Na noite desta terça-feira, 8, no Ritz Hotel, o Tupi e o Panathlon Club Juiz de Fora, que comemora 40 anos este ano, foram anfitriões do Projeto Tour da Integridade Esportiva, da Enajd – Escola Nacional de Justiça Desportiva, entidade criada em 2014. Em pauta, o projeto, que conta com apoio da Confederação Brasileira de Futebol, busca a conscientização e orientação para que atletas e clubes reduzam ao máximo o número de infrações junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O Toque de Bola acompanhou com exclusividade.
Pelo Tupi, estevam a presidente, Myrian Fortuna, o vice-presidente e responsável pelo departamento médico do clube, José Roberto Maranhas, o diretor financeiro Jarbas Cruz, o Gerente de Futebol, Pitti, o treinador Ricardo Drubscky, diversos profissionais da Comissão Técnica e todo o grupo de jogadores.
Pelo Panathlon Club Juiz de Fora, marcaram presença o próprio Maranhas, Sérgio Schmidt de Andrade, Alfredo Coimbra, José Alves Sobrinho, Fernando Costa, Adilson Mattos e Ivan Elias.
O quarto mineiro
Depois de passar por Atlético, América e Cruzeiro, o Tupi é o quarto clube mineiro a receber o wokshop da ENAJD (Escola Nacional de Justiça Desportiva).
O objetivo da ENAJD é informar, orientar e alertar os atletas e profissionais para prevenir e reduzir as infrações disciplinares dentro e fora de campo. Foram realizadas três palestras: Infrações disciplinares, combate à manipulação de resultados e doping.
Primeiro a falar, Marcelo Jucá, Presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/RJ e Vice-presidente do TJD/RJ, explicou a composição dos tribunais desportivos e , em seguida, citou as principais infrações disciplinares cometidas pelos atletas em campo. Jucá ouviu os atletas e exibiu vídeos para esclarecer diversas situações.
Logo após, Tiago Barbosa, especialista no combate a Match-Fixing e Procurador do STJD, mostrou um caso concreto de manipulação de resultados ocorrido na Itália e citou oito pontos importantes de alerta aos atletas para evitarem se envolver nessa prática que assombra o futebol no mundo.
O terceiro e último assunto foi debatido e esclarecido pelo Presidente da Comissão Nacional Antidoping da CBF, Fernando Solera. Com muitas dúvidas, os atletas acompanharam todo o processo para realização de doping e ouviram situações concretas por doping involuntário, quando os atletas tem o exame positivo por negligência, falta de atenção e orientação.
O Tour da Integridade Esportiva é um projeto da ENAJD que conta com o apoio da CBF para a visita de clubes de todas as Séries do Campeonato Brasileiro.
Texto: Toque de Bola e assessoria do Enajd
Fotos: Toque de Bola
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br