Juiz de Fora (MG), 10 de setembro de 2011
A delegação do Tupi Futebol Clube começou, às 19h desta sexta-feira, 9, a viagem em busca da vaga na segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. A primeira etapa é de ônibus, Juiz de Fora- Rio de Janeiro. Neste sábado, 10, às 7h16 sai o voo Rio de Janeiro-Imperatriz (MA), com escala – permanência de cerca de três horas – em Brasília (DF). A previsão de chegada à cidade maranhense é 14h15.
No domingo, 11, uma nova viagem, a partir das 13h, de Imperatriz a Tocantinópolis (TO), de ônibus – com um pequeno trecho de cerca de 700 metros de balsa. A partida Tocantinópolis x Tupi começa às 16h, no Estádio Senador João Ribeiro (Ribeirão). Uma vitória garante ao Galo a classificação. Até o empate pode se traduzir em vaga, desde que a outra partida da rodada (Gama-DF x Anapolina-GO, em Gama) também termine sem vencedor.
O Galo segue escalado pelo técnico Ricardo Drubscky: Rodrigo, Marquinhos, Adalberto, Silvio e Augusto; Assis, Denilson, Vitinho e Luciano Ratinho; Ademilson e Dennis. No banco ficam o goleiro Douglas Borges; o zagueiro Alisson, o lateral-esquerdo Michel, o volante Nando, o meio-campista Henrique e os atacantes Chrys e Jefferson. As novidades em relação ao time que bateu o Gama (1 a 0, no último sábado, 3 de setembro) são Marquinhos e Adalberto – que substituem os suspensos Felipe Cordeiro e Wesley Ladeira – e Luciano Ratinho (artilheiro do time na competição com três gols), que volta depois de cumprir suspensão automática.
Série D: goleada de 9 a 1 neste sábado. Veja todos os grupos
Faltando duas rodadas para o término da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro, quatro times já garantiram vaga na etapa seguinte: Penarol (AM) e Cuiabá (MO), no Grupo 1, Villa Nova (MG), na Chave 6, e Juventude (RS), no Grupo 8. Em contrapartida, já estão eliminados da competição 11 equipes: Plácido de Castro, Vila Aurora e Nacional-AM (Grupo 1), Porto-PE (Grupo 3), River Plate-SE, Vitória da Conquista-BA (ambos do 4), Tocantinópolis-TO (5), São Mateus-ES (6), Cerâmica-RS (7), Cruzeiro-RS e Metropolitano-SC (ambos do Grupo 8).
Veja abaixo a situação atual da Série D, por grupo
Grupo 5 (do Tupi)
O Itumbiara (GO) lidera com 13 pontos, seguido do Tupi (11), Gama-DF (9) e Anapolina-GO (7). Ao Galo de Juiz de Fora basta vencer o Tocantinópolis no domingo que estará classificado. A vaga pode vir com o empate, desde que Gama e Anapolina também empatem no outro jogo da próxima rodada. Se isso acontecer o Itumbiara também consegue sua classificação.
Grupo 1
Neste sábado, 10, os resultados foram: Plácido de Castro 9×1 Vila Aurora e Nacional 1×3 Cuiabá. Com isso, Penarol-AM (14 pontos) e Cuiabá (13) estão classificados, e as outras equipes, eliminadas.
Grupo 2
Todo mundo na briga: Sampaio Corrêa-MA (12 pontos), São Raimundo-PA (9), Independente-PA (8) Trem-AP (8) e Comercial-PI (7 pontos), com o líder da chave sendo o “fiel da balança” nas duas últimas rodadas.
Grupo 3
Os dois Santa Cruz (de Pernambuco e do Rio Grande do Norte) lideram, 12 e 10 pontos respectivamente, e são os favoritos para passarem à segunda fase. Correm por fora Alecrim-RN (9 pontos – e um jogo a mais que os adversários) e Guarani-CE (8)
Grupo 4
O Treze-PB e o Coruripe-AL, ambos com 15 pontos, só perdem a vaga, para o Bahia de Feira de Santana, 9, por essas coisas que só acontecem no futebol. O time baiano precisa vencer os dois eliminados do Grupo (Vitória da Conquista-BA e River Plate-SE) e torcer para que um dos líderes perca o compromisso que lhes restam: O Treze vai a Vitória da Conquista e o Coruripe recebe o River Plate.
Grupo 6
O Villa Nova-MG já garantiu o primeiro lugar na Chave. A segunda vaga ficará entre Volta Redonda-RJ (9 pontos e mais dois jogos: Villa Nova, em Minas, e o eliminado São Mateus-ES em Casa), Formosa-GO (8 pontos e mais dois jogos: São Mateus, fora, e Audax-RJ, em casa) e Audax-Sendas (8 pontos mas só um jogo a fazer: o confronto direto com Formosa)
Grupo 7
O Mirassol-SP, líder com 14 pontos só precisa de mais um empate para sacramentar a sua classificação, deixando a segunda vaga para ser disputada entre CENE-MS (10) e Oeste-SP (8) – com confronto direto, no interior paulista. O Operário-PR (7 pontos) ainda tem chances matemáticas.
Grupo 8
Com uma equipe (Juventude-RS) classificada e duas (Metropolitano-SC e Cruzeiro-RS) eliminadas não há segredo: a outra vaga está entre Cianorte-PR (13 pontos) e Brusque-SC (7). O time paranaense tem duas chances de fazer o ponto que lhe resta para classificar. Ao Brusque resta vencer duas vezes e torcer por duas derrotas do rival.
Informações: Assessoria de Imprensa do Tupi e globoesporte.com
[wpfootball id_league=4 id_template=2]