Volta Redonda (RJ), 3 de setembro de 2011
Blumenau venceu a UFJF por 3 sets a 1, na final da Liga Nacional de Vôlei Masculino, neste sábado, 3, com transmissão pelo SporTV 2. As duas equipes já estão classificadas para a Superliga 2011/2012.
Antes do jogo, o técnico Maurício Bara Filho disse à equipe da SporTV que primeira iria pensar no jogo, e depois nas exigências da Confederação Brasileira de Voleibol para confirmar a vaga na Superliga.
O primeiro set terminou 26 a 24 para a UFJF, com reação espetacular: saiu de um 24×21 com destaque para uma segunda bola do levantador Brasília e dois bloqueios de Felipe.
No segundo set, a equipe juiz-forana cometeu muitos erros e foi derrotada por 25 a 14.
O terceiro parcial apresentou equilíbrio até a vantagem de 18 a 17 para Blumenau. Novamente na reta final do set o time de Santa Catarina foi mais eficiente e fechou em 25 a 19.
No quarto parcial, depois de abrir 11 a 7, Blumenau administrou a vantagem até o final, fechando em 25 a 15 com um ponto de bloqueio.
Vôlei da cidade novamente em destaque nacional
Durante a transmissão, o comentarista Marcos Freitas fez diversas referências à tradição juiz-forana no vôlei. Citou o fato de a cidade ter revelado dois campeões olímpicos – Giovane Gávio e André Nascimento – e Márcia Fu. Lembrou, ainda, da equipe feminina do Sport Club Juiz de Fora, bicampeã mineira e participante do Brasileiro na década de 80, citando, além da própria Márcia Fu, nomes como Dora, Ana Cláudia, Valéria e Giseli Gávio. Destacou o técnico Inaldo Manta, já falecido.
Também na transmissão, o repórter Anselmo Itaparica informou que Maurício Bara, treinador da UFJF, é primeiro de José Eduardo Bara, juiz-forano que integrava a forte equipe do Minas, campeão brasileiro e sul-americano na década de 80,sob comando do técnico coreano Wang-So.
Sobre o trabalho desenvolvido atualmente pela UFJF, Freitas informou que o projeto foi iniciado em 2008 e agora chega ao seu melhor momento. Em vários momentos da partida, o comentarista lembrou que Maurício é professor de vôlei na UFJF. Outra referência importante ao trabalho atual foi a perda de dois jogadores juiz-foranos pouco antes das finais da Liga Nacional: Wanderson, que se transferiu para a França, e Davison, que foi para o voleibol da Itália.
Entrevistado após a partida, o levantador Daniel Brasília disse que a UFJF superou todas as expectativas para chegar à decisão da Liga e à vaga na Superliga 2011/2012. Elogiou a estrutura disponibilizada para os jogadores na cidade, e aproveitou para convocar os empresários a investirem no projeto, para Juiz de Fora ser bem representada na Liga.
A equipe que disputou a final reuniu Pará, Humberto, Guilherme, Brasília, Juarez, Felipe, Juliano, Dida, Sachetto e Bernarly.
Foto: CBV