O processo de reformulação do Tupi para a disputa da Série B foi iniciado no elenco com as saídas do lateral Pirão, dos atacantes Michel Douglas e Romário e, a mais sentida pelo torcedor carijó, a do zagueiro Fabrício Soares. Todas as rescisões ocorreram na última quinta, 14, um dia antes da extensão do vínculo do técnico Ricardo Drubscky até o fim do ano.
Na manhã desta terça-feira, o lateral-direito Osmar anunciou, em entrevista, que o clube já comunicou que não pretende contar com ele na Série B. Outro atleta considerado fora dos planos pela Comissão Técnica é Wiliam Koslowski, que chegou bem recomendado ao clube, mas em nenhum momento conseguiu se firmar ou conquistar admiração dos torcedores no Campeonato Mineiro, mesmo sendo mantido como titular na maioria das partidas.
Saídas
No início da tarde, o Tupi confirmou, em seu site oficial, as saídas dos dois atletas, com o texto a seguir: “O lateral direito Osmar e o meia Willian Kozlowski não vão permanecer no Tupi para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Ambos foram comunicados que não vão ser utilizados na competição nacional após treino físico realizado na tarde de segunda-feira, 18, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. A diretoria carijó vai reunir com os dois atletas para decidir a melhor solução para cada caso.”
Chegadas
Quanto a contratações, o primeiro jogador anunciado foi do atacante Thiago Silvy. Antes, a direção havia comunicado oficialmente como reforço a renovação de contrato do técnico Ricardo Drubscky.
Silvy: “É trabalhar bastante”
O Tupi apresentou, na tarde desta segunda-feira, 18, o atacante Thiago Silvy, 29 anos, que chega para reforçar o elenco para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogador desembarcou na noite de domingo e, no dia seguinte, participou das atividades em dois períodos que Galo Carijó realizou. Após intenso treino físico no gramado do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, o novo atacante alvinegro conversou com a imprensa juiz-forana.
“Estou muito feliz pela oportunidade que o Tupi está me dando. Já joguei algumas vezes contra o professor Ricardo [Drubscky]. Joguei o Campeonato Mineiro pelo Villa Nova, competição que o Tupi também disputou, e acabei acompanhando a campanha do Tupi”, comentou Silvy, para depois relatar sua carreira no futebol: “Comecei no Figueirense (SC), onde permaneci por dez anos. Depois, rodei pelo futebol brasileiro. Joguei no Coritiba, América-MG, Portuguesa, Criciúma, entre outros, e meu último clube foi o Villa Nova.”
Perguntado sobre suas características, revelou que gosta mais de “atuar pelo lado do campo, mas posso jogar como meia também.” Posteriormente, falou sobre o que o trouxe a Juiz de Fora. “O Tupi vem fazendo boas campanhas nos últimos anos, tanto que no ano passado conseguiu subir para a Série B, que é uma competição muito boa, já joguei várias vezes e consegui dois acessos. Espero que eu tenha sucesso aqui também. Sei da minha responsabilidade e da minha competência. Não foi por acaso que cheguei aqui. Agora, é trabalhar bastante para que as coisas possam acontecer dentro da competição”, finalizou Silvy.
Adeus ao “Chefe”
O zagueiro de 37 anos tinha o desejo de renovar com o clube de Santa Terezinha. Fabrício Soares é décimo atleta que mais atuou com a camisa do Tupi em Campeonatos Mineiros, com 69 aparições. Chegou ao alvinegro em 2009, ficou até 2011, e retornou em 2012. Participou das principais conquistas do clube, tendo como a principal delas o acesso à Série B, onde foi titular absoluto na zaga, formando dupla com Maílson, Leandro Euzébio e, por fim, com Sidimar.
Pouco espaço
Os outros três jogadores chegaram ao Tupi por indicação de Júnior Lopes, que contava com os atletas para atuarem no Mineiro. Romário teve uma contusão no joelho e ficou fora de combate na maior parte do estadual. Pirão e Michel iniciaram a campanha como titulares do Carijó, mas após a saída do técnico Júnior Lopes, após a segunda rodada, perderam espaço na equipe para Thiaguinho e Michel Henrique.
Preparação
O Tupi cumpre uma sequência de treinos de dez dias, na preparação para a Série B do Brasileiro. Com atividades pré-agendadas para os campos do Rezato, AABB, UFJF e Granbery, o objetivo é, após a folga, retomar com força máxima os preparativos para a principal competição do calendário carijó.
Após o fim do Campeonato Mineiro, os jogadores do Tupi se reapresentaram na quinta-feira, 14: “Fizemos uma transição nestes primeiros dias. A partir de segunda, a gente começa a concentrar nosso trabalho na qualificação do nosso jogo para a sequência da temporada”, expôs o treinador Ricardo Drubscky.
Calendário de treinos
Quinta-feira, 14: 15 horas – Local: Sede Social
Sexta-feira, 15: 9h30 – Local: Granbery
Sábado, 16: 9h30 – Local: Campo da Rezato
Domingo, 17: 9h30 – Local: Campo da Rezato
Segunda-feira, 18: 9h30 – Local: Granbery
16 horas – Local: a definir
Terça-feira, 19: 9h30 – Local: AABB
Quarta-feira, 20: 9h30 – Local: UFJF
16 horas – Local: a definir
Quinta-feira, 21: 9h30 – Local: Campo da Rezato
Sexta-feira, 22: 9h30 – Local: a definir
Sábado, 23: 9h30 – Local: a definir
Texto com informações do Tupi e do Toque de Bola
Edição: Toque de Bola
Fotos: Felipe Couri / tupifc.esp.br
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br