O Tupi oficializou, nesta segunda, 23, a permanência de mais um atleta para 2016. O volante Rafael Jataí chegou em um acordo com a direção carijó e terá sua segunda temporada defendendo o Galo. O atleta se junta ao goleiro Glaysson, lateral Osmar, volante Felipe Alves, meia Vinicius Kiss e atacantes Ramon e Ygor como remanescentes garantidos para o Campeonato Mineiro, além do meia Hiroshi e do lateral Wesley Douglas, caras novas em Santa Terezinha.
Aos 26 anos, Jataí chegou ao Tupi logo após o Estadual de 2015, competição pela qual o volante atuou no Guarani de Divinópolis. O então técnico do Carijó, Leston Júnior, logo escalou o jogador formado no Atlético Mineiro na equipe titular. Ele atuou em 29 partidas, não marcou nenhum gol, levou nove cartões amarelos e um vermelho – contra a Portuguesa, em Juiz de Fora, após se envolver em confusão com Victor Bolt. Com “Jata”, como era chamado pelos companheiros, em campo, o Carijó venceu nove vezes, empatou sete e perdeu só três.
Negociações em andamento
A cúpula carijó tem interesse ainda nas renovações de atletas importantes na Série C como o zagueiro Fabrício Soares, o lateral Bruno Ré, o volante Genalvo, o atacante Felipe Augusto e o meia-atacante Kaio Wilker. O Toque de Bola apurou que todos os atletas citados foram contactados pelo Tupi e devem ter futuro definido ainda nesta semana.
Fabrício Soares e Genalvo ainda acertam questões salariais. Os outros três, assediados, teriam garantido uma decisão até a quarta-feira, 25.
O lateral-esquerdo revelado no Tupi, Thiaguinho, e o goleiro Gonçalves também devem possuir seguimento do trabalho no Alvinegro em 2016.
O clube, questionado sobre as possibilidades, segue divulgando que as novidades serão oficializadas apenas no site.
Outro caminho
O Toque de Bola apurou ainda que o meia Marco Goiano não deve prosseguir no Galo Carijó. O dono das bolas paradas do Tupi na reta final da Série C, segundo informações de bastidores, não teria sequer recebido proposta do Alvinegro.
Atletas como o zagueiro Lula, o meia Júnior Paraíba e o atacante Geraldo também dificilmente defenderão as cores do time juiz-forano na temporada subsequente.
Pré-seleção adiada
Ainda nesta segunda, o Tupi confirmou adiamento da pré-seleção de jogadores para a formação da equipe sub-22 do Alvinegro. Agora, a primeira etapa, de avaliação física, será realizada na quinta-feira, 26, em Santa Terezinha, no Estádio Salles de Oliveira, às 13h30.
As inscrições para a participação nesta pré-seleção estão abertas e vão até a próxima terça-feira, 24/11. O atleta interessado deve preencher uma ficha na sede social do clube, localizada na rua José Calil Ahouagi, 332, Centro, entre 8h e 11h e 14h e 18h, de segunda à sexta, e no sábado, de 9h às 12h.
A faixa etária estipulada para a participação é de 18 aos 22 anos. Atletas com idade superior a esta faixa devem comprovar em carteira de trabalho sua passagem por clubes profissionais. Mais informações no telefone (32) 3211-2388.
Tabela do Mineiro ainda em novembro
A Federação Mineira de Futebol (FMF) confirmou, após arbitral realizado na sexta-feira, 20, que a tabela do Campeonato Mineiro de 2016 será divulgada ainda em novembro. A reunião com representantes dos 12 clubes que integram a competição estadual da próxima temporada garantiu a permanência do sistema de disputa, com onze rodadas na primeira fase (turno único), as duas piores campanhas rebaixadas ao Módulo II e as quatro melhores equipes classificadas para as semifinais, com jogos de ida e volta em cruzamento olímpico (1° x 4° e 2° x 3°).
Além do Tupi, América, Atlético, Boa Esporte, Caldense, Cruzeiro, Guarani, Tombense, Tricordiano, Uberlândia, URT e Villa Nova participam do torneio com início programado para 31 de janeiro.
Texto: Bruno Kaehler – Toque de Bola
Fotos: Felipe Couri/tupifc.esp.br
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br