As vaias deram lugar aos aplausos no Estádio Municipal. Na terça-feira, 21, o Tupi reencontrou o caminho da vitória, batendo o Bahia por 2 a 1. Os pouco mais de 1.100 torcedores que foram ao Radialista Mário Helênio vibraram e sofreram até os momentos finais da partida. Nos últimos lances, em pressão do time visitante, que buscava o empate, a torcida rezou para espantar o fantasma dos gols no final. A partida foi válida pela 11ª rodada da Série B.
Com a vitória, o Galo agora soma oito pontos. Na próxima rodada, o Carijó tem novo compromisso em casa. Recebe o Avaí, que está na 16ª posição, e em caso de nova vitória pode até sair da zona de rebaixamento. O jogo está marcado para sábado, 25, às 21h.
O Bahia amargou a terceira derrota consecutiva e volta a jogar longe do torcedor. Próximo desafio é em Pelotas, contra o Brasil, sexta-feira, 24, às 21h30.
Quem não faz, leva
A partida começou em bom ritmo. As duas equipes se enfrentando de igual para igual, com chances para ambos os lados. Quem chegou primeiro foram os visitantes. Hernane e Thiago Ribeiro tiveram oportunidades claras de gol, mas pararam no goleiro Rafael Santos. O arqueiro Carijó vem sendo um dos destaques da equipe na Série B e não foi diferente na fria noite juiz-forana.
Aos 18 minutos Hiroshi mostrou como se faz. O meia roubou a bola na lateral da intermediária e fez boa jogada individual até a entrada da área. Ele bateu, acertou o canto direito de Marcelo Lomba e fez a festa nas arquibancadas. Foi o primeiro gol de Hiroshi na competição.
Teste para cardíaco
Logo no início da segunda etapa o Galo já mostrava que não estava para brincadeira. Rubens sofreu falta na entrada da área e a cobrança ficou conta de Hiroshi. O jogador, que havia marcado o primeiro gol, acertou a trave e, no rebote, Marcos Serrato, sozinho mas em condição legal, jogou para o fundo das redes. Tupi 2 a 0.
Com o placar a seu favor, o Tupi acabou recuando e chamando o Tricolor Baiano para seu campo. E ele foi. A partida ficou aberta, com pressão do Bahia e contra-ataques do Alvinegro de Santa Terezinha. Os dois times perderam boas oportunidades até que Luisinho colocou fogo no jogo aos 37 minutos. Depois de bom lançamento, ele dividiu com Rafael Santos e a bola acabou entrando, num lance tão estranho que o próprio autor do gol admitiu, na saída de campo, em entrevista, que não sabia direito como tocou a bola para a rede.
Ajuda dos céus
O placar em 2 a 1 para o Tupi, contra um adversário tido como favorito e escanteio nos acréscimos do segundo tempo. Essa poderia ser a descrição da partida contra o Criciúma, no sábado, 18, mas o filme se repetiu. Torcedores, jogadores, jornalistas e ambulantes recorreram aos céus para que o final fosse diferente. A pressão baiana foi forte e a zaga cortava cada lance como se fosse uma Copa do Mundo.
Quando o árbitro apitou o fim da partida, jogadores ajoelharam no gramado e os torcedores cantaram nas arquibancadas: enfim, final feliz para o Tupi. O Galo desbancou o grande Bahia e voltou a vencer.
FICHA TÉCNICA:
TUPI 2 X 1 BAHIA
TUPI: Rafael Santos; Henrique, Bruno Costa, Rodolfo Mol e Douglas; Filipe Alves, Marcos Serrato (Gabriel Sacilotto), Rafael Jataí, Vinícius Kiss e Hiroshi (Recife); Rubens (Giancarlo). Técnico: Estevam Soares
BAHIA: Marcelo Lomba; Hayner (Régis), Jackson, Éder e Moisés; Feijão, Juninho, Danilo Pires e Renato Cajá (Luisinho); Thiago Ribeiro (João Paulo Penha) e Hernane. Técnico: Aroldo Pereira
GOLS:TUPI: Hiroshi, aos 18 min do 1º tempo, e Marcos Serrato, aos 6 min do 2º tempo;
BAHIA: Luisinho, aos 38 min do 2º tempo;
Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro (RJ);
Assistentes: Dibert Pedrosa Moises e Andrea Izaura Maffra Marcelino de Sá (RJ);
Cartões amarelos: Bruno Costa, Rafael Jataí e Recife (Tupi); Moisés, Hernane e Jackson (Bahia);
Local: Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG).
Público pagante: 759
Público presente: 1133
Renda: R$ 14.670,00
Estatísticas: (Fonte: Soccer Way)
Veja como foram os outros jogos da 11ª rodada
Londrina 0x1 Vasco
No Estádio do Café, o Vasco precisou de apenas seis minutos para abrir o placar. O zagueiro Rodrigo cobrou falta de longe, a bola desviou na barreira, o goleiro Marcelo Rangel se atrapalhou e acabou encoberto. Aos 17, o Londrina quase deixou tudo igual com um chutaço de Keirrison, mas Martin Silva fez grande defesa. Dezessete minutos depois, Leandrão teve grande oportunidade de aumentar a vantagem vascaína, mas acertou a trave. Na etapa final, o jogo ficou mais aberto, mas os dois goleiros trabalharam bem, o Cruzmaltino conseguiu administrar o resultado e venceu por 1 a 0.
