No primeiro jogo-treino do Carijó sob comando de Léo Condé, na preparação para a Série C e segunda fase da Copa do Brasil, os juiz-foranos venceram neste sábado, 12, o Boa Esporte, em Varginha, no Estádio do Melão, por 1 a 0. O gol do Tupi foi marcado pelo atacante Wesley, aos 11 minutos do primeiro tempo. Após a partida, o lateral-direito, Henrique, ressaltou a atuação defensiva da equipe.
“Primeiramente queríamos não levar gol e conseguimos. Ainda criamos e marcamos um, agora é continuar trabalhando para fazer uma boa Série C”
O lateral ainda elogiou o elenco que vem sendo formado para a sequência da temporada, com a volta de jogadores conhecidos do torcedor e vitoriosos pelo clube, e garantiu que otime vem forte para a Série C.
“A equipe já tem alguns jogadores carimbados, principalmente de 2011, quando o Tupi foi campeão da Série D. Sabemos da nossa força no Municipal e vamos batalhar muito tanto dentro, como fora de casa para fazer uma boa campanha na Série C”
O Tupi entrou em campo com Rodrigo; Henrique, Wesley Ladeira (Hélder), Fabrício Soares e Bruno Barros (Genalvo). Felipe Lima (Filipe Alves), Maguinho, Toledo (Raphael Aguiar) e Álvaro (Sidinei); Núbio Flávio (Élder Santana) e Wesley (Maranhão), escalação antecipada pelo Toque de Bola.
O jogo
A partida começou equilibrada e o Carijó foi o primeiro a ameaçar o gol adversário. Aos 8 minutos, após boa tabela pela direita de Núbio Flávio e Henrique, o atacante Wesley recebeu cruzamento e cabeceou com perigo ao lado do gol do time de Varginha. Três minutos depois, o centroavante não perdoou. O lateral-direito adversário, Rodrigo Paulista, bobeou e Wesley roubou a bola, correu com sua posse em direção ao gol e finalizou rasteira, sem chances para o goleiro adversário: 1 a 0 Tupi.
Mesmo com a vantagem no placar, os juiz-foranos não diminuíram o ritmo. No lance seguinte ao gol carijó, Núbio recebeu novo cruzamento e cabeceou no contrapé do goleiro do Boa Esporte, mas a bola raspou o travessão. O arqueiro do Tupi, Rodrigo, era mero espectador na partida.
O tempo passava e a equipe de Varginha, sofrendo forte marcação do Carijó, seguia sem finalizar ao gol juiz-forano. Somente aos 30 minutos o Boa chegou com perigo, em chute forte de Betinho, que obrigou Rodrigo a espalmar a bola, realizando boa defesa. O lance deu força ao Boa Esporte, que passou a ter mais volume de jogo, ocupando o campo de defesa carijó. A superioridade, no entanto, não foi traduzida em gols e o árbitro terminou o primeiro tempo aos 40 minutos.
O Tupi começou a segunda etapa sem mudanças na equipe. Com maior posse de bola, o Boa continuava buscando o empate, mas ainda sem ameaçar o gol defendido por Rodrigo, que executava seguras saídas da meta, quando necessário. Aos 12 minutos, Condé promoveu as duas primeiras mudanças no Carijó, colocando os volantes Filipe Alves – contratado recentemente – e Genalvo, nos lugares de Felipe Lima e do lateral-esquerdo, Bruno Barros. Três minutos depois, o meia Sidinei e o atacante Maranhão substituíram Álvaro e Wesley.
As mudanças equilibraram o jogo principalmente no meio campo. Aos 23 minutos, Alexandre finalizou forte e Rodrigo salvou o Tupi do empate, mostrando que segue em ótima forma. Continuando suas observações, Condé colocou o centroavante Élder Santana na partida, no lugar de Núbio Flávio. Na primeira bola recebida, o centroavante finalizou por cima do gol adversário, mas com perigo. Aos 27, o zagueiro Hélder entrou no lugar de Wesley Ladeira. Pouco depois foi a vez de Toledo deixar o campo para a entrada do atacante Raphael Aguiar.
Maranhão fez boa jogada pela ponta e cruzou para Aguiar que, um pouco atrasado, quase chegou na bola para marcar o segundo gol juiz-forano. A partida terminou novamente aos 40 minutos, com vitória consistente do Carijó no primeiro desafio na preparação para a continuidade da temporada.
Novos amistosos
O Alvinegro de Santa Terezinha deve oficializar a disputa de mais dois jogos-treino na preparação para a Série C e segunda fase da Copa do Brasil. O Carijó pode visitar na quarta-feira, 16, e no sábado, 19, América e Duque de Caxias, respectivamente. Os horários e locais ainda serão divulgados pela diretoria do clube juiz-forano, assim como a confirmação dos compromissos.
Texto de Bruno Kaehler com informações da Rádio Globo Juiz de Fora
Foto: Assessoria Boa Esporte / Divulgação