18 mar 2018

Tupi joga balde de água gelada na torcida e leva jogo para o Mineirão



Torcedor fez a festa no sábado. No dia seguinte, porém, foi “desconvidado” para a semifinal

  Depois de fazer uma grande festa no sábado, derrotar o Tombense em sua primeira disputa de pênaltis na história do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio e se classificar depois de seis anos para as semifinais do Campeonato Mineiro, o Tupi decidiu abrir mão do mando de campo do primeiro jogo da fase decisiva, contra o Cruzeiro. A partida de ida, quarta-feira, 21h45, será no Mineirão, em Belo Horizonte, mesmo local da partida de volta.

  A possibilidade, levantada inicialmente em matéria do jornalista Bruno Ribeiro, do Portal G1 Zona da Mata no início da tarde deste domingo, dia 18, se confirmou em nota oficial divulgada pelo Tupi por volta das 22h. Depois disso, a diretoria anunciou uma coletiva para esta segunda-feira, dia 19, às 10h, na sede social do clube. 

  Os termos do acordo para a inversão do mando de campo não foram divulgados.

  Campeão do interior

arte divulgada pelo Tupi depois da vitória do Atlético sore a URT

  Pouco depois da vitória do Atlético sobre a URT por 1 a 0, no Estádio Independência, resultado que confirmou o Cruzeiro como adversário e garantiu ao carijó o sexto título simbólico de campeão do interior mineiro, o dirigente Nicanor Pires, em entrevista à Rádio Globo Juiz de Fora, informou que a diretoria iria se reunir e anunciar a decisão ainda neste domingo.

  Antes mesmo da confirmação, houve uma grande revolta por parte de torcedores, em dezenas de telefonemas e mensagens na Rádio Globo, nas redes sociais do Toque de Bola e em grupos de torcedores.

  Em absoluta maioria, os alvinegros contestaram a mudança do mando, considerada um desrespeito ao torcedor, inclusive depois da boa resposta do jogo da véspera, quando o público ultrapassou os quatro mil, superando a marca alcançada diante do Atlético.

  Uma minoria alegava, em contrapartida, que a decisão da diretoria era compreensível, em função da falta de apoio  da cidade, de uma forma geral.

  Pensando na Série C

Tupi 0 x 0 Tombense. Tupi 4 a 2 nos pênaltis. Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Renda: R$ 81.120,00 Público pagante: 3704 Público total: 4224

  Na entrevista à Rádio Globo, Nicanor alegou que a possibilidade de vantagem financeira com a mudança estava sendo analisada, uma vez que na Série C não há receita suficiente para os clubes. Garantiu, antes que a decisão fosse oficializada, que de maneira alguma a mudança teria que ser encarada como uma forma “de virar as costas para o torcedor” e agradeceu o comparecimento diante do Tombense. Adiantou que o clube iria facilitar o deslocamento de torcedores ao Mineirão, disponibilizando ingressos.

  “Vigília” na Rádio Globo

   Depois da entrevista, os repórteres da Rádio Globo Ricardo Wagner, Gustavo Fonseca e Chico Cícero montaram o que foi chamado de “vigília” em busca da confirmação e ficaram quatro horas ao vivo, entre 18h e 22h, com grande repercussão e depoimentos revoltados e emocionados de torcedores, incrédulos com a informação.

  Financeiro e técnico

   Um ponto muito citado pelos ouvintes que participaram vai além de desprestígio ao torcedor e do aspecto financeiro. É o fato de praticamente estar se abrindo mão do resultado, ao propor – ou aceitar – jogar na casa do adversário, que teoricamente deixa de contar com um dos principais possíveis obstáculos – o apoio da torcida local.

  Entregar a noiva ao padre

 Numa comparação interessante, um ouvinte chegou a dizer que batalhar tanto para chegar à semifinal e decidir  alterar o mando de campo no momento decisivo é como um noivo que faz de tudo para conquistar a noiva e na hora do casamento decide entregá-la ao padre.

 Imprensa de BH antecipa

   O Jornal Hoje em Dia chegou a publicar uma declaração de um dirigente do Tupi confirmando a alteração do mando, mas para a reportagem local a informação em todo o instante era que a reunião ainda estava em andamento.

 Nota do clube

  Pouco depois de a Rádio Globo não estar mais com a programação local no ar, foi publicada, via redes sociais, a nota do clube.