Avaí 1×1 Atlético-GO
Na Ressacada, o Atlético-GO saiu na frente aos 27 minutos, com Matheus Ribeiro aproveitando bom passe de Magno Cruz. O Dragão vinha trabalhando bem a bola e tinha tudo para sair com os três pontos, mas deixou a vitória escapar. Já aos 37 minutos do segundo tempo, Diego Jardel deu ótimo lançamento para Romulo, o atacante se antecipou e acertou o ângulo de Marcos para evitar a derrota e garantir o 1 a 1.
Ceará 1×0 Oeste
Quem também conquistou uma grande vitória foi o Ceará. No Castelão, o Vozão superou o Oeste por 1 a 0. A primeira grande chance de gol da partida, no entanto, foi do time visitante. Em cobrança de pênalti, Léo buscou o canto esquerdo e o goleiro Éverson conseguiu fazer a defesa. A partir daí, só deu Alvinegro. O gol saiu somente no segundo tempo, mas veio logo aos dois minutos. Wescley, que entrou no intervalo, pegou a sobra após passe de Rafael Costa e mandou de primeira para o fundo da rede. Onze minutos depois, Rafael Costa desviou em cobrança de escanteio e quase ampliou, acertando a trave, mas a vitória foi mesmo pela vantagem mínima. O Ceará chega a 20 pontos e entra momentaneamente no G-4.
Paysandu 1×0 Joinville
Recebendo o Joinville na Curuzu, o Paysandu conquistou a terceira vitória seguida nesta Série B. O Papão marcou logo no primeiro minuto do jogo. Jhonnatan avançou pela esquerda, invadiu a área e bateu cruzado para balançar a rede. Depois disso, a partida só foi ter mais uma boa chance de gol aos 25 minutos do segundo tempo. Gabriel Vasconcelos cruzou na área, a bola desviou na defesa e Emerson teve de fazer grande defesa para evitar o empate. A partir daí, os paraenses conseguiram administrar bem a vantagem e o placar fechou mesmo em 1 a 0.
CRB 1×1 Paraná
No Rei Pelé, o CRB teve tudo para superar o Paraná e assumir a segunda colocação da tabela. Após Robson acertar a trave em cobrança de pênalti para os paranistas, aos 32 minutos da etapa final, os alagoanos abriram o placar no minuto seguinte, com desvio de Flávio Boaventura após cruzamento de Éder. O problema para os regatinos foi que já aos 43, Robson aproveitou a sobra para se redimir da penalidade desperdiçada e evitou a derrota paranista, deixando tudo igual com 1 a 1 no placar.
Vila Nova 2 x 3 Criciúma
Não faltaram gols e emoção no Serra Dourada. Aos 20 minutos, após Elvis cobrar escanteio, Gustavo subiu bem e abriu o placar para o Criciúma. Vinte minutos mais tarde, o Vila Nova chegou ao empate, também através da bola parada. Luiz Fernando cobrou falta e Vinícius Simon saiu do chão para deixar tudo igual. Na etapa final, aos 13, Gustavo deixou o Tigre em vantagem novamente, cobrando pênalti. Aos 25 minutos, Raphael Silva apareceu sozinho após falta batida por Alex Maranhão e marcou o terceiro dos catarinenses. Mais para o fim do jogo, aos 40, os goianos fizeram o segundo gol com Fabinho, em belo chute de fora da área, e quase empataram oito minutos depois, mas o atacante Jheimy cortou praticamente em cima da linha e salvou o Criciúma. Enquanto o clube catarinense entrou no G-4, o Vila Nova segue na 13ª colocação, com 13 pontos.
Bragantino 0 x 1 Goiás
Em Bragança Paulista (SP), no Nabi Abi Chedid, houve apenas um gol, mas foi muito importante para o Goiás. Após um primeiro tempo superior, onde botou o goleiro Felipe para trabalhar, o Esmeraldino conseguiu marcar aos 23 minutos da etapa final. Léo Sena invadiu a área pela esquerda, foi ao fundo e cruzou. Rossi se antecipou e só empurrou para o fundo da rede. Os goianos ainda tiveram mais duas boas chances aos 32, com Cassiano, e aos 34, também com o atacante, mas Felipe fez belas defesas e o placar terminou com 1 a 0 para os visitantes. Com o triunfo, o Goiás deixou a zona de rebaixamento, subindo para o 15º lugar, com 12 pontos. O Braga, por sua vez, segue no Z-4, em 18º, com nove.
Brasil-RS 0 x 0 Náutico
No Estádio Centenário, em Caxias do Sul, Brasil-RS e Náutico não saíram do 0 a 0 em um jogo com poucas chances. O resultado acabou sendo ruim para os dois times, já que ambos viram o G-4 se distanciar. O Timbu caiu para o sexto lugar, com 18 pontos, enquanto o time de Pelotas (RS) segue em 10º, com 16.
Luverdense 0 x 0 Sampaio Corrêa
No Passo das Emas, Luverdense e Sampaio Corrêa também ficaram no empate sem gols. O Verdão do Norte dominou a partida, mas não conseguiu superar o goleiro Rodrigo Ramos, que viveu noite inspirada com grandes defesas. A equipe de Lucas do Rio Verde (MT) segue no oitavo lugar, com 17 pontos, enquanto os maranhenses voltam ao 20º lugar, com seis.
Confira, abaixo, os resultados da 11ª rodada do primeiro turno da Série B