O Ribeiro Junqueira dos sonhos de Telê

Juiz de Fora (MG), 22 de janeiro de 2011

A presença do Tupi para amistoso contra um combinado, na quinta, 20, no estádio Guanahyro Fraga Motta, em Leopoldina, nos trouxe a lembrança do tradicional Esporte Clube Rineiro Junqueira, e a citação feita, certa vez, por Telê Santana. O companheiro Gabriel Meneghite, do Jornal Leopoldinens, nos refrescou a memória com as informações abaixo. Voltaremos ao tema.

“Telê Santana e o E.C Ribeiro Junqueira

Em 1942, o então garotinho Telê Santana da Silva, de 11 anos de idade, viu a fabulosa equipe do Ribeiro Junqueira jogar em Leopoldina e nunca mais esqueceu a sua formação.

Desde jovem, sempre frequentou Leopoldina, participando ativamente de eventos esportivos na cidade, deixando muitos amigos.

Em sua história no esporte, Telê Santana foi um dos melhores pontas do Fluminense do Rio de janeiro e posteriormente o melhor técnico do Brasil, Ele levou o nome de Leopoldina e do E.C Ribeiro Junqueira para os quatro cantos do mundo, citando a equipe formada por: Manganga, Maninho, Batista, Itim, Domicio, Quadrado, Vicente, Geraldinho, Daher, Caturé e Elair como uma das melhores que viu jogar, e que se baseou nela para formar a fabulosa Seleção Brasileira da Copa de 82 e o São Paulo Futebol Clube, campeão mundial.

O livro “Fio de Esperança”, que retrata a biografia de Telê Santana, na página 14 fala sobre o E.C Ribeiro Junqueira.

Texto e informações: Gabriel Meneghite

Deixe seu comentário