 NOTA OFICIAL

“O TUPI FOOT BALL CLUB vem a público informar o seu torcedor que a partida entre TUPI x Cruzeiro, pela semifinal do Campeonato Mineiro, será realizada no estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Será disponibilizado para o nosso torcedor o transporte e ingresso para esta partida. O torcedor de Juiz de Fora que tiver o interesse de ir ao jogo deverá comparecer a Sede Social do Clube, nesta segunda-feira, a partir das 14 horas e manifestar o interesse. O ingresso do jogo será entregue ao torcedor somente no dentro do ônibus disponibilizado pelo clube.”

  Antes da confirmação oficial do clube, houve manifestações também dos torcedores.

Nota da “Embaixada”

  A “Embaixada Carijó”, grupo que, com autorização da direção do clube, tem se desdobrado para tentar levar um público maior aos jogos da equipe, divulgou o seguinte texto:

 NOTA OFICIAL:
“A Embaixada Carijó vem por meio desta, manifestar total repúdio no que se diz respeito à decisão da diretoria em “sondar” a possibilidade de realizar seu jogo contra a equipe do Cruzeiro na cidade do nosso adversário, o que caracteriza inversão de mando de campo, visando apenas o fator financeiro.

Tal decisão, é uma falta de respeito com o torcedor e com a cidade que abraçou o time nos últimos jogos.”

(Nota da redação: a Embaixada Carijó é composta por torcedores do Tupi que têm feito diversas iniciativas para tentar atrair público maior aos jogos do clube)

Nota da AAT

 A Associação de Amigos do Tupi – AAT – também divulgou uma nota:

Se temos 105 anos de existência é porque sempre procuramos traçar nossos destinos e marcar nossas convicções. Desejamos que nossos mandos de campo sejam sempre respeitados. Em respeito aos nossos associados e a grande maioria dos torcedores, exigimos que os valores do nosso Galo sejam respeitados!
Que os nossos jogos sejam em Juiz de Fora!
AAT- Associação Amigos do Tupi.

Nota da Tribo

Nota da torcida organizada Tribo Carijó, a maior do clube, que costuma comparecer também nos jogos fora da cidade

“A TORCIDA ORGANIZADA TRIBO CARIJÓ REPUDIA TOTALMENTE A ATITUDE DA DIRETORIA CARIJÓ EM RELAÇÃO A VENDA DO MANDO DE CAMPO NO PRIMEIRO JOGO DA SEMIFINAL DO CAMPEONATO MINEIRO. O TUPI É UM CLUBE CENTENÁRIO, COM UMA HISTÓRIA IMENSA E NÃO MERECE PASSAR POR UMA SITUAÇÃO COMO ESSA, COMPARADA A CLUBES DE EMPRESÁRIO.

  DESDE 2006, ANO DE FUNDAÇÃO DA TRIBO, ESSA FOI UMA DAS PIORES E LAMENTÁVEIS ATITUDES DO CLUBE EM RELAÇÃO A TORCIDA CARIJÓ. NÓS DA TORCIDA CONSIDERAMOS TAL ATITUDE UM TIRO NO PÉ E UMA TOTAL FALTA DE RESPEITO COM O TORCEDOR, QUE APÓS ANOS, CONSEGUIU UMA VAGA NA SEMIFINAL.

  O QUE ERA PRA SER UM MOMENTO DE ALEGRIA E COMEMORAÇÃO POR CONTA DO TITULO DO INTERIOR E DA VAGA NA SEMIFINAL, ACABOU SE TORNANDO UM MOMENTO DE FRUSTRAÇÃO.”

 Quartas classificam mandantes

Os resultados das quartas-de-final confirmaram a classificação de todos que tiveram o mando de campo em partida única: Tupi 0 x 0 Tombense (Tupi 4 a 2 nos pênaltis), América 1 x 0 Boa, Cruzeiro 2 x 0 Patrocinense e Atlético 1 x 0 URT. 

  Cruzeiro x Tupi está marcado para quarta-feira, 21h45, no Mineirão. O jogo da volta, a princípio no sábado, 19h, também no Mineirão, pode sofrer alterações de data, de acordo com anúncio da diretoria da Raposa.

  A outra semifinal será entre Atlético e América, com duas partidas no Estádio Independência, inicialmente previstas para quinta-feira, 20h, e domingo, 16h.

 

Texto: Ivan Elias – Toque de Bola

Fotos: Toque de Bola e Divulgação

Arte “Campeão do Interior”: Tupi


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


17 ago 2018
Fora de casa, Uberabinha/Tupi enfrenta ADMH

17 ago 2018
Para ficar em cima! UFJF/Asepel encara o Boston em Manhuaçu

16 ago 2018
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: veja resultados e tabelas

16 ago 2018
Panathlon Club entrega Taça Disciplina. Confira todos destaques do futsal

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse