Juiz de Fora (MG), 1° de abril de 2011
Como as chances de classificação para a fase semifinal do Campeonato Mineiro são pequenas, a comissão técnica do Alvinegro aposta no profissionalismo dos jogadores para que a vontade de vencer seja a tônica da partida diante do América (BH), sábado, 2, às 16h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. E, mesmo que estudos indiquem que a probabilidade do Galo se classificar é inferior a 2%, o técnico Leonardo Condé ainda não jogou a toalha: “Já vimos de tudo no futebol. Se vencermos, o América jogará contra o Democrata pressionado.” Além disso, existe outra motivação: vencer para tentar garantir a vaga no Tupi na Série D do Campeonato Brasileiro.
Para o duelo entre Galo Carijó e Coelho, o treinador, que tem optado pelo esquema 3-5-2, encontra dificuldade para armar os cinco jogadores da faixa central do campo. Michel, que vinha atuando na ala, foi expulso contra o Funorte e cumpre suspensão. Fabiano, que desfalcou o time por quatro partidas em função de estiramento no músculo reto femural da coxa esquerda, retorna. O volante Marcel recebeu o terceiro cartão amarelo e também cumpre suspensão. Assis, outro volante, sentiu dores nas costas ao longo da semana e ainda é dúvida para a partida.
A boa notícia fica por conta do retorno do capitão Léo Devanir. O jogador, que cumpriu suspensão na partida contra o Funorte, volta querendo três pontos. “Independente das chances de classificação, temos que jogar para vencer. É um jogo que todos vão estar de olho. Vamos fazer o nosso papel, que é vencer os jogos que faltam e torcer contra os adversários. Além disso, temos a obrigação de deixar o time classificado para a Série D, para que o Tupi tenha calendário no segundo semestre”, destacou o capitão carijó.
Quem também está de volta é o ala-direita Felipe Cordeiro. Após o treinamento do Estádio Municipal realizado na última quinta-feira, o jogador conversou com o Toque de Bola, quando lamentou os pontos “fáceis” desperdiçados pela equipe. Perguntado sobre como fica a motivação para a partida diante do América, Cordeiro confirmou que a situação vivida pelo elenco não é das melhores. “É complicado. Mas nossa profissão é assim mesmo e temos que ganhar sempre. Além disso, a vitória será importante até para o Mineiro do ano que vem, já que se a gente ficar entre os seis primeiros o Tupi fará seis jogos em casa. Além disso, temos que tentar a Série D para termos calendário para o próximo semestre”, destacou o jogador, mostrando conhecimento em relação à situação do Tupi.
Condé espera uma partida difícil diante do Coelho. Mesmo assim, ele afirma que o Tupi tem que se impor jogando em casa. Para isso, orienta os jogadores para uma atuação equilibrada: muita marcação e pouco espaço para adversários; atacar sem expor o setor defensivo. “Será um jogo decisivo e difícil, já que o adversário é muito qualificado. Temos que jogar de forma equilibrada e marcar o América. É um time com bons valores individuais, como o Fábio Júnior e o Marcos Rocha, mas com um conjunto muito forte. A base é a mesma há três anos”, disse Condé, analisando o clube por onde também teve passagem.
Em relação ao time que entra em campo, o treinador disse, ainda sem saber se poderá contar com o volante Assis, que testou diferentes esquemas ao longo da semana. Como de praxe, a escalação do Tupi só será conhecida momentos antes da partida.
Coelho em busca de reabilitação
Depois de duas derrotas seguidas no Estadual, o América (B.H.) vem a Juiz de Fora em busca de reabilitação. Além da nova dupla de ataque com Fábio Júnior e Thiago Silvy, da permanência de Otávio na zaga e das voltas de Camilo e Rodrigo, a delegação do América viajou para JF com outras novidades: o atacante Eliandro e o volante China estão no banco de reservas. O primeiro volta ao grupo depois de passar por um processo de reequilíbrio muscular. Eliandro, que não poderia enfrentar o Cruzeiro, por força de contrato, mas já havia feito sua estreia na equipe alviverde na goleada de 4 a 1 sobre o Ipatinga, na Arena do Jacaré, na terceira rodada do Campeonato Mineiro. China, no entanto, está ganhando sua primeira oportunidade de participar da concentração dos profissionais e vive a expectativa de sua estreia no time principal.
Nesta sexta-feira, 1º, os jogadores fizeram um treino técnico pela manhã, no CT Lanna Drumond. Mas o técnico Mauro Fernandes já havia confirmado a equipe no coletivo de quinta-feira. O zagueiro Micão, mesmo liberado para jogar após cumprir suspensão automática, ficará como opção.
Sem Irênio e Jean Batista, suspensos pelo terceiro cartão amanhã, e Dudu, vetado pelo departamento médico, o técnico Mauro Fernandes manteve o volante Nando no time e escalou mais um atacante, Thiago Silvy. Para isso, ele recuou o meia-atacante Danilo para a função de armador. “É claro que eu gostaria de estar com todos os jogadores à disposição, mas os jogadores que estão entrando estão em boas condições. Além disso, chegamos numa situação de alerta do campeonato e precisamos vencer”, comentou o técnico Mauro Fernandes.
Ingressos e transporte
Os ingressos para o jogo entre Tupi e América podem ser adquiridos nesta sexta-feira, até às 18h, no Estádio Salles de Oliveira, na Sede Social do Tupi e no Calçadão da Rua Halfeld. No sábado, os bilhetes podem ser comprados nos mesmos pontos, mas até o meio-dia ou diretamente nas bilheterias do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. A entrada inteira custa R$ 12 e a meia-estrada, R$ 6.
Para o jogo Tupi x América (B.H.), a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) vai disponibilizar sete ônibus da linha 517 (Estádio) para atender os torcedores. Os primeiros veículos sairão às 12h30 da Avenida Independência (Colégio Stella Matutina), enquanto o último ônibus deverá sair do Estádio às 18h40.
Ficha técnica
TUPI: Rodrigo; Paulo Roberto, Léo Devanir e Fabrício Soares; Felipe Cordeiro, Claudinho Baiano, Felipe Santos, Edílson e Fabiano; Michel Cury e Yan. Técnico: Leonardo Condé.
AMÉRICA (B.H.): Flavio; Marcos Rocha, Otávio, Gabriel e Rodrigo; Nando, Leandro Ferreira, Luciano e Camilo; Thiago Silvy e Fábio Júnior. Técnico: Mauro Fernandes.
Árbitro: Ronei Cândido Alves (FMF)
Assistente 1: Marconi Hilbert Vieira (CBF/FMF)
Assistente 2: Pedro Araújo Dias Cotta (CBF/FMF)
Texto: Thiago Stephan
Arte: Rogério Caetano
[wpfootball id_league=2 id_template=2]