Tupi garante respeito à história do clube na retomada do futebol de base. Thiago Cardoso é o novo diretor

Sub-20 teve atividade na tarde desta terça-feira, dia 17, no Salles Oliveira

 Criar um modelo de captação de atletas na cidade e região. O atleta para jogar no Tupi, deve respeitar o clube e sua história, seus valores e principalmente sua torcida. Uma história de amor à camisa, raça, superação.

Estas foram algumas expressões utilizadas pelo Tupi na tarde desta terça-feira, dia 17, para informar a retomada das categorias de base no futebol. De acordo com a divulgação publicada no site oficial e encaminhada aos veículos de comunicação, “inicialmente o clube iniciará os treinamentos da categoria sub-20, posteriormente iniciando os trabalhos das categorias sub-15 e sub-17″.

Também foi divulgado que a direção do futebol da base está entregue ao ex-atleta Thiago Cardoso, de 31 anos.

 A apresentação do sub-20 para o início das atividades ocorreu nesta terça, dia 17, no Estádio Salles Oliveira.

  O Tupi observa que “o grupo, de 20 jogadores inicialmente, é composto por atletas de Juiz de Fora que já trabalharam com a comissão técnica e atletas que vem se destacando na cidade, além de jovens que já passaram por avaliações recentes do clube. O principal objetivo do trabalho será criar uma identidade na formação de novos valores, e trabalhar de maneira totalmente integrada com o futebol profissional do clube, visando a excelência no trabalho.”

  Quem é o diretor

  De acordo com a assessoria do clube, “Thiago Cardoso é nascido em Juiz de Fora, atuou na base do Tupi quando ainda tinha 12 anos de idade. Posteriormente, ingressou na base do Atlético Mineiro, onde foi campeão mineiro e da Taça BH, sendo inclusive convocado para a seleção brasileira de base na época. Em seguida, atuou no futebol europeu, no KVC Westerlo, que disputava a divisão principal da Bélgica, e também no futebol português, onde atuou no Beira-Mar e Estoril Praia. No Brasil, ainda jogou pelo Macaé e Madureira. Contudo, uma grave lesão no joelho interrompeu precocemente a carreira do atleta, aos 26 anos. O agora dirigente, deseja levar para os garotos do Tupi toda sua experiência.”.

  “Resgatar valores”

Declarações do novo diretor:

“O Tupi na sua essência tem no DNA uma história de amor à camisa, raça, superação, sempre foi assim. E entendemos que precisamos resgatar esses valores no atletas desde a base, criar um perfil de atleta do Tupi, porque além de dar retorno técnico e competitivo, traz algo que o clube tanto precisa também, que é o retorno financeiro, caso haja alguma negociação”.

“A retomada da base Carijó, visa inserir dentro do clube uma cultura vencedora, de luta, de raça, de orgulho, pois o Tupi Foot Ball Club é um clube de grande alcance e proporção, e as metas e os pensamentos, assim como os resultados, devem ser condizentes com a grandeza do clube. Trazer toda representatividade da história do clube, da dimensão de suas conquistas, o que o clube representa para a cidade, da sua apaixonada torcida, o contexto como um todo. O atleta para jogar no Tupi, deve respeitar o clube e sua história, seus valores e principalmente sua torcida que é seu maior patrimônio”

  Informações complementares: “Guilherme Aníbal assume a Gerência de Futebol, trabalhando no suporte à direção. O departamento de futebol da base terá integração total com o departamento de futebol profissional, inclusive, o diretor de futebol Esquerdinha e o treinador Tinoco tem mantido contato constante com os membros da base, alinhando todos os detalhes possíveis”, diz a nota.

   Cem por cento JF

 

Da esquerda para direita: Guilherme Aníbal, Wesley Assis, Thiago Cardoso e João Rinco | Foto: Tiago Castilho/Tupi FC

O site alvinegro destaca que a Comissão Técnica do sub-20 “foi elaborada focando 100% em profissionais de Juiz de Fora”.

   É citado o trabalho realizado entre as temporadas de 2018 e 2020, quando o clube conquistou o vice-campeonato Mineiro da categoria, e alcançou excelente participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior, Wesley Assis volta à assumir o comando da equipe Carijó.

   No Tupi, Wesley, que também irá compor a comissão técnica do profissional, sendo um dos auxiliares do treinador Tinoco, já dirigiu o sub-20 do Galo em 33 jogos oficiais, acumulando 21 vitórias, cinco empates e seis derrotas, com aproveitamento de 68%. Complementando a comissão, Afonso Filho assume a preparação física, João Rinco será o preparador de goleiros, Castelo será o massagista e Celso Boró na rouparia.

   Sobre o cronograma de trabalho, a informação é que ainda será divulgado pelo departamento de futebol da base. A promessa é que o Carijó anuncie as novidades do sub-15 e sub-17 e também com relação à Escolinha do clube, que, segundo o texto, será totalmente reestruturada.

  Clube quer criar modelo de captação

Confira o trecho do texto em que o clube de Santa Terezinha anuncia os objetivos a curto, médio e longo prazos:

CURTO PRAZO

Estruturar a categoria sub-20 do Tupi Foot Ball Club, reestruturando todo o departamento, organizando e profissionalizando. Criar um modelo de captação de atletas na cidade e região, com objetivo de fortalecer a equipe, criando novas oportunidades.

MÉDIO PRAZO

Com a categoria sub-20 já em funcionamento e estruturada, a perspectiva passa a ser, disputar as competições oficiais, como o Campeonato Mineiro, e com isso, montar uma equipe competitiva, objetivando apresentar os atletas para o mercado, colocando na vitrine. Atletas que se destacarem, já poderão compor o elenco profissional.

LONGO PRAZO

Já com o processo de estruturação do departamento de futebol do clube em funcionamento, o objetivo passa a ser se notabilizar no estado, fazendo do Tupi um clube formador e com condições de abastecer o mercado nacional, desta forma, fortalecer o próprio departamento de base com uma melhor estrutura para os atletas e todo o staff envolvido.

DIRETOR DE FUTEBOL: Thiago Cardoso

GERENTE DE FUTEBOL: Guilherme Aníbal

COORDENADOR TÉCNICO/TREINADOR: Wesley Assis

PREPARADOR FÍSICO: Afonso Filho

PREPARADOR DE GOLEIROS: João Rinco

ROUPEIRO: Celso Boró

MASSAGISTA: Castelo

COMUNICAÇÃO/MARKETING: Roney Testa

 Leia também:

  Entrevista exclusiva com o novo treinador dos profissionais do Tupi, Flávio Tinoco

 

Texto: Toque de Bola, a partir de texto publicado inicialmente no site do Tupi

Fotos: Tiago Castilho/Tupi

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário