O Tupi pode até perder para o Guarani nesta 10ª rodada e ainda assim garantir sua permanência no Módulo I. Após a goleada de 4 a 0 sofrida diante do Mamoré em Patos de Minas, a demissão de Felipe Surian e a contratação de Leston Júnior para o cargo de técnico, o Carijó atua em Divinópolis de olho nos confrontos de Democrata-GV e Boa.
Apesar do resultado, a situação do Carijó não é tão arriscada. Faltam dois jogos para o fim da fase de classificação e o time juizforano manteve os 10 pontos e o sétimo lugar na tabela. Agora, irá encarar fora de casa o Guarani e, no Mário Helênio, a URT. O Alvinegro precisa de pouco para escapar do rebaixamento e pode conseguir isso já nesta 10ª rodada.
Jogos da 10ª rodada do Módulo I do Mineiro 2015
Derrotas de Boa e Democrata-GV garantem Tupi no Módulo I
O Tupi poderá escapar mesmo se não vencer o Guarani nesta rodada. Basta que o Boa Esporte não pontue e o Democrata-GV não vença, pois mesmo que conquistem três pontos na próxima rodada, Guarani e Democrata não chegariam a 10 pontos e o time de Varginha ficaria com uma vitória a menos que o Carijó.
Vencendo, o Alvinegro garante a permanência no Módulo I com 13 pontos, já que os dois últimos colocados não têm a possibilidade de conquistar esse número.
Se empatar em Divinópolis, o Tupi também garante a permanência, torcendo por dois de três resultados na partida entre Democrata-GV e Mamoré, em Governador Valadares: empate ou vitória do Mamoré.
Sexto lugar: briga com Villa
A permanecer na divisão principal do futebol mineiro, o Tupi busca alcançar pelo menos a sexta colocação, o que possibilita, na temporada seguinte, realizar seis dos 11 jogos como mandante. Esta situação tem ocorrido nos últimos anos com grande frequência – o Tupi já se acostumou a fazer mais de metade dos jogos diante da torcida.
Para alcançar a sexta posição, o time juizforano precisa de bons resultados e ainda “secar” o Villa Nova nas duas rodadas restantes . Antes do início da décima rodada, o Tupi está em sétimo lugar com 10 pontos, contra 13 do Leão do Bonfim, sexto colocado. O número de vitórias entre as duas equipes é o mesmo e o Villa tem saldo de dois gols superior ao Tupi.
Neste domingo, o Villa enfrenta o Atlético Mineiro, no Estádio Independência. Na rodada final de classificação, o Tupi receberá a URT e o Villa Nova jogará também em casa, diante da Caldense.
Em 2014, Guarani se salvou derrotando o Tupi
No ano passado, na última rodada da fase de classificação, o Tupi, com possibilidade de conquistar uma vaga nas semifinais, recebeu o Guarani, ameaçado de rebaixamento, e foi superado por 2 a 1 pelo time comandado, na época, por Leston Júnior. Com a vitória, o time de Divinópolis chegou aos 11 pontos e com a derrota do Nacional de Nova Serrana para o Villa Nova, conseguiu se manter na elite estadual. O Carijó, com 15 pontos, ficou a um do Boa, quarto colocado, e se pelo menos tivesse empatado, conseguiria a vaga pois teria uma derrota a menos que a equipe de Varginha.
Texto: Guilherme Fernandes, com informações do site da Federação Mineira de Futebol
Foto: Arquivo Toque de Bola