No jogo de vida ou morte no Alfredo Jaconi pela Série C, o Juventude fez o dever de casa e superou o Tupi por 2 a 0, com gols de Brenner e Jô, ambos na segunda etapa. A vitória colocou o Alviverde na quarta colocação do grupo B com 25 pontos. O Tupi, que sofreu sua primeira derrota como visitante na competição, permaneceu com 30 pontos na liderança, já que o Londrina, vice, empatou em 1 a 1 com o lanterna Caxias no Estádio Do Café. O resultado ainda selou o rebaixamento do time grená para a Série D.
O próximo compromisso carijó ocorre justamente em Londrina (PR), no do Café, contra os donos da casa, domingo, 20, às 16h. Um empate mantém Galo na ponta da chave.
O jogo
O Juventude iniciou o confronto no ataque. Os donos da casa pressionaram mais no primeiro tempo. O atacante Jô era muito acionado na ponta esquerda. A primeira grande chance do embate foi do Alviverde. Wallacer recebeu cruzamento livre na grande área, e, cara a cara com o goleiro Glaysson, forçou o arqueiro carijó a fazer grande defesa. O Tupi tentava sair nos contra-ataques e após boa jogada de Felipe Augusto pela esquerda, Bruno Aquino obrigou o goleiro adversário, Elias, a trabalhar. Depois de um inicio forte do Juventude, o time juiz-forano conseguiu equilibrar a partida. Em escanteio cobrado por Gabriel Davis, Sidimar desviou a bola na primeira trave, e após bate-rebate na área, Bruno Aquino arrematou e Elias defendeu novamente. O Juventude voltou a assustar com o veterano Paulo Baier em cobrança de falta precisa, que obrigou Glaysson a fazer excelente intervenção.
No segundo tempo o jogo foi mais movimentado. O Juventude abriu o placar logo aos 18 minutos com Brenner, que entrou em velocidade na área e tocou na saída de Glaysson. Com a vantagem no placar, o time de Caxias do Sul recuou e passou a explorar os contra-ataques. A estratégia deu certo e, depois de uma saída rápida pela direita, Helder cruzou para Jô, livre, ampliar: 2 a 0. O Tupi tentou diminuir com Geraldo, que entrou no lugar de Bruno Aquino, de cabeça, mas a bola foi para fora. Pouco depois, Vinicius Kiss cometeu falta no meio de campo, levou o segundo cartão amarelo e acabou expulso. Com um a menos, o Carijó não teve forças para diminuir a diferença no marcador. Vitória importante do Juventude, que briga pela vaga no G4.
Leston: “Cometemos erros que não são comuns nossos”
Após o jogo, o treinador do Tupi, Leston Júnior, reconheceu que o Juventude mereceu o resultado e enalteceu a exibição de Gabriel Davis: “Nós sabíamos que o jogo aqui seria muito difícil. Controlamos o jogo a maior parte do tempo, mas futebol premia quem erra menos, e hoje cometemos erros que não são comuns nossos. Eles se aproveitaram em dois lances e foram merecedores do placar. Esta foi a segunda derrota nossa e, como fiz contra o Londrina, a responsabilidade da derrota é minha, é do comando, então tenho que tranquilizar os jogadores e seguir em frente. A meta para ser líder é bater os 34 pontos e agora temos dois jogos para tentar conseguir isso. A derrota não pode apagar a boa partida do Gabriel Davis, que se movimentou bem, driblou, fez boas jogadas e foi importante para nós”, declarou.
FICHA TÉCNICA – Juventude 2 x 0 Tupi
Estádio Alfredo Jaconi
Arbitragem: Cláudio Francisco Lima (SE), José Roberto Larroyd e Ely Alves (SC)
Juventude: Elias; Helder, Pereira, Everton e Adriano; Vacaria, Lucas (Erik), Wallacer e Paulo Baier (Fabricio); Jô e Brenner (Zulu). Técnico: Antônio Carlos Zago
Tupi: Glaysson, Osmar, Sidimar, Lula, Bruno Ré (Carlos Renato); Genalvo, Rafael Jataí, Vinicius Kiss, Gabriel Davis; Felipe Augusto (Ramon), Bruno Aquino (Geraldo). Técnico: Leston Júnior
Gols Juventude: Brenner 18’ 2T e Jô 36’2T.
Cartões amarelos Juventude: Paulo Baier e Helder
Cartões amarelos Tupi: Sidimar, Lula e Vinicius Kiss
Cartão vermelho Tupi: Vinicius Kiss
Classificação e rodada (se preferir, clique sobre a imagem para ampliar):
Sábado, 12
11h: Madureira 1 x 1 Brasil de Pelotas – Conselheiro Galvão (RJ)
16h: Tombense 3 x 3 Guaratinguetá – Antônio de Almeida (MG)
Domingo, 13
16h: Juventude 2 x 0 Tupi – Alfredo Jaconi (RS)
19h: Londrina 1 x 1 Caxias – Estádio do Café (PR)
Segunda, 14
20h30: Guarani 1 x 0 Portuguesa – Brinco de Ouro (SP)
Sábado,12
16h: ASA-AL 1 x 0 Salgueiro – Municipal de Arapiraca (AL)
19h: Botafogo-PB 1 x 2 Vila Nova – Almeidão (PB)
Domingo, 13
16h: Águia de Marabá 3 x 2 Icasa – Zinho de Oliveira (PA)
16h: Cuiabá 2 x 2 América-RN – Arena Pantanal (MT)
19h: Fortaleza 1 x 1 Confiança-SE – Castelão (CE)
Texto: Guilherme Fernandes, estágiário do Toque de Bola, com informações da Rádio CBN Juiz de Fora e supervisão de Bruno Kaehler – Toque de Bola
Fotos: Felipe Nyland/Agencia RBS
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br