Parece que a aclimatação em Juiz de Fora fez bem para atletas de Canadá, China e Qatar. Vários conquistaram marcas expressivas nos Jogos Olímpicos e levaram medalhas para casa. A estrutura de atletismo da Faculdade de Educação Física da UFJF foi utilizada por sete delegações.
Os ‘chineses da UFJF’ foram os que mais receberam medalhas no atletismo, com direito a dobradinha na marcha atlética. A corrida de 20 km terminou com Wang Zhen em primeiro lugar e Cai Zelin na segunda posição. Na prova feminina, Lü Xiuzhi ficou com a medalha de bronze. A coordenadora da delegação de atletismo da China, Ling Zin, lembrou-se do período em Juiz de Fora ao comemorar a conquista. “Este resultado não teria acontecido se não fosse pela estrutura em que treinamos. Amamos este lugar”, disse.
Na marcha atlética de 50 km, outra medalha de ouro para a UFJF. Matej Tóth, da Eslováquia, terminou a prova em primeiro lugar, com o tempo de 3h40min58s. O americano Ashton Eaton também subiu no lugar mais alto do pódio. Ele treinou em Juiz de Fora para a prova do decatlo.
Prata no martelo e bronze no salto
Quem também está comemorando com medalha é Zhang Wenxiu. Ela é atleta do lançamento de martelo e alcançou a marca de 76,75 metros, o suficiente para chegar ao segundo lugar mais alto do pódio. Já Dong Bin, do salto triplo, ficou com medalha de bronze.
Dobradinha da “Federal” no salto em altura
No salto em altura, outra dobradinha da UFJF. Derek Drouin, do Canadá, ficou com a medalha de ouro da prova e o único atleta do Qatar que esteve em Juiz de Fora, Mutaz Barshim, conquistou a prata. A delegação canadense ainda subiu mais vezes ao pódio, com Brianne Theisen-Eaton, bronze no heptatlo feminino, e Andre de Grasse, nos 100m rasos. O canadense ainda ficou com a prata nos 200m rasos.
Vôlei do Egito
Uma das maiores atrações na UFJF, o time de voleibol do Egito não conseguiu bons resultados. Em cinco jogos foram quatro derrotas e apenas uma vitória. Essa foi a quinta participação do país na competição de vôlei, sendo a última em Pequim 2008. Os egípcios são os atuais hexa campeões africanos.
Medalhas obtidas por atletas que treinaram na UFJF
Quantas medalhadas cada país conseguiu
Se atletas na UFJF formassem um país…
Relação de medalhistas
Ouro
– Canadá: salto em altura – Derek Drouin (2,38 metros)
– China: marcha atlética de 20 quilômetros – Wang Zhen (1h19min14) e Liu Hong (1h28min35)
– Eslováquia: marcha atlética de 50 quilômetros – Matej Tóth (3h40min58)
– Estados Unidos: decatlo – Ashton Eaton (8.893 pontos)
Prata
– Canadá: 200 metros rasos – Andre de Grasse (20s02)
– China: marcha atlética de 20 quilômetros – Cai Zelin (1h19min26) e lançamento de martelo – Zhang Wenxiu (76,75 metros)
– Qatar: salto em altura – Mutaz Barshim (2,36 metros)
Bronze
– Canadá: heptatlo – Brianne Theisen-Eaton (6.653 pontos), 100 metros rasos – Andre de Grasse (9s91), revezamento 4 x 100 metros (37s64) e decatlo – Damian Warner
– China: salto triplo – Dong Bin (17,58 metros) e marcha atlética 20 quilômetros feminino Lü Xiuzhi (1h28min42)
Atletas Paralímpicos
São esperados cerca de 50 integrantes da delegação paralímpica de atletismo do Canadá na UFJF. A previsão é que permaneçam em Juiz de Fora até o dia 5 de setembro. Os Jogos Paralímpicos começam no feriado de 7 de setembro e vão até o dia 18.
Texto: Toque de Bola, com informações da UFJF
Fotos: Divulgação Rio 2016/Getty Imagens
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br