Em situação confortável na tabela de classificação da Série C, o líder com 30 pontos, Galo Carijó, pode se classificar às quartas de final da competição mesmo antes de enfrentar o Londrina domingo, 20, às 16h, no Estádio Do Café. Isto porque a Portuguesa, quinta colocada do grupo B, ou seja, a primeira fora do G4, possui seis pontos a menos que o Alvinegro e joga antes do Tupi na rodada. Se a Lusa não vencer o Caxias, no Centenário, não alcança mais o clube juiz-forano, que garante a vaga.
Se a equipe paulista vencer, um empate leva o Galo matematicamente para o mata-mata da Série C.
Luta pela ponta
Tupi e Londrina fazem jogo que vale a liderança do grupo na Série C. Com dois pontos a menos que o Carijó, só a vitória interessa aos paranaenses para ultrapassar o Alvinegro. Já o time comandado pelo técnico Leston Júnior tem no empate a classificação matemática para as quartas e manutenção da liderança na rodada garantidas, independente de qualquer outro confronto.
Fechando a fase eliminatória, o time de Santa Terezinha recebe o atual terceiro colocado, Brasil de Pelotas, podendo cravar o primeiro lugar e vantagem de decidir em casa nas quartas de final.
Confira abaixo a classificação atualizada do grupo B da terceira divisão do Campeonato Brasileiro (se preferir, clique sobre a imagem para ampliar):
Jogos da 17ª rodada:
Sábado, 19:
16h – Tombense x Juventude – Antônio de Almeida (MG)
19h – Brasil x Guarani – Bento Freitas (RS)
Domingo, 20:
11h – Guaratinguetá x Madureira – Dario Leite (SP)
11h – Caxias x Portuguesa – Centenário (RS)
16h – Londrina x Tupi – Do Café (PR)
18ª rodada – Todos os jogos estão programados para as 16h do domingo, 27:
Tupi x Brasil – Estádio Municipal Radialista Mário Helênio (MG)
Juventude x Guaratinguetá – Alfredo Jaconi (RS)
Guarani x Caxias – Brinco de Ouro (SP)
Portuguesa x Tombense – Canindé (SP)
Madureira x Londrina – Local a definir
Do lado de lá
Pelo grupo A, Fortaleza (CE), Vila Nova (GO) e Asa (AL) já garantiram vaga nas quartas de final. A quinta vaga, que pode ser, inclusive do adversário carijó no mata-mata, ainda é disputada por América (RN), Confiança (SE) e Botafogo (PB).
A equipe de Natal joga por uma vitória na próxima rodada para confirmar classificação matemática. Assim como o Caxias (RS) no grupo carijó, o Icasa (CE) já está rebaixado para a Série D.
Confira tabela e próximos jogos:
17ª rodada:
Domingo, 20:
16h – Águia de Marabá (PA) x Cuiabá (MT) – Zinho Oliveira (PA)
16h – Icasa (CE) x Asa (AL) – Mauro Sampaio (CE)
19h – Botafogo (PB) x Fortaleza (CE) – Almeidão (PB)
Segunda, 21:
20h30 – Confiança (SE) x América (RN) – Lourival Baptista (SE)
20h30 – Vila Nova (GO) x Salgueiro (PE) – Serra Dourada (GO)
18ª rodada – Todos os jogos estão programados para as 16h do domingo, 27:
Fortaleza (CE) x Águia de Marabá (PA) – Castelão (CE)
Asa (AL) x Vila Nova (GO) – Coaracy Fonseca (AL)
América (RN) x Botafogo (PB) – Arena das Dunas (RN)
Salgueiro (PE) x Confiança (SE) – Cornélio de Barros (PE)
Cuiabá (MT) x Icasa (CE) – Arena Pantanal (MT)
Olho no regulamento
Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam para a segunda fase em confrontos de cruzamento olímpico entre os grupos (1°A x 4°B, 2°A x 3°B, 1°B x 4°A e 2°B x 3°A). Os semifinalistas garantem o acesso para a Série B 2016 e os dois piores de cada grupo são rebaixados.
Art. 13 – Em caso de empate em pontos ganhos ao final da segunda fase, semifinal e final, o desempate será efetuado observando-se os critérios abaixo, aplicados à fase:
1º) maior saldo de gols;
2º) maior número de gols assinalados no campo do adversário;
3º) cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board.
- 1º – A disputa de pênaltis, quando aplicável, deverá ser iniciada em até 10 (dez) minutos após o encerramento da partida de volta.
- 2º – Caso 02 (dois) clubes de uma mesma cidade joguem as duas partidas no mesmo estádio, o qual será considerado neutro, não será aplicado o item 2º do presente artigo, para efeito de desempate.
Art. 14 – Para a segunda fase os 02 (dois) clubes melhores colocados em cada grupo na primeira fase farão a segunda partida como mandantes; na terceira e quarta fases os mandos de campo dos jogos de volta pertencerão aos clubes que obtiverem sucessivamente:
- a) maior número de pontos ganhos em toda a competição (soma das fases);
- b) maior saldo de gols em toda a competição (soma das fases).
Parágrafo único – Caso os 02 (dois) clubes tenham empatado em ambos os critérios, os mandos de campo serão determinados através de sorteio público, a ser realizado pela DCO, para cada fase, não sendo permitido acordo entre clubes para a não realização do sorteio.
Clique aqui e leia o regulamento da Série C completo
Texto: Bruno Kaehler – Toque de Bola, com informações da CBF
Foto: Toque de Bola
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br
Ao ver o Tupi com 18 gols marcados em 16 jogos, confesso que fico pessimista quanto ao acesso, descartando o Londrina que fez 19, os demais marcaram 27 gols.