A manhã de domingo, dia 16 de julho, era uma espécie de prova de fogo para as equipes da Associação Esportiva Uberabinha que disputam o Campeonato Mineiro de futebol de base, categorias sub-15 e sub-17.
Mesmo com os compromissos sendo em casa e com apoio de familiares e torcedores no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, o Clube sabia que precisava cuidar de duas situações: a qualidade do adversário – o Esporte Clube Formiga desenvolve trabalho consistente nas categorias de base, tem ótimos valores e é concorrente direto na briga pelas primeira posições – e administrar as próprias emoções, em função de um início de campanha extraordinário dentro e fora de casa.
A missão foi bem cumprida. No sub-15 Uberabinha e Formiga ficaram no empate sem gols. No sub-17, os anfitriões venceram por 1 a 0, com tons de drama, O gol da vitória só surgiu nos instantes finais, depois que o adversário teve um jogador expulso (na metade do tempo complementar) e de várias tentativas que esbarra no nervosismo ou no bom goleiro Lucas.
Reis anotou o gol da vitória, aproveitando com categoria e oportunismo um lançamento preciso do meio-campo e invadindo a área pela direita de ataque antes de alcançar as redes.
O Toque de Bola produziu e publicou vídeos e reportagens na cobertura, que podem ser conferidos no Instagram toquedebolajf.
Nas entrevistas, o treinador sub-15 Martyiley Azevedo admitiu a dificuldade e valorizou o o ponto conquistado.
No sub-17 o treinador e dirigente Sérgio Eduardo, o Dudu, e o artilheiro da manhã, Reis, fizeram questão de ressaltar que valeu a pena treinar situações de ataque, como a jogada que resultou nos três pontos obtidos.
Os resultados mantêm o Uberabinha na primeira colocação geral – pelo regulamento, são considerados os pontos das duas faixas de idade para efeito de classificação à próxima fase.
Nas contas do único representante juiz-forano na competição estadual, já considerando os pontos de todas as equipes diante do wo do Serranense (cada jogo terá o placar oficial de 3 a 0) o Uberabinha após seis rodadas soma 27 pontos no geral, 14 da faixa sub-15 e mais 13 da categoria sub-17, o que corresponde a 75% de aproveitamento.
Os mais próximos na soma de pontos são União Luziense, com 24, Tombense com 22 e o próprio Formiga, 21.
De acordo com a tabela publicada no site da Federação Mineira de Futebol, restam três rodadas para terminar a fase de classificação a data do próximo duplo desafio do Uberabinha é 29 de julho, um sábado. O adversário desta vez jogará em casa. É o Tombense e as partidas estão programadas para 13h e 15h.
Em Juiz de Fora os times locais voltam a campo em 13 de agosto e terão pela frente o Bétis Futebol Clube.
Texto: Ivan Elias – Toque de Bola
Foto: Toque de Bola