
O Uberabinha perdeu para o Boston City no último sábado na Primeira Divisão do Campeonato Mineiro na categoria sub-15 ( 4 a 0) e empatou no sub-17 (0 a 0) em pleno Estádio Salles de Oliveira, local de treinamentos do Tupi.
Segundo o técnico Sérgio Eduardo, o Dudu do Cerâmica, o resultado adverso no primeiro jogo não condiz com o que foi a partida, apesar de muitos dos atletas estarem atuando no estadual pela primeira vez.
Já no sub-17, alguns atletas já haviam atuado na competição na última temporada, o que deu maior tranquilidade à equipe.
Desafio
No próximo sábado, a tabela marca confrontos dos times locais diante do América, às 9h e 11h, no Estádio das Alterosas do SESC Venda Nova, em Belo Horizonte. Apesar de reconhecer a força e tradição do adversário em revelar valores para o futebol nacional e, em muitos casos, europeu, Dudu confia em boas participações do Uberabinha.
“Teremos provavelmente o reforço de cinco jogadores no Infantil (sub-15), que vêm do Sport (dois), Centro de Futebol Zico Juiz de Fora (um) e de Carangola (dois). E a maior experiência do nosso Juvenil (sub-17) pode ser importante em jogos como esse”, avalia.
Sub-15
Na primeira partida, o Uberabinha sofreu o primeiro gol logo aos dois minutos, quando Diogo Araújo marcou o primeiro. Segundo Dudu, o nervosismo da estreia e o gol no início fez com que a equipe se desestabilizasse em campo. Mesmo assim, criou chances de gol suficientes que poderiam alterar o resultado.

Soberano no jogo, o Boston City marcou o segundo com Igor Gabriel, aos 25 minutos da primeira etapa.
Com a vantagem no placar, os visitantes souberam controlar a partida e fecharam o placar em 4 a 0, com dois gols de Estevão Souza na segunda etapa.
Sub-17
No duelo seguinte, os mandantes tiveram mais tranquilidade no quesito estreia, mas o comandante do Uberabinha classificou a partida como muito difícil.
A equipe de Juiz de Fora ainda teve, segundo a Comissão Técnica, um gol mal anulado pela arbitragem, os Oliveira, que viu falta no goleiro Leonardo em uma bola dividida. O Uberabinha teve outra chance clara, mas desperdiçou e a partida terminou empatada em 0 a 0.
Agradecimento ao Tupi
O dirigente do Uberabinha, Amarílio Arrila Canuto, destacou o empenho da presidente do Tupi, Myrian Fortuna. O Carijó socorreu o Uberabinha no ano passado, quando a equipe ameaçava não representar a cidade no Estadual de Base por falta de estrutura.
De acordo com Amarílio, a parceria prossegue este ano, com o Tupi disponibilizando o estádio Salles Oliveira para os jogos na cidade e se comprometendo com outras situações, como disponibilizar um médico em dias de partidas do Uberabinha em Juiz de Fora. “Acho que esse esforço da presidente Myrian merece um registro porque esse apoio em sido fundamental”, revela Amarílio.
O regulamento

Segundo a Federação Mineira de Futebol (FMF), a competição contará com quatro etapas. Na primeira fase, todos os clubes se enfrentam em turno único.
Ao final das quinze rodadas, os oito melhores colocados se credenciam para disputar as quartas de final, definidas através de cruzamento olímpico (1ºx8º, 2ºx7º, 3ºx6º, 4ºx5º).
Nesse contexto, os vencedores se classificam às semifinais para buscar uma vaga na grande final, que está prevista para o mês de outubro. Todas as partidas de mata-mata (quartas, semi e final) terão jogos de ida e volta.
Ainda de acordo com a FMF, os mesmos clubes compõem as categorias sub-15 e sub-17, o que viabiliza a ocorrência de rodadas duplas entre as mesmas equipes, como tem sido nos últimos anos da disputa.
No que diz respeito ao descenso, as três equipes com menor pontuação na primeira fase da competição, na soma das duas categorias, serão rebaixadas. A decisão foi tomada pelos clubes, através do Conselho Técnico realizado em Belo Horizonte.
Confira as fichas do jogos do Uberabinha no sábado:
Sub-15
UBERABINHA 0x4 BOSTON CITY
Estádio Salles de Oliveira
Gols: Diogo, Igor e Estevão (2)
Árbitro: Frederico Augusto Pereira da Costa
Assistentes: Paulo Henrique Camargos Oliveira e Gláucia Faria Paula
Uberabinha: Danilo; Davi, Antony (Daniel), Caio, Kaic (Matheus); Nicolas, João (Gustavo), Max, Bruno (Matheus Teixeira); Lins (Daniel Silva), Hugo (Arthur). Técnico: Sérgio Eduardo
Boston City: Kaua, Mark, Gabriel, Daniel, Guilherme; Gustavo (Nauberto), Gui, Ivo; Diogo (Davi), Igor (Gabriel), Marco (Estevão). Técnico: André Mendes
Sub-17
UBERABINHA 0x0 BOSTON CITY
Estádio Salles de Oliveira
Árbitro: Paulo Henrique Camargos Oliveira
Assistentes: Gláucia Faria Paula e Frederico Augusto Pereira Costa
Uberabinha: Mateus Arthur; Thiago Maier (Moisés), Diogo, Ramon, Ruan; Hugo (Mateus Alex), Vitinho (Luís Felipe), André (Gustavo), Humberto; Victor Hugo (Ryan Augusto), Josué (Lukinha). Técnico: Sérgio Eduardo
Boston City: Leonardo, Wescley, Ygor, Jean, Lucas (Alan); Hugo Fernando (Jose Mateus), Guilherme (Hugo), Andrew (Dhomene), Bruno (Gabriel); Kaio, Keven (Ryhun). Técnico: André Mendes
Texto: Toque de Bola
Fotos: Uberabinha/Divulgação