O Uberabinha/UFJF é Juiz de Fora na elite do futebol mineiro de base. É a primeira vez que a cidade tem um representante na Primeira Divisão do estadual. Além da classificação, a equipe ainda busca os títulos das divisões de acesso nas duas categorias, sub-15 e sub-17. O feito inédito veio após vitórias sobre o Nacional, de Muriaé, sábado, 20, no Estádio José Paiz Soares.
Ainda falta uma rodada para o final do campeonato e o acesso é fruto de uma campanha promissora desde o início. Na classificação conjunta – utilizada para definir os times classificados – o Uberabinha/UFJF tem nove vitórias em 18 jogos, a equipe que mais venceu. Também possui o ataque mais positivo e melhor saldo de gols.
“Notória evolução”
Para o treinador Alex Nascif, o acesso prova que os jovens estão empenhados em atingir os objetivos. “Isso nos fazer perceber que os atletas, que estão há dois anos no projeto, são capazes de desafios maiores. Essa era uma competição de nível maior e tiveram notória evolução nos conceitos de jogo”, avaliou.
Cereja do bolo
Para levantar a taça o time de Juiz de Fora precisa ir até São João Del Rei, vencer o Athletic Club e torcer por uma combinação de resultados. O adversário ainda briga por uma vaga na elite do ano que vem, por isso, Nascif não espera partida fácil. “O Athletic vem com pensamento de acesso. Vai ser um jogo muito difícil para nós, mas já estamos nos preparando para essa decisão. Se pra eles vale o acesso, para nós vale a consagração do título”, afirma.
O acesso
A garotada do sub-15 colocou uma pitada de emoção no jogo mais importante do ano. A partida foi disputada no campo do Tupynambás, mas quem começou se sentindo em casa foi o Rubro Negro. Arthur e Marcus marcaram logo no início do primeiro tempo, abrindo boa vantagem para os visitantes. Ainda na etapa inicial, Ré descontou.
De virada é mais gostoso
Precisando da vitória para buscar o acesso e continuar sonhando com o título da competição, coube ao time fazer um segundo tempo mais eficiente. Aos 10 minutos da etapa complementar, Jhon Jhon igualou o placar. O gol da vitória veio de maneira cinematográfica. Faltando apenas dois minutos para o apito final, falta para o Uberabinha/UFJF. Ré ajeitou a bola e colocou para o fundo da rede. Virada e vitória na última partida do time como mandante na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro Sub-15.
Confirmação do acesso
Se sobrou emoção no jogo do infantil, no sub-17 o Uberabinha/UFJF não sofreu muitos sustos. Apesar do placar magro, de 1 a 0, a partida foi dominada pelo time da casa. O time estava bem postado em campo e foram várias oportunidades de gols desperdiças no primeiro tempo, pelo menos quatro chances muito claras. Foi a oitava partida seguida sem derrotas.
No segundo tempo a buscar pelo gol foi incessante e a superioridade continuou. Aos nove minutos, Ronaldo foi o responsável por explodir a torcida e comissão técnica de emoção. Após cobrança de escanteio, o capitão cabeceou e marcou o gol do acesso juizforano. Até o final do jogo ainda houve outras oportunidades desperdiçadas. Aos 45 minutos, Paulo Cesar Zanovelli da Silva apitou pela última fez: Uberabinha/UFJF classificada para a Primeira Divisão do Campeonato Mineiro.
Texto: Cérix Ramon, do Toque de Bola, com supervisão de Ivan Elias, do Toque de Bola
Fotos: Divulgação Uberabinha/UFJF
Classificação: Federação Mineira de Futebol
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br