais do esporte e atletas das mais diversas faixas etárias e diferentes níveis, do iniciante ao olímpico, teve início na manhã de sábado, 21, e vai até a próxima quarta-feira.
Ainda segundo o presidente da federação, o potencial da Universidade está ligado não apenas a excelente estrutura mas também a outros fatores como a localização. “A proximidade da cidade com o Rio de Janeiro e Belo Horizonte reforça ainda mais as chances da UFJF receber tanto atletas para as Olimpíadas quanto para a Copa do Mundo.”
Para o treinador Neilton Moura a descoberta da estrutura da Universidade foi uma grata surpresa. “Muitas vezes o atleta fica sem treinar porque falta lugar apropriado, e a gente houve falar que falta dinheiro para fazer pista e fornecer todo aparato técnico e etc. De repente, nós vemos que na verdade esse lugar já existe. Aqui está tudo pronto, dando total condição para treinar e desenvolver um trabalho.”
Moura é responsável pelo treinamento da atleta olímpica Keila Costa e do tri-campeão brasileiro sub-23 de salto triplo Hilton da Silva. Keila disputou as Olimpíadas de Atenas(2004) e Pequim (2008) representando o Brasil no salto em distância. Este ano ela vai disputar o Mundial de Atletismo na Turquia. “Eu estou com uma ótima impressão. Conheci vários lugares e realmente vi poucos com tanta qualidade”, afirmou a atleta. Tanto Keila quanto Hilton vão buscar nas competições que participarão este ano o índice os jogos olímpicos de Londres.
Entre as atividades realizadas no Training Camp estão o treinamento dos atletas, a realização de um curso técnico em atletismo e atividades para crianças. De acordo com o organizador do evento, professor Jorge Perrout, ações como essas atraem o olhar das pessoas para a UFJF e viabilizam o crescimento do esporte. “ Nós temos a pista, agora é desenvolver o trabalho e fomentar os atletas. Assim como no caso do vôlei, temos a intenção de formar uma equipe no atletismo”, anunciou o professor.
Ao falar do esporte, Perrout acredita que a beleza do atletismo está na simplicidade. “Na hora da corrida, por exemplo, o atleta só depende dele mesmo. Ele precisa correr mais que o outro e nada mais.”
Texto e informações: Secom (Secretaria de Comunicação) da UFJF
Fotos: Alexandre Dornelas (UFJF)