Já classificado para a segunda fase da Série D, o Tupi, líder na Chave A6, começa a projetar os próximos desafios na competição, da qual já sagrou-se campeão, em 2011.
O carijó estará, na segunda fase, na Chave B5.
O adversário do Tupi na segunda fase será Aparecidense (GO) ou Mixto (MT). As duas equipes ocupam as primeiras colocações na Chave A5, e enfrentam-se domingo, 25, às 16h, em Aparecida(GO). O Mixto lidera e tem um ponto a mais que o adversário. Se o Mixto vencer ou a partida terminar empatada, o adversário carijó será o Aparecidense. Caso o time da casa vença domingo, o adversário juiz-forano na segunda fase será o Mixto.
Uma informação importante: os clubes da Série D este ano recebem ajuda de custo da CBF nas despesas com transporte. O que alivia, pelo menos em parte, os cofres do alvinegro juiz-forano na(s) próxima (s) etapa (s).
Além de passar pela segunda fase, que reunirá 16 clubes em oito grupos de dois, o Tupi precisa ultrapassar também o mata-mata da terceira fase para alcançar as semifinais. Aí, sim, entre os quatro primeiros colocados da Série D, o clube de Santa Terezinha estaria com a vaga assegurada na terceira divisão (Série C) da próxima temporada, em 2014.
O outro representante mineiro na competição, o Villa Nova, de Nova Lima, terminou a fase de classificação na lanterna do Grupo e foi eliminado, com uma rodada de antecipação.
Veja, abaixo, texto sobre o sistema de disputa da Série D (fonte: site CBF)
Do Sistema de Disputa
Art. 7º – Resumo do sistema: o Campeonato será disputado em cinco fases; na primeira os clubes formarão oito grupos de cinco clubes cada, de onde classificar-se-ão dois, por grupo; daí em diante os clubes enfrentar-se-ão no sistema eliminatório (“mata-mata”) até ser conhecido o campeão, observada a seguinte sequência de fases:
1) Primeira Fase: 40 clubes distribuídos em 8 grupos de cinco clubes cada;
2) Segunda Fase (Oitavas de Final): 16 clubes distribuídos em oito grupos de dois clubes cada;
3) Terceira Fase (Quartas de Final): oito clubes distribuídos em quatro grupos de dois clubes cada;
4) Quarta Fase (Semifinal): quatro clubes distribuídos em dois grupos de dois clubes cada;
5) Quinta Fase (Final): dois clubes, em um grupo.
Parágrafo Único – Em todas as fases os clubes as começarão com zero ponto (ganhos e perdidos).
Ao final da primeira fase, os dois clubes que somarem os maiores números de pontos estão classificados para a segunda fase. A partir da segunda fase, os clubes que somarem o maior número de pontos ganhos ao final das duas partidas dentro do seu grupo estarão classificados para as fases seguintes.
Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes ao final da primeira fase, em cada grupo, o desempate para efeito de classificação será definido observando-se os critérios abaixo, aplicados à fase:
1º) maior número de vitórias;
2º) maior saldo de gols;
3º) maior número de gols pró;
4º) confronto direto (quando o empate ocorrer entre dois clubes);
5°) menor número de cartões vermelhos recebidos;
6°) menor número de cartões amarelos recebidos;
7º) sorteio.
Parágrafo Único – Caso dois clubes tenham empatado nos dois critérios, os mandos de campo serão determinados através de sorteio público, a ser realizado pela DCO, para cada fase, não sendo permitido acordo entre clubes para a não realização do sorteio.
Ao final do Campeonato os quatro clubes classificados para a Quarta Fase ascenderão ao Campeonato Brasileiro da Série C de 2014.
Texto: Toque de Bola, com informações do site da CBF
Gustavo Fonseca liked this on Facebook.
Amelia Lacerda liked this on Facebook.
Adriano Barbosa liked this on Facebook.
Fernando Gonçalves liked this on Facebook.
Tupi já projeta novos adversários: Já classificado para a segunda fase da Série D, o Tupi, líder na Chave A6,… http://t.co/kw1Peydo3n