A quinta, dia 24, foi de novidades importantes para o Tupi.
Um dia depois de confirmar sua participação no Módulo 2 do Campeonato Mineiro 2022, o Carijó marcou a apresentação de sua versão desta temporada para esta sexta, dia 25, em coletiva de imprensa. Também anunciou a volta de Cloves Santos ao futebol alvinegro (veja nota na íntegra abaixo).
Além de Cloves, o clube ainda promete anunciar outros profissionais em breve. De acordo com a nota, estes são pessoas que “construíram a história de glórias do Galo e que se identificam com os propósitos da direção e com a apaixonada torcida do clube”.
Bastidores
A aproximação de Santos com a atual diretoria não é nova. Ainda em 2021, já nas primeiras votações do Conselho Deliberativo que terminaram na exclusão do ex-presidente do Tupi, José Luís Mauler Júnior, o Juninho, integrantes do grupo que dirige o Carijó e o agora cartola alvinegro novamente já trocavam impressões sobre o processo.
Mas o Toque apurou que Santos não imaginava retornar ao futebol carijó neste momento, e que ele foi procurado pela atual direção alvinegra nos últimos dias. A realidade dura, de que não haveria condições de disputar nem mesmo o Módulo 2 2022, o sensibilizou.
Segundo as informações levantadas pelo Portal a interpretação do agora diretor era de que a situação era de ausência de condições financeiras para competir, e o rebaixamento à Segunda Divisão do Mineiro, a Terceirinha, era iminente. Foi o que convenceu Cloves a voltar.
Santos já começou o trabalho antes mesmo de sua apresentação oficial, que ocorre na coletiva desta sexta. No encontro com a imprensa devem ser anunciados parceiros e patrocinadores já angariados pelo dirigente que retorna ao Tupi.
Seis anos depois
Afastado do futebol carijó há seis anos, quando deixou o clube em meio a discordâncias da gestão da ex-presidente Myrian Fortuna, em 2016, Santos volta ao Tupi tendo como grande marca à frente do dia a dia do Alvinegro de Santa Terezinha, quando era vice-presidente do Conselho Gestor, o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro em 2015. Segundo o comunicado oficial do Carijó, “O retorno de Cloves segue o perfil traçado pela nova diretoria de unir forças em prol exclusivamente do fortalecimento e reestruturação do Tupi, que objetiva retomar os caminhos de sucesso!”
Além do comando de fato do futebol carijó na época em que o time chegou mais longe no cenário brasileiro, Cloves também ocupou outros cargos de direção no clube. Foi vice-presidente financeiro na gestão e Áureo Fortuna, quando o Tupi conquistou o título mais importante de sua história, a Série D do Brasileiro de 2011. Santos também era o homem forte do Alvinegro de Santa Terezinha no acesso à Série C em 2013.
Mas, não foram só alegrias vividas pelo novamente dirigente no futebol do clube local. Era ele o responsável pela gestão do Tupi em 2012, quando houve o rebaixamento novamente à Série D, assim como em 2015, quando o Carijó caiu da Série B para a C. Ambas as quedas deixaram lições, uma delas, repetida várias vezes pelo dirigente: “não deixar a política interferir em decisões que têm que ser técnicas”.
Confira o comunicado na íntegra da volta do diretor ao Carijó:
CLOVES SANTOS RETORNA AO TUPI
Em encontro realizado na última terça-feira (22), a diretoria do Tupi Foot Ball Club selou o retorno de Cloves Santos ao Departamento de Futebol do clube, visando o Módulo II do Campeonato Mineiro. No encontro, estiverem presentes o presidente, Eloisio Siqueira, o vice-presidente de futebol, Jeferson Vitor, além do diretor de futebol, Adil Pimenta.
Cloves retorna ao Tupi após seis anos. Em sua última passagem, conquistou o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro em 2015, deixando o Galo em março de 2016. O retorno de Cloves segue o perfil traçado pela nova diretoria de unir forças em prol exclusivamente do fortalecimento e reestruturação do Tupi, que objetiva retomar os caminhos de sucesso!
Outros profissionais, que construíram a história de glórias do Galo e que se identificam com os propósitos da direção e com a apaixonada torcida do clube, em breve serão anunciados.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: divulgação/Tupi; e Toque de Bola